Exibir mapa ampliado
A Região Nordeste é uma região do Brasil com 1.558.196 km² de área e 51.609.027 habitantes. A Região Nordeste é curiosamente um pouco maior que o estado do Amazonas, com 1.558.196 km², contra 1.570.745,680 km² do estado do Amazonas e é a terceira região em área. A região possui 30.998.109 eleitores (IBGE/2002), o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo apenas para o Sudeste.
É a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe.
Algumas curiosidades
Dicionário nordestino
Dialeto nordestinês
História
O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, posteriormente pelos índios, que antes da colonização, realizavam trocas comerciais com europeus, na forma de extração do pau-brasil em troca de outros ítens. Mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.
A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.
Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa.
Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses e foi uma colônia da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (Holanda contemporânea), sendo chamada de Nova Holanda.
Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território de Alagoas, nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de 20 mil pessoas. Mas somente em 1694 é que o Macaco, "capital" de Palmares, foi finalmente tomado e destruído, depois de intensa perseguição, Zumbi dos Palmares foi finalmente capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública em Recife.
A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava, estrategicamente, localizada em um ponto médio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralização do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade açucareira é até hoje a principal atividade agrícola da região.
Saiba mais sobre
História do Cordel
Folclore Brasileiro
Festas Juninas
Simpatias Juninas
As 7 Maravilhas da Paraíba
Nomes próprios curiosos e bizarros
Nova ortografia da Língua Portuguesa
Cantigas de Ninar
Cantigas de Roda
Seu Lunga
Bandas de Pífanos
Migração nordestina
Devido à enorme desigualdade de renda, à grande concentração fundiária e ao problema da seca no Sertão Nordestino (agravado pela chamada "indústria da seca", que beneficia políticos e latifundiários em detrimento das massas), o Nordeste foi durante muito tempo e especialmente na segunda metade do século XX uma região de forte repulsão populacional. Devido à grande oferta de empregos em outras regiões do Brasil, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, a migração nordestina tem sido destaque na dinâmica populacional brasileira, em especial na Sudeste.
Na década de 1990, entretanto, devido às crises econômicas e à saturação dos mercados de várias grandes cidades, a oferta de empregos diminuiu, a qualidade da educação piorou e a renda continuou mal distribuída, fazendo com que a maioria dos nordestinos que haviam migrado, fugindo da miséria, e seus descendentes continuassem com estrutura de vida precária. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vida melhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, normalmente acaba encontrando o contrário, além de sofrer, não raro, preconceito social no dia-a-dia.
Nos últimos anos, o movimento tradicional de emigração tem reduzido ou até invertido na Região Nordeste. Segundo o estudo "Nova geoeconomia do emprego no Brasil", da Universidade de Campinas (Unicamp), os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte receberam mais migrantes entre 1999 e 2004 do que enviaram para outras regiões. O estado da Paraíba, segundo a mesma pesquisa, foi o exemplo mais radical da transformação por que tem passado os padrões migratórios na região: inverteu o padrão migratório do saldo negativo de 61 mil pessoas para o saldo positivo de 45 mil.
Em todos os outros Estados que continuam a contar com um saldo migratório negativo, o número de migrantes diminuiu sensivelmente no mesmo período analisado: no Maranhão, diminuiu de 173 mil para 77 mil; em Pernambuco, de 115 mil para 24 mil; e na Bahia, de 267 mil para 84 mil. Os estudiosos, em geral, concordam que os movimentos migratórios continuam intensos, sendo que não mais se dirigem quase que exclusivamente à Região Sudeste, mas sim se concentram em direção às metrópoles nacionais nordestinas, como Fortaleza, Salvador e Recife.
Relevo
Uma das características importantes do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a Bacia do Rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a Araripe. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, que é uma região de clima semi-árido.
Segundo o professor Jurandyr Ross, que com sua equipe compilou informações do Projeto Radam (Radar da Amazônia) e mostrou uma divisão do relevo brasileiro mais rica e subdivida em 28 unidades, no Nordeste ficam localizados os já citados Planalto da Borborema e Planaltos e Chapadas da Bacia do Rio Parnaíba, a Depressão Sertaneja e do São Francisco e parte dos Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste, além das Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
Clima
A região Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadas cuja média anual varia de 20° a 28°C. Nas áreas situadas acima de 200 metros e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da Chapada Diamantina e do Planalto da Borborema. O índice de precipitação anual varia de 300 a 2.000 mm. Três dos quatro tipos de climas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste, são eles:
* Clima Equatorial Úmido: presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na divisa com o Pará;
* Clima Litorâneo Úmido: presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte;
* Clima Tropical: presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí;
* Clima Tropical Semi-árido: presente em todo o sertão nordestino.
Vegetação
A vegetação nordestina é bastante rica e diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas, uma boa parte da vida no planeta e animais ameaçados de extinção.
* Mata Atlântica: também chamada de Floresta tropical úmida de encosta, a mata atlântica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, em consequência dos desmatamentos, que ocorreram em função, principalmente, da indústria açúcareira, hoje só resta cerca de 5% da vegetação original, dispersas em "ilhas". Foi na mata atlântica nordestina que começou o processo de extração do pau-brasil.
* Mata dos Cocais: formação vegetal de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. As espécies principais são o babaçu e a carnaúba, os estados abrangidos por esse tipo de vegetação são o Maranhão, o Piauí, o Rio Grande do Norte, parte do Ceará e o Tocantins na Região Norte. Representa menos de 3% da área do Brasil.
* Cerrado: ocupa 25% do território brasileiro, mas no Nordeste só abrange o sul do estado do Maranhão e o oeste da Bahia. Apresenta árvores de baixo porte, com galhos retorcidos, no chão é coberto por gramíneas e apresenta um solo de alta acidez.
* Caatinga: vegetação típica do sertão, suas principais espécies são o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas. É uma formação de vegetais xerófitos (vegetais de regiões secas), mas é muito rica ecologicamente.
* Vegetação Litorânea e Matas Ciliares: por último, mas não menos importante. Na categoria de vegetação litorânea podemos incluir os mangues, que é um riquíssimo ecossistema, local de moradia e reprodução dos caranguejos e importante para a preservação de rios, lagoas; também podemos incluir as restingas e as dunas que são cenários bem conhecidos do Nordeste; Já as matas ciliares ou matas-galerias são comuns em regiões de cerrados, mas também podem ser vistas na Zona da Mata, são pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, onde existe maior concetração de materiais orgânicos no solo, funcionam como uma proteção para os rios e mares.
Hidrografia
O Nordeste possui importantes bacias hidrográficas, dentre as quais podemos destacar:
* Bacia do São Francisco: é a principal da região, formada pelos Rios São Francisco e seus afluentes. São praticadas atividades de pesca, navegação e produção de energia elétrica pelas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó, delimita as divisas naturais de Bahia com Pernambuco e também de Sergipe e Alagoas, que é onde está localizada sua foz.
* Bacia do Parnaíba: é a segunda mais importante, ocupando uma área de cerca de 344.112 km² (3,9% do território nacional) e drena quase todo o estado do Piauí, parte do Maranhão e Ceará. O Rio Parnaíba é um dos poucos no mundo a possuir um delta em mar aberto, com uma área de manguezal de, aproximadamente, 2.700 km².
* Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: ocupa uma área de 287.384 km², que abrange os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os rios principais são o Rio Jaguaribe, Rio Piranhas-Açú, Rio Capibaribe, Rio Acaraú, Rio Curimataú, Rio Mundaú, Rio Paraíba e Rio Una.
* Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: situada entre o Nordeste e a Região Norte, fica localizada, quase que em sua totalidade, no estado do Maranhão. Algumas de suas sub-bacias constituem ricos ecossistemas, como manguezais, babaçuais, várzeas, etc.
* Bacia do Atlântico Leste: compreende uma área de 364.677 km², dividida entre 2 estados do Nordeste (Bahia e Sergipe) e dois do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Na bacia, a pesca é utilizada como atividade de subsistência.
Geografia
A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1.558.196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. Um fato interessante é que a região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3.338 km de praias.
Está situado entre os paralelos de 01° 02' 30" de latitude norte e 18° 20' 07" de latitude sul e entre os meridianos de 34° 47' 30" e 48° 45' 24" a oeste do meridiano de Greenwich. Limita-se a norte e a leste com o Oceano Atlântico; ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.
Veja Também:
- Cultura e Festividades;
- Economia, Agricultura, Pecuária e Indústria;
- Zonas Geográficas e Demografia;
- Grupos Étnicos e Distribuição Populacional;
- Indústria Petrolífera, Ciência e Tecnologia, Turismo, Transportes;
- Produto Interno Bruto e Desenvolvimento Humano.
sera que a cultura nordestina influencia todo o brasil???
ResponderExcluirInfluencia todo o mundo, pois estamos transmitindo de Olinda para o planeta através da Radio Cultura Nordestina.
Excluir(81)99790989 Tim
www.radioculturanordestina.com
talvez
ExcluirSem dúvidas influência sim. Não só a nordestina, mas a cultura de todas as regiões tem influência no resto do Brasil. Constatar que de norte a sul do país também se dança quadrilha junina e se come tapioca ou canjica já responde sua pergunta. Abraços.
ResponderExcluirpoxa este site é d+
ResponderExcluirObrigado Monique e seja muito bem vinda aqui! Abraços.
ResponderExcluirqual a atividade economica que mais influencia a região ?
ResponderExcluirOlá anônimo, a agropecuária é a atividade econômica principal da Região Nordeste.
ResponderExcluirqual a importancia da cana de açucar para a regiao nordeste
ResponderExcluirA cana de açucar é um dos principais produtos de exportação da região, já que o nordeste tem a agropecuária como principal atividade econômica.
ResponderExcluirPara pesquiza escolar ,eu gostaria de saber a nivel de arte e artesanato nodestino.O que você pode dizer?
ResponderExcluirOla,Que influênçia a cultura nordestina recebeu da sociedade antiga e da atualidade?
ResponderExcluiré muito importante conhecermos sobre o nordeste pois muitos tem uma visão muito destorcida deste lugar...
ResponderExcluiramo o nordeste e espero ve-lo crescer ainda mais...
muto bom pois quando tem trabalho de escola podemos vim pesquisar alem de que a gente pode aprender muito
ResponderExcluirEu vou fazer um trabalho falando de geografia falando sobre qualidade de vida do nordeste,se possui o exôdo urbano ou rural,média de natalidade e mortalidade ,esperança de vida e etc.eu queria informações de tudo,e se possiveis atuais.
ResponderExcluirse alguem conseguir......tentem por favorr
aodoreiiiii o site
Gente eu preciso fazer um trabalho,e queria saber em que estado do Nordeste tem o maior destaque de festas juninas?
ResponderExcluireu preciso realizar um trabalho:
ResponderExcluireu gostaria de saber como e a cultura popular junina
Pernambuco.
ResponderExcluirGente eu preciso fazer um trabalho,e queria saber em que estado do Nordeste tem o maior destaque de festas juninas?
Paraíba se destaca com o São João de Campina Grande e Pernambuco, com o de Caruarú.
ResponderExcluirGente eu quero fazer uma pesquisacom a seguinte pergunta:
ResponderExcluirQuais são as principais cidades da região Nordeste Brasileira?
isto e um desafio pratico basta pesquisar
ResponderExcluireu preciso fazer um trabalho sobre a ARTE NORDESTINA, será que podes me ajudar Marcos?
ResponderExcluirEm que posso te ajudar Brenda?
ResponderExcluirnossa . . . Gostei muito desse site. mais meu trabalho já está acabando. e não possomais colocar oq está escrito. por que se não eu iria colocar sim! é legal. Gostei muito!
ResponderExcluirEu quero saber quais são as atividades economicas da regiao nordeste sem ser a agropecuaria
ResponderExcluirqual são os rio principal do nordeste
ResponderExcluirDono desse site vc pode me ajudar ??/?
ResponderExcluireu pereciso tudo sobre a região Nordeste sobre a culturaa Ok??
Xauu Bejss
De:Bruna
Para:o dono do site
"Dono do blog", eu queria sugerir uma matéria que fale sobre como algumas pessoas acham que o Nordeste,bem como o seu povo é sofrido,pobre e ignorante.Por incrível que paressa ainda tem gente que pensa isso!Isso é um pensamento de pessoas de mente pobre,pois os no Nordeste tem defeitos pobreza etc(como todo o Brasil tem).
ResponderExcluirQueria que vocês fizessem também sobre o preconceito que os nordetinos sofrem e o porque disso.
Obrigada
Olá Raquel, ótima pauta a que sugeriu. Obrigado.
ResponderExcluireu gostaria de saber mais sobre a bacia do atlantico leste
ResponderExcluirMarcos
ResponderExcluirRecebi de um amigo meu um e-mail de Jessier Quirino recitando a poesia " De volta ao passado" e inlustrado com fotos de perfumes, revistas, carros, cartaz de filmes da época em fim imagens de acordo com a época que a poesia cita. Gostaria de enviar para você, mas de que maneira, você pode indicar um e-mail para isso? Se você não conhece, tenho certeza que irá gostar.
Um Abraço
Claudio Maciel
Olá Claudio, já conheço esse email do nosso grande poeta Jessier Quirino. Mas em todo caso, para outros emails interessantes, pode enviar para meu email: contato@culturapopular.com.br. Obrigado e grande abraço!
ResponderExcluirCAde a cultura nordestinaa mas em cade nao fala sobre ela mas bota um cultura nordestina aii pelo amor de deus eu tenho q fazer um trabalho q vae 15,0 pontoss
ResponderExcluirEsse site trás muitas coisas imteressantes, além de ser um mega resumo nos ajuda a tirar diversas dúvidas além de ser um bom lugar de navegação..
ResponderExcluirObrigada pude aprender algumas coisas e tirar algumas dúvidas Marcos!
a região nordeste é a maior região
ResponderExcluirADOREI
ResponderExcluirnada a ver esta regiao produz o que?
ResponderExcluirCaramba!Eu estou fazendo uma pesquisa sobre a região nordestina brasileira, e achei muito bons esses textos...Foi fácil de entenden, pinciapalmente eu que só tenho 11 anos. Muito obrigada.
ResponderExcluirOBS: site organizado!
ADOREI! GOSTARIA DE SABER MAIS GASTRONOMIA, DIALETO, DANÇA...
ResponderExcluirmassa eu sou baiano na raça e no peitp muito amor pelos baianos
ResponderExcluirksksks nemmmmmmsei o q eu imprimi mais de quauqer maneira ta bom a eeeeeeeeeeee comserteza eu amei bjsbjsbjsbjsbjsbjs!!!♥♥♥
ResponderExcluirOI MARCOS FRANÇA... VC É NORDESTINO? EU AMEI ESSE SITE, ELE É MTO ESCLARECEDOR E INFORMATIVO. TENHO 12 ANOS E CERTO DIA A PROFESSORA DISSE: IREI DIVIDIR A TURMA EM CINCO GRUPOS E CADA UM FARÀ UM TRABALHO SOBRE UMA REGIÂO BRASILEIRA EU SOU DO SUDESTE E FIQUEI TORCENDO PARA QUE SAÌSSE DESSE GRUPO PORÈM SAIU DO GRUPO DIO NORDESTE, USEI ESSE SITE PARA FAZER QUASE TODO MEU TRABALHO. DESDE ENTÂO AGRADEÇO!
ResponderExcluirD+ ESSE SITE EM VALEU
ResponderExcluireu queria saber mais do nordeste nao e sempre que eu estudo mais eu gostei muito valeuuuuuuuuu
ResponderExcluirbjinhos
valeu eu adorei!!! rssssssssssss
ResponderExcluirAmei este site é muito importante , estou fazendo um trabalho sobre regiões e achei td que eu queria e já até sei de que região eu vou trabalhar. muito interessante o nordeste.
ResponderExcluirbjos
jose henrique eu preciso fazer um trabalho de geografia .
ResponderExcluirdata 12 11 2010
pocha obrigado mexmo so por causa de você eu vou tirar 10 obrigado....
ResponderExcluirsera que o brasil foi dividido em regioes para melhor admilistra-lo
ResponderExcluireu queria saber qual ea atividae economica do nordeste
ResponderExcluirnossa o site é muito bom me ajudo bastante
ResponderExcluirgente socorro, preciso ajudar minha filha a fazer o primeiro trabalhinho dela pra escola È sobre festas do nordeste,mas eu so acho festas juninas...me ajudem tem que entregar na segunda feira e ja e quinta,meu e mail e michesandro@hotmail.com valeuuuuuu.
ResponderExcluirA regiao e uma das regiões que são mais quente por causa da temperatura temperada do brasil.
ResponderExcluirE a pesar disso ela tem varios estados que ela tem. e quem ler isso pode levar isso como trabalho a fazer como = fazer uma pesquisa sobre a regiãõ nordeste.
nosso nordeste é rico em muitas coissas só nos, temos que quida-lo mais dele ,, pos nós estamos acabando com o nosso ? cordel , com o nosso clima lindo que, é o nosso calor que ninguem mais tem em qualquer, região ,, pode ir mais ñ vai encotrar outra igual a essa imposivel só no céu
ResponderExcluirajo quenós devemos cuida-lo é preservalo mais por que nos não vamos encomtra outro não aqui na terra nem tãom sedo ajo que nem tão sedo ñ ííí ,,, sim só la no céu como nosso jessus cristo nosso sauvador
PRESERVI NOSSO SERTÃO NORDESTENO ... PRESERVE NOSSO NORDESTE
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirqual a regiao de salvador
ResponderExcluirpor favor me fale
olá, gostaria de contar com ajuda de vcs; para fazer um trabalho... sobre a migraçao da populaçao da regiao do semi-arido para as cidades.
ResponderExcluirAMEI O SAITE
poderia especificar sobre a educação do povo nordestino
ResponderExcluirqual a influencia dos povos colonizadores ?
ResponderExcluirquais são as principais influencias ?
ResponderExcluira cultura danças etc
Excluirqueria saber a influencia indigena no noredeste? é pra amanha por favor mim ajudem !!!!
ResponderExcluirola , preciso que me respondem rapido por que a cana de açucarfoi introduzida pelos colonizadoresna zona da mata nordestina
ResponderExcluirqual a área nordestina que e chamada de novo Nordeste ? por que?
ResponderExcluir