24 novembro 2008

Dicionário Nordestino


Depois de muitos pedidos e diversos emails solicitando, finalmente publico o artigo sobre o dicionário nordestino. Uma grande variedade de termos e expressões populares típicas de nosso povo.

Se a partir de agora, você, que é uma pessoa afeiçoada, bem aprumada, ficar abilolado ou parecendo um estrupício quando não entender algo, basta espiar no dicionário.



34 comentários:

  1. eu sou nordestino ^^ prazer!

    ResponderExcluir
  2. são palavras engraçadas e criativas, valeu mesmo

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Marcos, muito bom, mas muito bom mesmo. Visitei o blog e fiquei encantada. Parabéns. Abçs

    ResponderExcluir
  4. @DJ Ronis, é sempre um prazer receber conterrâneos aqui. Abraços.

    @Idhalino, criatividade é o que nao falta nos nordestinos. Abraços.

    @Berenice, agradeço a gentileza, volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. parabéns por divulgar a cultura nordestina.Confesso que algumas palavras me soam extremamente engraçadas , por não estarem no vocabulário da minha região!A expressão curiosa que achei neste dicionário é "ande Tonha",nunca imaginaria o que realmente quer dizer .

    Parabéns pelo post
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, confesso que apesar ser nordestino, muita coisa eu também não conhecia. Esse "Ande Tonha", nunca ouvi nem coisa parecida. Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post Marcos
    Esse dicionário é tudo...
    Traduz muito do que eu não entendia rs
    algumas palavras se confundem com o dicionário mineiro...
    forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Henrique, isso é o Brasil. É abundância cultural pra todo lado. Se tiver o dicionário mineiro ai manda que publico. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, parabéns pela iniciativa. Em razão do Brasil ser muito grande em termos territoriais, nas mais diversas regiões surgem termos que são incompreensíveis em outras regiões. Isso ocorre em todas as regiões. No Nordeste não poderia ser diferente. É importante que se tenha um lugar para se consultar termos utilizados cotidianamente em diversos lugares, mas são totalmente desconhecidos em outros.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Francisco, caso se depare com um dicionário de outra região, manda que publico aqui. Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  11. Todos os méritos devem ser creditados ao Gilberto Albuquerque, paraibano de Campina Grande, que catalogou praticamente toda essa lista. Obrigado a todos pelos comentários.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que sou filho de Sergipana com mineiro e muitas coisas nem sabia qual o siginificado já tinha ouvido algumas vezes minha mãe falar porém não tinha entendimento algum ficava no ar

    ResponderExcluir
  13. oi, eu queriiaa saaber o significadoo da palavra liberdade na linguagem nordestiinaa ... valeu ?!

    ResponderExcluir
  14. Dados, creio que a palavra liberdade significa a mesma coisa em qualquer lugar do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,sou alagoano,32 anos de São Paulo.Legal ver nossa cultura interagindo com as várias culturas do nosso amado país,gerando integração,fazendo as pessoas se entenderem e diminuindo preconceitos.Sobre a palavra liberdade:Há uma acepção de cunho,digamos,sexual.Explico:se um garoto "mexe" com uma mulher ela diz "deixe de liberdade".Espero ter contribuído.

      Excluir
  15. o que é um proverbio?

    ResponderExcluir
  16. Muito boom [b][red]!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do dicionário
    nordestino, pois me ajudou nuito em uma pesquisa da escola.

    ResponderExcluir
  18. Carlos K. Barbosa07 novembro, 2009

    Que tal adicionar a palavra nhêta?
    Lembro bem de minha mãe dizendo: "Ô, mulé, eu tava mermo nhêta pra falar com tu!

    Nhêta: (pronúncia:inhêta) ansioso; aperreado para; avexado para; querendo porque querendo.

    ResponderExcluir
  19. Prezado Carlos, já está adicionado. Muito obrigado pela contribuição. Nunca ouvi essa expressão na minha vida, dei boas risadas.

    ResponderExcluir
  20. Este dicionário é excelente e poderia ser acrescentado uma expressão que ainda é usada no interior de Pernambuco, em Pesqueira, que é "EMPALHAR" no sentido de tomar seu tempo, por exemplo: se encontras alguém "na rua" e este começa a conversar com um certo tempo usa-se " eu estou de "EMPALHANDO", não é? ou " tu estás com pressa não quero mais te "EMPALHAR" . sempre no sentido de tomar o tempo de alguém.

    Claudio Maciel

    ResponderExcluir
  21. Compadre Claudio Maciel, já adicionei a expressão. Obrigado por contribuir. O "EMPALHANDO" já foi abreviado pelo povo para "EMPAIANDO". Onde será que isso vai parar? kkkk Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Marcos
    Obrigado por acatar minha sugestão (palavra "empalhando")e fico feliz em contribuir com este dicionário e enriquecer este seu trabalho maravilhoso. Logo depois da palhavra "empalhando" ( ou empaiando como você acrescenta) vai outra que é "QUARAR" muito usado pelas lavadeiras que corresponde em ensaboar uma roupa esfregando-a bastante e depois põe-se no sol esta roupa com sabão de onde vem a expressão "BOTAR PARA QUARAR" o que torna a roupa mais alva e depois de um certo tempo " a roupa já guarada" leva-se para o lavador para enxaguar ( retirar o sabão), usava-se na época também um alvejante chamado "ANIL".
    Abraço
    Claudio Maciel

    ResponderExcluir
  23. Mais uma vez agradeço a colaboração e as explicações Claudio. Sempre que quiser mandar algo, basta entrar em contato ou deixar um comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Sou cearense, admiro o teu trabalho, mas como nossa cultura he PAIDEGUA. no dicionário não vi a palavra caçula, q significa o filho mais novo do casal.

    ResponderExcluir
  25. Acabei de acrescentar a palavra caçula. Obrigado por avisar!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos,estão faltando palavras.... Piriguete significa mulher divertida, doidona - cabaré é prostibulo - a expressão " lá pra baixo de égua" significa lugar muito longe(rua, praça, do outro lado da cidade). Agora gostaria de saber o significado das seguintes palavras, que até agora não encontrei: gabiraba e caçolona (são duas musicas do conjunto de forro arriba saia).Muito bom este dicionário ! Sucesso!

    ResponderExcluir
  27. É engraçado e tabem muito legal eu gostei muito gente eu quase mori de rir foi muito engraçado meu pai qua deu um enfarto do cração minha mãe quase morreu de tanto rir meu irmão saiu de casa por caus de disso e eu nen ri eu fiz xixi na calça de tanto rir e miha cachorra mordeu meu irmão thal
    13 jullho,2011

    ResponderExcluir
  28. os nomes deles são tão ´´bonitos´´

    ResponderExcluir
  29. Que prazer ver esta pagina da cultura Nordestina que bonito isso obrigado mesmo por deixar eu ver re contar um pouco aos presente aqui em minha casa.

    ResponderExcluir
  30. Ei BICHINHO, sem querer lhe ADULAR mais esse blog é ARRETADO DE MAIS, Porém eu DEI FÉ que o significado de "ENXERIDA" no seu dicionário é diferente do da minha TERRINHA, aqui na cidade do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o significado de ENXERIDA é o mesmo de ENXERIDO. 'Mulher galinha" aqui se chama; CABEÇA DE POICO..rsrs, ou seja, " Fulana é uma cabeça de poico..Xero e inté

    Obs: Cabeça de poico= Mulher galinha,Mulher namoradeira,

    ResponderExcluir
  31. Oh!caba!sobre calçolona,nada mais é do que uma calcinha tamanho GG

    ResponderExcluir
  32. Êi meu "bichim"!!
    Meu nome é Waylla Cristina e eu sou assim... Apesar do nome todo americanizado, sou 100% nordestina, sertão do Araripe, Exu - Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga (Rei do Baião).E eu queria dizer que gostei muito 'vísse!' dessas palavrinhas aí de nosso povo,mas queria que soubesse que nós temos muito mais viuuu!!! Pensii!!
    Pois é! o povo gonzaguiano é assim mesmo..."Mais num fresque naum ôme!" Que o Gonzagão, simbolo do nosso sertão merece nosso todo respeito;; Inté!!

    ResponderExcluir
  33. Perfeito!
    A cultura nordestina é realmente muito rica e bonita. Tive a oportunidade de fazer uma pequena viagem ao nordeste brasileiro e, a sensação que eu tinha era de que estava em outro país, kkk. muito legal!

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.