20 janeiro 2013

O Dialeto "Nordestinês"

É bem verdade que o Brasil pela sua diversidade cultural poderia muito bem ser dividido, formando uns 4 ou 5 países independentes e manter sua puculiariedade em cada um deles. Se isso fosse possível, o Nordeste certamente seria a grande nação sertaneja, como na canção Nordeste Independente, com vários dialetos e sotaques próprios da região.

O jeito de falar aqui na Paraíba já sofre uma grande transformação da forma como se fala em Pernambuco, por exemplo. E eu não estou me referindo apenas ao sotaque não. São expressões completamente diferentes em estados vizinhos para designar a mesma coisa. É uma riqueza lingüística tão grande que nem parece que estamos na mesma região.


Para ilustrar bem esse tema tão interessante, vale a pena assistir a matéria que foi ao ar no 
jornal da TV Globo: "Bom Dia Brasil". O poeta Jessier Quirino explica as expressões do dia-a-dia dos pernambucanos.



Reportagem de Mônica Silveira

Imagens de Robson Batista

Veja também um vídeo sobre o "baianês" postado pela colega Alcione Torres.


15 comentários:

  1. Olá Paulo!
    Recebi uma indicação e indiquei seu blog ao "Blog Day". Espero que goste!
    Um grande abraço e uma semana de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do "assustado" aqui no meu estado (São Paulo) é chamado de festa surpresa! Meu pai é nordestino do estado do Piauí, ele fala umas palavras bem diferentes dos paulistas e eu acabou pegando o costuma e todo mundo acha meio estranho algumas palavras que eu falo!

    Beijinhos!

    www.falajuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acabo de adicionar o "Cultura Nordestina" na minha lista de blogs.
    Você tem alguma preferência dentre os poemas para divulgar? Algum que se encaixe melhor aqui?
    Procurei seu email aqui e não encontrei, voltas e voltas não achei, eu não uso o gmail, me responde nesse: erickjoseph88@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito boa matéria, e esse tal de poeta chamado Jessier Quirino, peense num minino... que dá nó em carrapeta!
    Saudações oxentianas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth Cruz, de onde você tirou esse Paulo? :)
    Abraços e sucesso a você também!

    ResponderExcluir
  6. @Olá Juliana! Depois que as "bandas de forró" dominaram o nordeste, esses assustados tem sido cada vez mais raros. Obrigado pela visita!

    @Agradeço a gentileza Erick. Esse Jessier é um caba danado de bom! Dá no em pingo d`água também e beliscão em azulejo. Vale a pena da uma passadinha lá no site dele: www.jessierquirino.com.br. Sobre o poema, fica a seu critério, o que você preferir. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Amei o vídeo! Se você assistir esse e, logo depois, o que coloquei lá no Sarapatel de Coruja sobre o baianês vai conseguir perceber claramente essa diversidade.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alcione! Nosso Nordeste é um verdadeiro Sarapatel de Coruja! :) Muito legal o vídeo. Já coloquei um link pro vídeo na matéria. Obrigado pela participação. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Marcos,
    O Cultura Nordestina já faz parte dos meus links preferido. Já está lá no cantinho dadalinha. Vou te enviar um poema "Migrante" que fala sobre o sotaque nordestino, que muitas vezes é ironizado. Moro um tempão no Rio de Janeiro, mas tenho paixão pelo Nordeste e um orgulho do tamanho de um trem, de ser nordestina.
    Um abraço,
    DalinhavpsKq

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a gentileza Dalinha. Muito bom o poema, já está programado para semana que vem. Continue me enviando sempre que achar necessário. Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  11. Nao ta aprecendo o video, so porque eu queria ver =/
    Achei o blog a uma semana e ja esta nos meus favoritos!!
    Karol

    ResponderExcluir
  12. Cade o tal dicionario nordestino? Nao sei onde ler. Sou Pernambuco e estou escrevedno nosso dicionario PERNAMBUCANO DE GIRIAS, DIALETOS E EXPRESSOES(PERNAMBUQUEZ). Mas o nordestnuio muito o mesmo sotaque e tambem muitas das girias e palavreados.

    ResponderExcluir
  13. Pq não tem opção para curtirmos este blog no facebook?
    gostaria muito d compartilhar
    abço a todos vcs
    Célia lima

    ResponderExcluir
  14. O mapa de dialetos da wiki ta kuase todo errado..e ha uma tendencia em alguns pontos do ne similar ao galaico em fazer j/g virar sh/x o famoso xiado - eles dizem ke existe um dialeto do interior do rj e vai ate es e ba..ke o reconcavo vai ate sf..ke o hinterland norte e costa..ke o paulistanes so tem um e vai ate santos..ke sc fala como curitiba e nao como rs..etc etc..so barbaridares mentirosas com fundo em lobbies para ampliar zonas em detrimento da realidade historica mais relacionada a biomas caso do sotake do ce ke vai ate o norte da ba mas e resumido a costa norte

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.