21 setembro 2007

Cantiga de roda

As cantigas populares de roda são brincadeiras infantis, onde crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, executando coreografias de acordo com a música.

Veja também cantigas de ninar

Quase sempre as canções sofrem variações regionais. Abaixo segue uma lista que peguei no Portal Terra das mais populares. Basta clicar na música para ver a letra.

A Barata Diz Que Tem
A Barraquinha
A Boneca
A Conoa Virou
A Gatinha Parda
A Rosa Amarela
Ai, Eu Entrei na Roda
Atirei o Pau no Gato
Balaio
Boi Barroso
Boi da Cara Preta
Bolinho de Arroz
Borboletinha
Brincadeiras de Roda
Cachorrinho
Cadê?
Cai, Cai, Balão
Capelinha de Melão
Ciranda Cirandinha
Coelhinho da Páscoa
Comer Comer
Criança
Doidas Andam as Galinhas
Escravos de Jó
Eu Sou um Coelhinho
Fui no Tororó
Giroflê
Lavar os Dentes
Mando Tiro Tiro Lá
Marcha Soldado
Meu Gatinho
Meu Lanchinho
Meu Limão, Meu Limoeiro
Mineira de Minas
Na Bahia Tem
Nana Nenem
Não Atire o pau no gato
Nesta Rua
O cravo brigou com a rosa
O Cravo e a Rosa
O diabo e o ferreiro
O Meu Boi Morreu
O Meu Chapéu Tem Três Pontas
O Meu Galinho
O Pobre Cego
O sapo
Pai Francisco
Parabéns pra você
Peixe Vivo
Pézinho
Pirulito que Bate-Bate
Quem é de Valentim?
Roda Pião
Samba Lelê
São João
São João Da Ra Rão
Sapo Cururu
Se Essa Rua Fosse Minha
Terezinha de Jesus
Tomatinho feliz
Trava língua
Tutu Marambá
Vai Abóbora
Vamos Maninha
Viuvinha



11 comentários:

  1. olá, sou professora daniely cunha venho dizer o quanto este site me ajudou numa feira de conhecimento na minha escola. adoro visito sempre. mantenha sempre com novas informacoes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Daniely. Que bom poder ajuda-la. Seja sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  3. queria saber muito de um cd de cantigas de rodas.
    para meu filho matheus gabriel,nesse cd tem uma musica dizendo "para pegar o matheus"e eu queria muito saber qual o nome do cd,beijos luana.

    ResponderExcluir
  4. eu fiz um trabalho sobre essa regiao e eu sou kellen e muito bom cantigas de rodas

    ResponderExcluir
  5. oi gente , eu cahei muito legal e interesante!!

    ResponderExcluir
  6. parabéns, no seu site encontrei tudo que eu prwecisava para concluir meu trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  7. muito legal queria mais imagens desse tipo

    ResponderExcluir
  8. Estamos divulgando o site www.buzinaqui.com.br destinado a divulgação de trabalhos ligados a arte e cultura brasileira. Focado em modalidades artísticas, reunimos música, moda, dança e arte, visando assim facilitar a visualização dos trabalhos artísticos. Através de uma linguagem simples daremos ao público a oportunidade de conhecer diversos trabalhos artísticos produzidos em nosso País.


    Acessem e divulguem seu talento!!! BuzinAqui Cultura | Facebook


    facebook.com/people/BuzinAqui.../100003765584506

    ResponderExcluir
  9. olá meu nome é lucas e procuro por 3 musicas folcloricas nordestinas

    ResponderExcluir
  10. Que site massa! gostei.

    ResponderExcluir
  11. eu não consegui o que eu queria

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.