20 agosto 2008

Aprenda mais sobre o folclore brasileiro


Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.

O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Saiba mais sobre o folclore

Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.

Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.

Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias; o Bicho-Papão é uma figura monstruosa criada geralmente por contadores de histórias e pelos pais, com objetivo de inibir e persuadir a criança.

Mais personagens de nosso folclore:
Comadre Fulozinha
Caipora
Boitatá
Iara
Negrinho Pastoreio
Papa Figo

Você já conhece os personagens de nosso folclore? Então, faça o teste.


19 comentários:

  1. Nosso folclore é mesmo muito rico. Pena que tem gente baixando a guarda e deixando que as tradições de outras terras invadam inclusive as escolas, como a festa das bruxas, por exemplo. Respeito as festas dos outros povos, desde que não queiram se sobrepor às nossas. Há que se fazer um trabalho urgente com a cabecinha de certos professores que endeusam a cultura de fora em detrimento da brasileira.

    Abração, Marcos.
    Teu blog continua lindo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você Regina. Graças ao bom Deus, foi criado o dia do Saci justamente na data da festa das bruxas, 31 de outubro. O difícil é você encontrar a criançada disposta a festejar. Mas a gente um dia chega lá. Tava sumida em! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! É bom mesmo falar do nosso folclore q é tão esquecido.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ego. Temos que fazer nossa parte né emsmo. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo linkei o seu blog no imagenseconflitos.blogspo.com que também é um blog de cultura e posias.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a gentileza Marcio. Seja bem vindo aqui e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Marcos, pasei aqui,muito bom o seu blog,força para a manutenção da nossa cultura viva. Voltarei sempre,sucesso,abraço.

    ResponderExcluir
  8. Marcos, errata: PASSEI,desculpe-me,abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Marcos França !
    Gostei do seu blogue e acho que ele merece ser distinguido por contribuir para o melhor conhecimento entre os povos que formam a CPLP.
    Agradou-me de sobremaneira, este registo sobre o folclore; no entanto, gostaria de lhe pedir que aprofundasse o assunto e explicasse as origens de cada uma das danças.
    Se quizer contactar comigo pode fazê-lo através do meu blogue "Rosa dos Ventos", cujo endereço é santosnorto.blogspot.com ou através do e-mail a.santosnorton@gmail.com
    Um abraço fraterno !

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano, agradeço o comentário. Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  11. Arnaldo, sua idéia de aprofundar nesse assunto é bastante interessante. Folclore é um tema que sempre me fascina. Irei providênciar essa sugestão e conto com sua ajuda. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. olha achei muito legal continua asim q voce vai si da bem na tua vida ta . vou mostra este saite para todos . voce e de sorte continua asim q tu vai a mutansa ou ja mudou

    ResponderExcluir
  13. Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós-socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

    Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. e uma verdadeira historia resumida do folclore parabéns

    ResponderExcluir
  15. Aff...Acho q o conhecimento tem de ser coletivo!!!
    Nada a ver a história de naum deixar outras culturas se misturarem com a nossa!!
    Quanto mais cultura, mais o Brasil vai se tornando visível em todos os meios culturais!!!!
    Minha opinião!!!
    Seu blog está muito show mesmo!!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  16. Anna Beatriz16 agosto, 2010

    Amei tinha tudo o que eu precisava valeu povo

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, bela pesquisa! Estou admirado pelo seu site.

    Obrigado por compartilhar um pouco de sua intêligência com nós.

    Grato!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. parabens! pela bela pesquisa obrigada pela ajuda no meu trabalho tirei 10,0 gostei muito valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Pesquisando acabei encontrando esse blog, crio alguns contos e como sertanejo que saiu ainda novo dai caricia de argumentos, essas informações contidas aqui serão de grande valia para minhas criações, estarei sempre por aqui, à beira de riacho de informações que deságua meu coração.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.