O dia 24 de junho que hoje é dedicado a São João Batista, era o dia do solstício de verão (época em que o sol passa por sua maior declinação boreal ou austral, e durante a qual cessa de afastar-se do equador). No hemisfério norte, fenômeno astronômico que significava o momento da viagem do sol quando, depois de ir subindo dia a dia cada vez mais alto no céu, ele para e faz o caminho de volta, pois a vida daquela comunidade era regida por fenômeno astronômico.
Eles acreditavam que nesses momentos abriam-se as portas em que se comunicavam o reino da terra com o reino do céu, e assim que as almas dos mortos podiam visitar seus lares para se aquecerem junto à fogueira, e que eles se reconfortariam com as homenagens de seus velhos amigos e parentes. Eles dançavam, cantavam, comia e bebia ao redor da fogueira para todas as almas amigas que acreditavam estarem ao seu redor.
Estas festas tinham uma importância tão grande e tão forte que foi ai então que a igreja cristã dos primeiros séculos resolveu a criar um significado cristão, surgindo assim que a fogueira do dia 24 de junho seria em homenagem ao aniversario de São João Batista, o santo que batizou Jesus. João Batista nasceu no dia 24 de junho, alguns anos antes do seu primo Jesus Cristo, e morreu no dia 29 de agosto do ano 31 depois de Cristo na Palestina. Ele ocupa papel importante nas festas, pois entre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome, pois assim ficou como festas “Joaninas”.
Existe também uma lenda do surgimento da fogueira de São João, dizem que Santa Izabel quando ficou sabendo que estava grávida de João, foi contar a novidade para Nossa Senhora e contou-lhe que estava grávida, e que dentro algum tempo nasceria seu filho e que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora ficou contente e lhe perguntou como poderia saber do seu nascimento. Então Santa Izabel falou que acenderia uma fogueira bem grande, pois assim poderia ver de longe e saberia então que João nasceu. E que também erguer um mastro com uma boneca sobre ele. E assim no dia 24 de junho Santa Izabel cumpriu o que prometeu, assim que Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira foi até la e constatou que João havia nascido.
Nordeste bom de mais queria esta lá" leva eu?
ResponderExcluirque pena que vc não estava lá. e quem que queria te levar
Excluiraqui e muito bom mesmo rsrs
ExcluirExiste um lado do Nordeste que não passa na TV e poucos conhecem. É muito bom viver aqui! Seja bem vindo. Abraços.
ResponderExcluirOlá Marcos.
ResponderExcluirAntes de mais, obrigado pela visita.
Claro que é possível. Tendo em conta que o seu blogue não está relaccionado com os conteúdos do "Saúde Ambiental..." sugiro que lhe faça referência no seu "Cultura Nordestina". Dessa forma passará a constar na secção das Ligações Recíprocas e Referências.
Um abraço transatlântico e continuação de bom trabalho.
Olá Marcos,
ResponderExcluirComo está de festejos? O meu blog recebeu um prêmio e quero dá-lo a você, como forma de reconhecimento e de admiração ao seu relevante trabalho. Parabéns! Este prêmio você deve receber no meu blog e concedê-lo a mais três blogs, pelo menos, e divulgar os premiados no seu. O seu blog está lincado ao meu.
Um grande abraço e boa sorte.
Lidia Luz
Muito interessante. Indico este site a vocês:
ResponderExcluirPortal EmDiv - Uma Janela de Minas Para o Mundo
É um portal gratuito na internet que tem o propósito de divulgar, difundir e colaborar não só com a cultura de Minas Gerais, mas de todo o Brasil e do mundo, de uma forma nunca abordada antes. Bem bacana e conteúdo inteligente.
Recomendo: www.emdiv.com.br
Inicialmente, parabéns Marcos por ter-nos fornecido este presente com tantas informãções. Para quem é estudante como eu e necessita estudar a cultura de cada região encontra no seu google uma riqueza em dados para pesquisa.
ResponderExcluirParabéns novamente e não pare na diretriz de transmitir seu conhecimento.
Obrigado Lorni pelas palavras! Continue a nos visitar e conte comigo no que for preciso. Abraços.
ResponderExcluirMuito interessante,a cultura a historia e tu mas amei.
ResponderExcluiro nordeste é muito bom e a festa então nem se fala
ResponderExcluirOiie eu não moro ai no nordeete mas eu ja gostei da cultura daí....
ResponderExcluirbjjjj
Muito legal da sua parte espalhar um pouco da Cultura do Nordeste para os outros que nao moram nesta regiao. Parabens!!!
ResponderExcluirDoidos do nordeste passa na TV
ResponderExcluireu conheço o nordeste só de ouvir falar mas já amo de coração e sou louca para conhecer.sei que um dia vou chegar lá si DEUS quiser.
ResponderExcluirTE AMO NORDESTE!
maia-Cruz Alta- Rio Grande do sul
eu nunca fui ao nordeste meu sonho e ir la
ResponderExcluirnina-catalão-goias
muito legal festa junina , amo amo dms !
ResponderExcluirainda mais no nordeste festa popular ' haha
ainda mais us doidos do nordeste apareçe na TV , ><
DESEJO Á TODOS BOAS FESTAS......TUDO DE BOM E SAUDE. ABRAÇO
ResponderExcluirO nordeste é muito bom mesmo e quando as festas juninas nem se fala, é a melhor época do ano vem pra cá você também, vem.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirmuito bom mesmo
O que diz no site é muito bom, porém, não é exatamente o que eu necessito. Eu desejo encontrar todos os nomes das festas juninas e explicações sobre elas.
ResponderExcluirNossa,tá perfeito!!
ResponderExcluirJoão Batista nasceu 6 meses antes de cristo,como também morreu antes da crucificação de cristo.
ResponderExcluirJoão não nasceu anos antes de cristo.
Esta informação está incorreta.
Só postei para constar,mas esta ótimo o trabalho!