15 dezembro 2007

Mestre Vitalino - Biografia


Em Caruaru, cidade pernambucana, a poucos quilômetros do Recife, existe uma feira famosa, cuja separação dos animais é folclórica. Em um canto ficam "os bichos de dois pés" (galinhas, patos), em outro canto ficam "os bichos de quatro pés" (bodes, carneiros, bois).


Há também montes e montes de cerâmica utilitária e bancas de cerâmica figureira.
Na feira de Caruaru, um dia, apareceu um menino - Vitalino Pereira dos Santos - cuja obra ingênua, no massapé pernambucano, tornou-se uma significativa mensagem de brasilidade, que tem alcançado os mais distantes cecntros culturais do mundo. As figuras de Vitalino são peças de museus e coleções particulares, de estudiosos do folclore, de todos que amam a arte popular.

Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, consagrou-se com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu, perto do rio Ipojuca, em 1909.
Seu pai, humilde lavrador, preparou o forno para queimar peças de cerãmica que sua mãe fazia, para melhorar o orçamento familiar.

Sua mãe artesã, preparava o barro que ia buscar nas margens do rio Ipojuca. Depois, sem usar o torno, ia fazendo peças de cerâmica utilitária, que vendia na feira. Levava a cerâmica nos caçuás (cestos grandes) colocados nas cangalhas do jegue (burrico).


Ainda pequeno, Vitalino ia modelando boizinhos, jegues, bonecos, pratinhos com as sobras do barro que sua mãe lhe dava, para que não atrapalhasse e ao mesmo tempo se divertisse.

Quando a mãe colocava as peças utilitárias para "queimar" no forno, ele colocava no meio as suas figurinhas, suas miniaturas.

Os seus pais iam à feira semanal, o pai carregava os frutos do trabalho agrícola, a mãe carregava o jegue com os caçuás, para levar a terra trabalhada - a cerâmica utilitária.
O menino Vitalino levava o produto de sua "reinação", da sua brincadeira e vendia.

Por volta de 1930, com 20 anos de idade, Vitalino fez os seus primeiros grupos humanos, com soldados e cangaceiros, representando o mundo em que vivia.
Sua capacidade criadora se desenvolveu de tal maneira que acabou se tornando o maior ceramista popular do brasil.

Fazia peças de "novidade" - retirantes, casa da farinha, terno de zabumba, batizado, casamento, vaquejada, pastoril, padre, Lampião, Maria Bonita, representando seu povo, o seu trabalho, as suas tristezas, as suas alegrias. Retratava em suas peças o seu mundo rural.


Esta foi a grande fase do Mestre Vitalino, que imprimia no massapé a sua vivência.
Mais tarde começou a fazer obras sob encomendas: dentistas, médicos operando... Passou também a pintar as figuras para agradar aos compradores, da cidade, que tentavam "inspirar" o Mestre. Carimbava as suas peças mas, a partir de 1950, analfabeto que era, aprendeu a autenticar a sua obra, com o seu nome.

Mestre Vitalino Pereira dos Santos faleceu em 1963 deixando escola e continuadores. Seus filhos, Severino e Amaro, continuam a sua obra, recriando no barro os personagens do mundo nordestino.


49 comentários:

  1. eu amei fazer um trabalho sobre isso

    ResponderExcluir
  2. sou mais brasil21 agosto, 2009

    amei tudo sobre a vida desse grande homem que tanto com sua vida nos ensina a sermos mais brasil sem vergonha de cor,raça,classe social,etc....assim que gosto brasileiro pra me tem que ser valente

    ResponderExcluir
  3. Será que Mestre Vitalino se enquadra nos padrões de um artista naíf?

    ResponderExcluir
  4. Adorei a biografia do mestre vitalino me ajudou bastante no meu trabalho da escola!!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Era bem o que eu tava precisando pra fazer o trabalho escolar,aqui encontrei tudo adorei falar sobre mestre vitalino!!!

    ResponderExcluir
  6. eu adorei,amai minha professora tinha passou um trabalho e esse texto tem tudo pra qualquer pessoa tirar 10.

    ResponderExcluir
  7. falar sobre a cultura nordestina é uma coisa maravilhosa! amei este artigo. E que venham mais artistas nordestinos!
    Luisa Brilhante

    ResponderExcluir
  8. ae valeu acho q vou tirar 10 de trabalho vlw

    ResponderExcluir
  9. e muito inportante pesquisar e valorisar nossa cultura pois e nosso sangue!

    ResponderExcluir
  10. era disso q eu precisava acho q vou ir bem no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. É através de homens como Mestre Vitalino que podemos mostrar ao mundo nossa cultura e folclore.Foi através de sua simplicidade e visão do seu cotidiano que Ele se mostrou ao mundo.

    ResponderExcluir
  12. que bom saber um pouco da vida de alguém que mostra através do seus trabalhos a realidade do mundo em que vive,sem ter vergonha de mostrar o que realmente é...

    ResponderExcluir
  13. muito bom vitalino teve uma histiria muito curiosa,e espetacular.

    ResponderExcluir
  14. nao e isso que eu procuro

    ResponderExcluir
  15. Eriika Giislanee08 julho, 2010

    Valeuu Galera tiirei um 4,0 No meu trabalho sobre ele !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eriika, o trabalho valia quanto?

    ResponderExcluir
  17. lesgal o trabalho valeu mto p min

    ResponderExcluir
  18. meu trbalho vale so um ponto essa professora de historia se pego ela de jeito hein!

    ResponderExcluir
  19. amei estudar isso

    ResponderExcluir
  20. adorei estas biografias mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  21. muito bom o conteúdo desta biografia,tem tudo que eu preciso saber para me basear melhor em meu trabalho acadêmico, sobre o mestre Vitalino.

    ResponderExcluir
  22. na minha escola eu vi um filme eu amei
    é muito interresante
    é por ai que nos aprende a ser cideadoesssssssss
    no brasil eu sou brasileira de coraçao

    ResponderExcluir
  23. to muito feliz fazendo esse trabalhoo

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito, bem esclarecedor...
    O mestre Vitalino é um mestre
    cuja memória é muito adorada aqui no Recife
    e em todo pernambuco

    ResponderExcluir
  25. Aí eu acho que vou tirar um 10,0 no trabalho... aqui tem tudo o que eu preciso :D Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  26. adorei fazer o meu trabalho sobre mestre vitalino.;

    ResponderExcluir
  27. muito Legal esse Texto vo tira 10,0

    ResponderExcluir
  28. gostei de fazer meu trabalho sobre mestre vitalino eu acho que vou tira 10,00 isso e maguinifico

    ResponderExcluir
  29. olha pq vc nao vem para sao joaquim do monte minha professora so fala de vc avé

    ResponderExcluir
  30. pense numa figura esse vitalino é 10

    ResponderExcluir
  31. eu gostei disso

    ResponderExcluir
  32. disse costei muito dessa biografia mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  33. EU ADOREI É MUITO INTERESSANTE BJ :)

    ResponderExcluir
  34. amei fazer meu trabalho aki tem tudo; vo tira 100 na nota de artes; vitalino e suas obras sao muito boas

    ResponderExcluir
  35. mmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiittttttttttoooooooooo!!!!!!!!!! muito! bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    pela sua pesquisa sobre mestre vitalino!!!!!!!
    eu vou tirar nota 1.000

    ResponderExcluir
  36. super otimo vou tirr nota maxima neste trabalho da escola

    ResponderExcluir
  37. adorei saber mais um pouco sobre a vida desse grande mestre vitalino ele me deu auguas criatividades adoooooooooorei obrigado por nos ensina mais um pouco da suas obra de artes

    ResponderExcluir
  38. adorei saber mais um pouco sobre a artes desse mestre"vou tira um belo de um 10.00 "

    ResponderExcluir
  39. QUE BIOGRAFIA LINDA DE SE VER E UMA LIÇÃO DE VIDA PARA TODOS LEVAR A DIANTE.

    ResponderExcluir
  40. muito bom adorei acho q com esse trabalho q eu fiz "vou tirar um 10 e a prof vai adorar".

    ResponderExcluir
  41. O texto é bom mais não está muito bem organizado...

    ResponderExcluir
  42. Tirei 10 pontos no trabalho do Mestre Vitalino! Graças a Deus Gostei Muito desse Site ! <3

    ResponderExcluir
  43. tirei 10pontos no trabalho de artes sobre mestrevitalino

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.