10 novembro 2009

Seu Lunga – O cabra mais ignorante do mundo!

Uma lenda vida, literalmente. Seu Lunga para os mais desavisados é o cabra mais ignorante do mundo. Alguns até dizem que ele está prestes a entrar na seleta lista do Guiness Book – O famoso livro dos recordes - em função disso. Sua fama vai de Norte a Sul do Nordeste e já está tomando conta do Brasil.


Muitos acham que Seu Lunga não existe, que é apenas um personagem do folclore Nordestino, mas ele existe sim. É de carne, osso e "ignorância". Mora em Juazeiro do Norte-CE, na região do Cariri, onde também situa-se a cidade do Crato, Barbalha, entre outros municípios. Seu nome de batismo é Joaquim dos Santos Rodrigues, tem 81 anos e possui uma espécie de Sucata na Rua Santa Luzia, próxima a Rua São Paulo. Quem duvidar, basta conferir.

Seu Lunga é figura clássica em causos ou piadas aqui no Nordeste. Tão famosas quando piadas de papagaio, bêbado, rapariga, corno ou viado, são as histórias que fazem alusão a falta de paciência dele. Devido a toda essa fama, muita gente que vai a Juazeiro, não que vê o Padre Cícero não, prefere conhecer Seu Lunga. Ele já virou cordel, desenho animado, monografia e até nome de banda.

Infelizmente ainda não o conheço pessoalmente, mas quem já viu, diz que apesar de todo esse mito, ele é um cabra gentil, educado e muito esperto. Adora conversar e contar versos de sua autoria. O que falta mesmo em Seu Lunga é paciência. Antes de perguntar alguma coisa a ele, pense, pense muito para não perguntar besteira.

Vídeos de Seu Lunga
Explicando que não é ignorante
Rolamento de carroça
Expulsando os clientes de sua sucata
Recitando poesias
Mais poesias
Conselhos
Contos de Seu Lunga
Desenho
E pra finalizar, Seu Lunga indo comprar troço na venda

Quem souber mais sobre Seu Lunga, basta entrar em contato ou deixar um comentário. Pode ser mais piadas, fotos, vídeos, enfim, se for sobre ele, pode mandar.


45 comentários:

  1. É sempre bom ficar sabendo o que acontece em outras localidades do país, pois o que muita gente do sul sempre se refere as mesmas coisas da cultura nordestina há anos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É isso que torna nossa cultura tão rica! Obrigado Alex, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Interessante isso. Nunca ouvi falar do Seu Lunga. Agora já sei.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Mário, a fama do Seu Luga é muito forte aqui no Nordeste, principalmente nas cidades de interior.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marcos,
    Tudo bem?
    Te vi lá no blog da minha querida amiga Betty, e ao ver o nome de seu blog vim correndo conhecer, poi amo a cultura nordestina, a acho riquíssima!
    Tenho muitos amigos nordestinos, em Recife, Natal, João Pessoa, e amo esses lugares, aos quais, já estive várias vezes...a história do seu Lung aé fantástica, e eu voltarei, com certeza, estou levando seu link, que é para não esquecer.
    Um lindo dia!

    Cris

    ResponderExcluir
  6. Saudações nordestinas Cris! Será uma satisfação receber suas visitas e comentários. A casa é sua, volte sempre!

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. As cidades do interior sempre apresentam figuras populares que se destacam por sua diferente maneira de ser.
    Em Ipueiras, minha cidade, interior do Ceará, vive um senhor, chamado "Manel Donana" dono de uma tradicional bodega. Lá tem tudo que você possa imaginar. Mas a tolerância do "Home" é zero. O que não o desabona, e sim o transforma numa pessoa interessante em nosso lugar. É um Seu Lunga com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curioso pra saber se o Manel Donana tem algum parentesco com Seu Lunga, deve ser no mínimo um primo distante! Abraços Dalinha.

    ResponderExcluir
  9. Um verdadeiro cromo da Bola ...!

    Viva ao Sr. Lunga ...!

    Um abraço da M&M Cª!

    ResponderExcluir
  10. É um prazer conhecer seu excelente blog justamente com uma figura tão engraçada e criativa como "Seu" Lunga.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. @É isso aí Miguel, Seu Lunga neles!

    @Saramar, agradeço a gentileza do comentário e visita. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Marcos: sou capaz de ir do sul a Juazeiro do Norte para conhecer seu Lunga. Eu vivo procurando seu Lunga por aqui e não encontro. quer exportar?

    ResponderExcluir
  13. Abrahana, também estou com muita vontade de ir até lá conhecer esse favo de mel. É melhor ir lá porque o imposto da exportação de um produto raro e precioso desse é caríssimo. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Acho fantástico conhecer personagens do folclore local. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ricardo, o bom é só conhecer de longe mesmo viu. Com Seu Lunga não se brinca. A rapadura é doce mais é dura! Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Ja ouvi muitas piadas sobre seu Lunga, pense num Cabra bruto. Seu post foi ótimo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Já o vi numa reportagem da Recrd. O cara é sem paciência mesmo! Muito engraçado! Deu altas broncas na repórter!
    No dia em que ela foi à sua casa e ele não a atendeu! Deixou a repórter plantada na frente da casa! rsrsrs
    Figura!!

    ResponderExcluir
  18. Ô Alcione, já me disseram dessa reportagem, fiquei doido pra vê. Já procurei no site mas não achei. Caso algum dia se depare com ela vagando ai pela net, manda pra mim por gentileza. Obrigado e um ótimo fim de semana ai nas praias de Salvador!

    ResponderExcluir
  19. Quantos Lungas estamos acostumados a ver no Brasil afora. Quem trabalha em Banco é saco de pancada dos mal humorados que aparece. Aquele tom de dono do mundo, imbirreto, arrogante e outros adjetivos vinculados a ignorância e falta de respeito com o próximo.
    Sena

    ResponderExcluir
  20. Também sou bancário e sei bem como são os seus Lungas por ai!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o blog e principalmente ver o Seu Lunga aqui... ele realmente não podia faltar. Saudade do meu Ceará e das figuras unicas que você só encontra no nordeste.

    ResponderExcluir
  22. Estive, pessoalmente, com Seu Lunga, lá em Juazeiro. Postei no meu blog o material bruto, sem duplo sentido, do vídeo que fizemos. O endereço do blog é www.fideze.blogspot.com. Dê uma olhadinha por lá. Estou apenas começando, mas quero dar continuidade.

    Obs: Você fala que seu Lunga mora na região do Crato. Não é. Ele mora em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, onde também se situa a cidade do Crato, Barbalha, entre outros municípios.

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado Glauber! Já fiz as alterações. Seu blog já começou muito bem. Já está na lista de parceria. Certamente iremos compartilar um ótimo material e divulgar nossa cultura! Pode me enviar sempre que desejar. Grande abraços.

    ResponderExcluir
  24. Veleu, Marcos! Faremos, com certeza, essa parceria.
    Um abraço!

    Glauber Lacerda

    ResponderExcluir
  25. Sou de Salvador,Bahia.
    Estive em Juazeiro do Norte e fui conhecer Seu Lunga acompanhado de uns amigos nativos ( não fui besta de ir só) disfarçamos de compradores de sucata, só para eu conhecer o Home. Quando falei,COMO VAI Seu Lunga! ele me olhou ressabiado e disse: " Quem vai é você seu caba, eu não sei a maneira que vou.Fico aqui mesmo no Juazeiro".Como já sabíamos da fama do mestre Lunga, ficamos calados e compramos uns trecos,na lojinha dele. Depois disso, ele nos chamou para tomar um café.(Isso é verídico).

    ResponderExcluir
  26. Olá Marcos
    Tive o prazer de "conhecer" seu Lunga... pela tv.
    Aqui em Bayeux PB, tem uma figura semelhante é o seu Zé.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. MEIRE LUCIA07 abril, 2010

    Seu Lunga é a cara do nordestino! amei conhecer um pouco da estoria desta celebridade.SALVE SEU LUNGA

    ResponderExcluir
  28. adriana r07 maio, 2010

    sou do crato é moro em salvador a 13 anos,e falo muito de seu lunga pra os baianos, eles morrem de rir! seu lunga e um barato.

    ResponderExcluir
  29. como no nordeste existe figuras raras como seu lunga, não podímaos deixar de falar nessas riquezas do nordeste brasileiro como patativa do assaré, seu lunga, didi mocó, tom cavalcante e outros que fazem parte dessas figuraças cearence

    ResponderExcluir
  30. eu tbm conheço algumas histórias de seu lunga,por exemplo ele chegou no açougue e pediu uma cabeça de porco,e o açougueiro disse vai comer e ele rspondeu não seu besta vou criar.Ronaldo ,sou de Barbalha moro em Rondonia

    ResponderExcluir
  31. seu lunga o senhor pra mim e nota 10 seu lunga puronde o senhor anda pelo xao nao aprendi a voa aida

    ResponderExcluir
  32. Adorei ler sobre seu Lunga aqui, ele faz parte da minha infância e adolescência no Juazeiro do Norte. Vivi uma história muito divertida ao lado meu irmão mais novo Alysson Amancio... Iamos passando pelo ferro velho dele e, na porta ele costuma trazer frutas do seu sitio para vender. Havia duas bacias de goiabas. Meu irmão caiu na besteira de perguntar primeiro quanto custava a bacia com as goiabas mais féias. Seu Lunga respondeu. Ai meu irmão resolveu perguntar quanto custava as goiabas da bacia mais bonita... Seu Lunga olhou para nós e soltou isso: "vocês não tem dinheiro pra comprar essa e ainda querem saber quanto custa as melhores!" Kakakakakaka...

    ResponderExcluir
  33. Que lindo ver todos falando em "seu Lunga"!!. Eu morei bem próximo a ele, em Juazeiro do Norte. Terra mais linda que essa, nesse mundo não existe. Eu sou mais um cearense nas "bandas" do sul que também tem várias histórias pra contar.Sou da família Correia de Várzea Alegre.Sou sobrinho do Padre Vieira, o criador do "Jumento é nosso irmão" que Luiz Gonzaga gravou.Só em falar, já estou pensando em voltar para esse paraiso cultural. Parabéns a todos vocês que valorizam a cultura do Nordeste e que sempre colaboram com toda essa riqueza. Um abraço !! (Felipe Correia)

    ResponderExcluir
  34. Marcos ou alguem que sabe sobre o assunto, sou mochileiro de joão pessoa, me chamo: Oliver, eu e mais alguns amigos gostariamos muito de conheçer o famoso Seu Lunga, faço Universidade e sempre rolam piadas de "seu lunga, ó caba véi ignorante!", um dia ele irá falecer, como todos nós, mas as suas historias sempre existirão. seria uma honra conheçê-lo pessoalmente, sei que ele mora em Juazeiro do Norte CE, como dito no texto, se eu for nessa cidade a qualquer momento e perguntar sobre ele, o conheçerei?
    muito obrigado Marcos ou alguém, entrarei novamente em contato

    ResponderExcluir
  35. Não compare seu lunga há um santo essa é piada e de mal gosto,Juazeiro não existe por causa de certas pessoas com tolerância pequena em todos os lugares tem gente ignorante no Sul,sudeste,Enfim no mundo,Padre cicero é um santo que arrasta multidões com pessoas de muita fé.

    ResponderExcluir
  36. seu lunga apesar de ser muito famoso por dizerem que e inguinorante ele e um homem que tem mais inteligencia que muito dotorzinho formado por ai ele pode sim ser famoso por ser um retrato de cultura na nosssa terrra!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Seu Lunga acaba de receber o leite e vai subindo a calçada com a lata de leite nas costas. Um passante bicicletado, em lenta pisada e com ares de deboche grita:
    - Beber um leitin em seu Lunga.
    Seu Lunga na mesma pisada e com ares de touro brigão:
    - Beber leintin o que cabra, hum! tô é lavando a calçada.
    Derrama todo o leite na calçada e entra com a lata vazia e o semblante amuado mas, vingado.

    Abração Marcos e parabéns e obrigado pela difusão da cultura popular nordestina para o Brasil e para o mundo.

    Roberval Paulo - Tocantins - "Um filho de Paraibano que sumiu no oco do mundo pela necessidade e semeou sua semente em terra distante.

    ResponderExcluir
  38. Dandan Medeiros28 maio, 2011

    Seu lunga teve em natal e foi na feira do alecrim comprar uma galinha Caipira e levou pra casa pra comê-la e chegando em casa a sua mulher pergunta: é pra matar seu lunga?? Lunga diz... Não sua energumina é pra dar uma surra e soltarkkkkkkkkkkkkkk

    um dos melhores cordeis é desse sertanejo bom de respostas e de ignorancia.

    ResponderExcluir
  39. Seu Lunga é super famoso por todo o nordeste msm,e qdo encontro alguém grosso no falar,sempre pergunto brincando se é parente dele,rs cheiro de pernambuco a todos!!!! veruska caruaru-pe

    ResponderExcluir
  40. queria conhecer o seu lunga

    ResponderExcluir
  41. SEU CABRA RETADO PERGUNTOU BESTEIRA RESPONDE NA TELHA

    ResponderExcluir
  42. SEU LUNGA - TOLERÂNCIA ZERO!
    Ismael Gaião

    Eu vou falar de Seu Lunga
    Um cabra muito sincero,
    Que não tolera burrice
    Nem gosta de lero-lero.
    Tem sempre boas maneiras,
    Mas se perguntam besteiras,
    Sua tolerância é zero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Ismael, como sempre!
      Publiquei em nossa fan page no facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=517949158240705&set=a.489835504385404.95564.251445441557746&type=1&theater

      Continue sempre nos enviando seu material. Abraços!

      Excluir
  43. Encantada com tudo isso. Amo cultura brasileira,seja ela nordestina, mineira, ou... adorei dar um passeio nessa página.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.