Para a formação do povo nordestino participaram três etnias: o índio, o português e o africano.
A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste, porém essa mistura de raças não aconteceu de forma uniforme. Em algumas regiões, como no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, predominaram os caboclos, já em outras, como a Bahia, Piauí, Pernambuco Oriental e o Maranhão, os mulatos predominam. Os cafuzos também são muito comuns no Maranhão.
Em torno de um quarto dos nordestinos tem ancestralidade predominantemente européia, sobretudo portuguesa[3]. Pesquisas genéticas recentes feitas por um conceituado laboratório genético brasileiro descobriu que 19% desses nordestinos brancos têm alguma ancestralidade holandesa.[4]. Entre nordestinos de outras raças a influência genética holandesa não foi avaliada, mas é indiscutivelmente presente.
Distribuição populacional
Assim como acontece em todo o território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída, cerca de 60,6% dela fica concentrada na faixa litorânea (zona da mata) e nas principais capitais.
Já no sertão nordestino e interior, os níveis de densidade populacional são mais baixos, por causa do clima semi-árido e da vegetação de caatinga.
Ainda assim, a densidade demográfica no semi-árido nordestino é uma das mais altas do mundo para esse tipo de área climática. Em parte, entretanto, pode-se atribuir a relativa superpopulação da região à má infra-estrutura e pouco desenvolvimento econômico e tecnológico, uma vez que se verificam áreas semi-áridas de grande desenvolvimento que suportam densidades ainda maiores (vide Israel e certos Estados norte-americanos como o Texas e parte da Califórnia).
De acordo com os dados do IBGE (2000), a concentração urbana do Nordeste é da ordem de 69,10%. A urbanização do Nordeste foi mais lenta em relação ao resto do País, mas se acelerou muito nas últimas décadas. No período 1991-1996, a participação da população rural no total da população teve queda de 45,8%.
Fonte: Wikipédia
eu quero SABERRRR A POPULAÇÃO URBANA NORDESTINAAAAAAAAA!!!!
ResponderExcluirA DENSIDADE DEMOGRAFICA NORDESTINA!!!
O NUMERO DE MUNICIPIOS NORDESTINA!!!
MORTALIDADE INFANTIL NORDESTINA!!!
ANALFABETISMO NORDESTINO!!!
so ver em outro site
ExcluirCalminha...
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'gostei do texto (:
ResponderExcluirobs: ri liiitros com o 1º anônimo :')
Também ri muito com o primeiro comentário. Ele acha que aqui é o IBGE. Esse é um blog sobre a cultura nordestina e não sobre as estatísticas do nordeste.
ResponderExcluirvcs são bem divertidos né ?
ResponderExcluiriengraçado....rrsrsrs!
Eu queria que alguem me respondesse qual a influencia do clima sobre a regiao NORDESTE>>>?
ResponderExcluirlol
ResponderExcluirSAKSAKOPASKOASKOPS' eu ri mtu com o primeiro comentariio ....
ResponderExcluirrevolts nordestina ? kkk
CREDO GENTE PQ VCS ESTÃO RINDO DO PRIMEIRO....SO PQ ELE FES UMA PERGUNTA DE VEZ DE UM COMENTARIO...AIAIAIAIAIA
ResponderExcluirkkkk' se enche de rissadass kkk
ResponderExcluirnordeste muita cultura popular, quadrilha,xaxado,reisado,ciranda,frevo,afroxé,coco, e muito mais, isso é cultura isso é nordeste
ResponderExcluirWikipédia não é um site confiável para pesquisas, blog. É interessante observa-lo par mera observação de dados, apenas isso, como disse, não é um site confiável pois qualquer pessoa pode anexar conteúdo ao mesmo.
ResponderExcluirE POVO NORDESTINO NÃO É ORIUNDO DE APENAS 3 ETNIAS. O próprio site desmente isso em "cultura brasileira". | Camila R. Clemente