27 agosto 2008

Viola caipira, cordel e cultura popular


Alguns dias atrás, futricando na blogosfera atrás de novidades culturais, me deparei com o blog do Fábio Sombra. De cara vi que tinha algo interessante ali. Algo diferente dos que geralmente encontramos pela internet. O que mais me impressionou no blog foi à dedicação com que ele fazia seus artigos e principalmente os assuntos que eram abordados.

Fábio Sombra é um artista completo: músico violeiro, compositor, pintor (quadros expostos em museus do Brasil e da Europa)
, escritor e pesquisador do folclore brasileiro. Ainda sobra tempo a esse carioca de raízes interioranas, para desenvolver um fantástico trabalho no sentido de despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental para a literatura de cordel e poesia popular. Também ministra oficinas e palestras a professores, bibliotecários, pedagogos e interessados em cultura.

Ao tomar conhecimento dessa riqueza cultural, trocamos emails e ele me enviou parte seu trabalho. Um livro, um CD e um folheto de cordel. Faço questão de compartilhar com vocês um pouco disso tudo:

Livro:
A Lenda do Violeiro Invejoso

Viola caipira, folhetos de cordel, capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiências e paixões antigas, serviu como inspiração para A lenda do violeiro invejoso, seu primeiro romance dirigido ao público jovem.


Muitas cenas de suspense
Num cenário medieval
E um vilão auxiliado
Pelo sobrenatural
E como termina a história?
Basta lê-la até o final.


CD:
Manheceu – Fábio Sombra e as Violas de Chico Lobo

Para quem gosta da autêntica música caipira com toadas, modas, catiras, guarânias, valsinhas e cirandas, não pode deixar de conhecer esse CD que também traz muito de sua história. São composições com temas vivenciados em sua época de adolescente no interior de Minas Gerais.

Folheto:
Proseando Sobre Cordel

Fábio nos conta desde a origem do cordel, abordando temas relevantes e bem interessantes como a chegada do cordel no Brasil, métrica e rima no cordel tradicional, desafios e pelejas, curiosidades e perspectivas para o futuro desta arte.

Quem desejar saber mais sobre outros trabalhos de Fábio Sombra, basta fazer uma visitinha bem despretensiosa ao seu blog como eu fiz. A dica ta ai gente. Até!


4 comentários:

  1. Marcos, você pode divulgar o que quiser do meu blog aqui. Será uma honra para mim!
    Obrigada pela parceria!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, obrigada por sua visita em meu blog. Quero também dizer que seu espaço é muito interessante e que voltarei sempre para conhecê-lo melhor.
    Sim, vamos fazer a parceria, claro! Já vou te adicionar lá.

    Um abraço,

    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Mês passado houve uma querela aqui na cidade entre os pais de uma escola e uma professora.

    A situação ficou preta entre as partes, porque a professora recursou o trabalho de um aluno porque julgou que não era literatura de cordel, depois de todo o processo, da confusão armada, os pais exigiram foi a saída da professora da matéria, porque ela não exigia o conteúdo das crianças sem conhecimento.

    A professora não sabia o que era CORDEL.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda temos profissionais no setor educacioal que não sabem definir determinados aspetos de nossa cultura. É uma pena que isso ainda aconteça, já que existe uma variedade enorme de fontes de pesquisa.

    Cordel: www.ablc.com.br

    Se a professora tivesse acessado este site ainda estaria empregada. Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.