Fábio Sombra é um artista completo: músico violeiro, compositor, pintor (quadros expostos em museus do Brasil e da Europa), escritor e pesquisador do folclore brasileiro. Ainda sobra tempo a esse carioca de raízes interioranas, para desenvolver um fantástico trabalho no sentido de despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental para a literatura de cordel e poesia popular. Também ministra oficinas e palestras a professores, bibliotecários, pedagogos e interessados em cultura.
Ao tomar conhecimento dessa riqueza cultural, trocamos emails e ele me enviou parte seu trabalho. Um livro, um CD e um folheto de cordel. Faço questão de compartilhar com vocês um pouco disso tudo:
Livro:
A Lenda do Violeiro Invejoso
Viola caipira, folhetos de cordel, capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiências e paixões antigas, serviu como inspiração para A lenda do violeiro invejoso, seu primeiro romance dirigido ao público jovem.
Muitas cenas de suspense
Num cenário medieval
E um vilão auxiliado
Pelo sobrenatural
E como termina a história?
Basta lê-la até o final.
Num cenário medieval
E um vilão auxiliado
Pelo sobrenatural
E como termina a história?
Basta lê-la até o final.
CD:
Manheceu – Fábio Sombra e as Violas de Chico Lobo
Para quem gosta da autêntica música caipira com toadas, modas, catiras, guarânias, valsinhas e cirandas, não pode deixar de conhecer esse CD que também traz muito de sua história. São composições com temas vivenciados em sua época de adolescente no interior de Minas Gerais.
Folheto:
Proseando Sobre Cordel
Fábio nos conta desde a origem do cordel, abordando temas relevantes e bem interessantes como a chegada do cordel no Brasil, métrica e rima no cordel tradicional, desafios e pelejas, curiosidades e perspectivas para o futuro desta arte.
Quem desejar saber mais sobre outros trabalhos de Fábio Sombra, basta fazer uma visitinha bem despretensiosa ao seu blog como eu fiz. A dica ta ai gente. Até!
Marcos, você pode divulgar o que quiser do meu blog aqui. Será uma honra para mim!
ResponderExcluirObrigada pela parceria!
Abs.
Marcos, obrigada por sua visita em meu blog. Quero também dizer que seu espaço é muito interessante e que voltarei sempre para conhecê-lo melhor.
ResponderExcluirSim, vamos fazer a parceria, claro! Já vou te adicionar lá.
Um abraço,
Márcia
Mês passado houve uma querela aqui na cidade entre os pais de uma escola e uma professora.
ResponderExcluirA situação ficou preta entre as partes, porque a professora recursou o trabalho de um aluno porque julgou que não era literatura de cordel, depois de todo o processo, da confusão armada, os pais exigiram foi a saída da professora da matéria, porque ela não exigia o conteúdo das crianças sem conhecimento.
A professora não sabia o que era CORDEL.
Infelizmente ainda temos profissionais no setor educacioal que não sabem definir determinados aspetos de nossa cultura. É uma pena que isso ainda aconteça, já que existe uma variedade enorme de fontes de pesquisa.
ResponderExcluirCordel: www.ablc.com.br
Se a professora tivesse acessado este site ainda estaria empregada. Obrigado pela participação.