25 dezembro 2007

O futuro e o presente do cordel

Material de autoria do parceiro e Violeiro Fábio Sombra. Publicado originalmente no folheto “Proseando Sobre Cordel”.

O cordel hoje e suas perspectivas para o futuro

No início da década de 1970 dizia-se que o cordel estava morrendo. Hoje em dia a situação é completamente diferente. Assiste-se a um grande movimento de resgate e renovação do gênero. Novas editoras vêm surgindo, novos autores estão publicando seus folhetos e muitos textos clássicos vêm sendo reeditados. Educadores hoje já reconhecem o valor do cordel e o utilizam, cada vez mais, em sala de aula e em oficinas de criação literária e poética.

E as perspectivas para o futuro mostram-se também muito grandes. Hoje a Internet e os recursos de editoração caseira barateiam e facilitam, sempre mais, a vida dos poetas, além de oferecerem novos espaços para que divulguem sua produção.


E até mesmo as pelejas e desafios surgem de maneira renovada, com os combates acontecendo por e-mails ou e salas de bate-papo e torneios virtuais. Sinal de que o cordel vêm resistindo bravamente ás mudanças e aos desafios dos novos tempos.


Quer conhecer mais sobre o cordel?

Então vale a penas visitar o site da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel e prestigiar o trabalho que essa instituição vem fazendo para divulgar e preservar essa importante manisfestação da cultura popular brasileira. O endereço é: www.ablc.com.br .

Veja também:

A história do cordel
Curiosidades sobre cordel

Métrica, rima e temas no cordel tradicional


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.