Documentário disponível na internet:
Youtube
TV Senado
Em junho de 2012, uma equipe da TV Senado embrenhou-se pelo interior da Paraíba em busca de pessoas que tenham conhecido o lendário Zé Limeira, cantador negro que viveu os primórdios da cantoria e que criou os versos mais surrealistas da história do repente. Dessa aventura, surgiu O homem que viu Zé Limeira, um documentário sobre o escritor Orlando Tejo, que eternizou os versos desse cantador no livro Zé Limeira, o poeta do absurdo. Mas essa é outra história!
O fato é que das conversas com os moradores da região, repentistas, músicos, pesquisadores e admiradores da cantoria, foi possível conhecer o universo em torno dos cantadores e dos repentistas e a riqueza contida em suas memórias. Nasce então o documentário Cantorias, uma coletânea de histórias que tem como protagonistas os cantadores de viola nordestinos, homens de raciocínio rápido e língua afiada, que deixaram um rastro de poesia mundo afora.
Com depoimentos de Ariano Suassuna, Chico Cesar, Siba, João Furiba, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Oliveiras de Panelas, Jomaci Dantas, Beto Brito, Marcus Accioly, Bráulio Tavares e Gonzaga Rodrigues.O resultado foi um documentário bem humorado e cheio de relíquias como fotos, vídeos e fonogramas que mostram os mestres da cantoria em diferentes épocas. Segue nosso cartaz, o trailer no Youtube e textos para falar desse trabalho. Conto com a colaboração de todos na divulgação!
Cantorias
No sertão paraibano
Naquele século passado
No Teixeira, Romano e Inácio
Fizeram verso acertado
Criando a nossa cantoria
Que da noite para o dia
Deixou o povo encantado.
Dois rimando no passado
Desafiaram a fantasia.
Pinto, Louro e Xudu
Seguiram a mesma porfia
Hoje no rádio e na TV
O que mais o povo vê
São versos de cantoria.
Maurício Melo
Estreia: 30/07 (sábado), às 21h30
Reapresentações:
• 31/07 – 9h30/ 17h30
• 01/08 – 1h00
• 06/08 – 20h00
• 07/08 – 8h30 / 16h00
• 13/08 – 6h00 / 22h00
Direção: Maurício Melo
Produção, roteiro e edição: Lorena Maria
Duração: 28 min
Muito bom. Não vou perder. Obrigado por postar.
ResponderExcluirDocumentário muito bom, nossas raízes nordestinas é muito rica! Obrigado pela indicação.
ResponderExcluir