23 dezembro 2009

O Homem Que Engarrafava Nuvens - Documentário sobre obra de Humberto Teixeira


Estréia 15 de janeiro nos cinemas
Mais do que um documentário musical sobre a obra do compositor Humberto Teixeira, “O Homem que Engarrafava Nuvens” é uma homenagem a um estilo musical genuinamente nacional, o Baião.

Sinopse
Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em samba e bossa nova. Entre esses dois ritmos, há uma década esquecida, um período em que um ritmo nordestino foi levado ao sul, tomou o país como um furacão, e logo se espalhou pelo mundo.

É o mais excitante e autêntico de todos os sons brasileiros, o Baião. “O Homem Que Engarrafava Nuvens” é sobre o criador desse movimento musical, Humberto Teixeira.

Dirigido por Lírio Ferreira, o premiado diretor de “Árido Movie”, “Cartola” e “Baile Perfumado”, esse documentário-musical conta a história de Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”, o compositor por trás de clássicos como Asa Branca, uma das canções mais populares do Brasil.

O filme não é só uma celebração de genialidade poética e musical de Teixeira, mas é também uma jornada de descoberta, do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil.

Participação de grandes artistas como: Elba Ramalho, Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Fagner, Zeca Pagodinho,Caetano Veloso. Luiz Gonzaga, Lenine, Maria Bethania, Cordel de Fogo Encantado, Chico Buarque, Sivuca, Carmélia Alvez, Rita Ribeiro...entre outros.

Veja o show em homenagem a Humberto Teixeixa, o Doutor do Baião:
Part1 (Sivuca, Carmélia Alves e Cordel do Fogo Encantado)
Part2 (Rita Ribeiro e Gilberto Gil)
Part3 (Lenine e Zeca Pagodinho)
Part4 (Fagner e Elba Ramalho)
Part5 (Todos juntos)


Mais informações:
http://ohomemqueengarrafavanuvens.blogspot.com
http://twitter.com/EngarrafaNuvens
www.nucleodaideia.com.br
mkt7@nucleodaideia.com.br



3 comentários:

  1. Grande Marcão, o sumido aqui apareceu para lhe desejar um feliz 2010 e, vendo a discografia do grande Luiz Gonzaga, vou publicar um post à respito...

    Feliz 2010 e que continue sempre divulgando a riqueza da cultura nordestina....

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. add esse blog aos meus favoritos, gostaria que conhecessem o meu, sobre cultura no Cariri do Ceará: http://culturanocariri.blogspot.com ficaria honrada com a visita de vocês, atualizado diariamente,reizado, cordel, fotografia,religiosidade,danças,etc. Postagens de vários autores, entre artistas, produtores, professores e intelectuais!

    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Olá Janinha, primeiramente obrigado pela visita a meu blog. Quem bom que gostou, espero contar com sua visita sempre. Caso deseje divulgar algum material nele, basta me enviar.
    Adorei seu blog, muito interesante. Como faço para receber as atualizações? Grande abraço.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.