09 outubro 2009

Obra de Ariano Suassuna transforma-se em escultura em João Pessoa


(Matéria JPB)

O Parque Solon de Lucena, um dos mais conhecidos cartões postais de João Pessoa, ganha um monumento em homenagem à cultura nordestina. É uma escultura em formato de 'totem', pensada e reproduzida pelo artista visual Miguel dos Santos, que define sua obra como "uma homenagem ao imaginário do povo paraibano e brasileiro".

Há um ano ele se dedica à produção do monumento intitulado 'A Pedra do Reino', referência à obra do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. A escultura de cerca de oito metros e cinquenta centímetros foi confeccionada a partir de três elementos: concreto, aço e cerâmica. No topo, dois rostos, um voltado para a região do Sertão, que retrata Ariano Suassuna, e o outro em direção ao mar, cuja figura é a de João Suassuna, pai de Ariano e também ex-presidente da Paraíba, cargo hoje intitulado de governador.

Ao longo do monumento aparecem outras fisionomias que simbolizam as quatro raças: negro, índio, português e o mestiço. Na sua construção, também foi utilizado o aço para a confecção de um arco com estrelas que caracteriza a coroa do Sertão. Inclusive o aço, segundo o próprio artista, é considerado a prata da região. Na parte superior, bem na base do 'totem', vão ficar oito peças, sendo quatro cavalos representando as estações do ano e quatro onças aladas, onde nas asas haverá pinturas de animais em processo de extinção, a exemplo de tamanduá, lobo-guará, cascavéis e carcarás.

Ao monumento também vai ser incorporado um projeto paisagístico, onde cactos, plantas do sertão, darão a beleza contornando a parte inferior da obra. Nos azulejos, ainda serão colocadas 500 pontas de aço de cerca de 15 centímetros, como se fossem espinhos de rosas, que serão postos entre as junções das cerâmicas. "A proposta é aguçar a imaginação das pessoas. É como se fosse uma rosa protegida por seus espinhos", explicou.

O homenageado – Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa e após o seu pai, João Suassuna, deixar o governo do estado, ele foi com a família para a região do Alto Sertão paraibano, morar em uma fazenda. Assassinado o pai, a família deixa a região, mudando-se para a cidade de Taperoá. Em 1938 foram para Recife. Lá, durante a faculdade, Ariano teve contato com poetas, escritores e artistas. Em 1952 começa a trabalhar em advocacia, mas logo abandona a profissão, dedicando-se ao magistério e à atividade de escritor. Publicou em 1970 o livro 'O Romance d'a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta'. O livro serviu de base para uma microssérie brasileira exibida no ano de 2007 pela Rede Globo.

Paraíba News


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.