O jeito de falar aqui na Paraíba já sofre uma grande transformação da forma como se fala em Pernambuco, por exemplo. E eu não estou me referindo apenas ao sotaque não. São expressões completamente diferentes em estados vizinhos para designar a mesma coisa. É uma riqueza lingüística tão grande que nem parece que estamos na mesma região.
Para ilustrar bem esse tema tão interessante, vale a pena assistir a matéria que foi ao ar no jornal da TV Globo: "Bom Dia Brasil". O poeta Jessier Quirino explica as expressões do dia-a-dia dos pernambucanos.
Reportagem de Mônica Silveira
Imagens de Robson Batista
Veja também um vídeo sobre o "baianês" postado pela colega Alcione Torres.
Olá Paulo!
ResponderExcluirRecebi uma indicação e indiquei seu blog ao "Blog Day". Espero que goste!
Um grande abraço e uma semana de sucesso.
pau
ExcluirGostei do "assustado" aqui no meu estado (São Paulo) é chamado de festa surpresa! Meu pai é nordestino do estado do Piauí, ele fala umas palavras bem diferentes dos paulistas e eu acabou pegando o costuma e todo mundo acha meio estranho algumas palavras que eu falo!
ResponderExcluirBeijinhos!
www.falajuliana.blogspot.com
Acabo de adicionar o "Cultura Nordestina" na minha lista de blogs.
ResponderExcluirVocê tem alguma preferência dentre os poemas para divulgar? Algum que se encaixe melhor aqui?
Procurei seu email aqui e não encontrei, voltas e voltas não achei, eu não uso o gmail, me responde nesse: erickjoseph88@yahoo.com.br
Muito boa matéria, e esse tal de poeta chamado Jessier Quirino, peense num minino... que dá nó em carrapeta!
ResponderExcluirSaudações oxentianas.
Oi Beth Cruz, de onde você tirou esse Paulo? :)
ResponderExcluirAbraços e sucesso a você também!
@Olá Juliana! Depois que as "bandas de forró" dominaram o nordeste, esses assustados tem sido cada vez mais raros. Obrigado pela visita!
ResponderExcluir@Agradeço a gentileza Erick. Esse Jessier é um caba danado de bom! Dá no em pingo d`água também e beliscão em azulejo. Vale a pena da uma passadinha lá no site dele: www.jessierquirino.com.br. Sobre o poema, fica a seu critério, o que você preferir. Abraços.
Amei o vídeo! Se você assistir esse e, logo depois, o que coloquei lá no Sarapatel de Coruja sobre o baianês vai conseguir perceber claramente essa diversidade.
ResponderExcluirOi Alcione! Nosso Nordeste é um verdadeiro Sarapatel de Coruja! :) Muito legal o vídeo. Já coloquei um link pro vídeo na matéria. Obrigado pela participação. Abraços.
ResponderExcluirMarcos,
ResponderExcluirO Cultura Nordestina já faz parte dos meus links preferido. Já está lá no cantinho dadalinha. Vou te enviar um poema "Migrante" que fala sobre o sotaque nordestino, que muitas vezes é ironizado. Moro um tempão no Rio de Janeiro, mas tenho paixão pelo Nordeste e um orgulho do tamanho de um trem, de ser nordestina.
Um abraço,
DalinhavpsKq
Agradeço a gentileza Dalinha. Muito bom o poema, já está programado para semana que vem. Continue me enviando sempre que achar necessário. Obrigado e abraços.
ResponderExcluirNao ta aprecendo o video, so porque eu queria ver =/
ResponderExcluirAchei o blog a uma semana e ja esta nos meus favoritos!!
Karol
Cade o tal dicionario nordestino? Nao sei onde ler. Sou Pernambuco e estou escrevedno nosso dicionario PERNAMBUCANO DE GIRIAS, DIALETOS E EXPRESSOES(PERNAMBUQUEZ). Mas o nordestnuio muito o mesmo sotaque e tambem muitas das girias e palavreados.
ResponderExcluirPq não tem opção para curtirmos este blog no facebook?
ResponderExcluirgostaria muito d compartilhar
abço a todos vcs
Célia lima
O mapa de dialetos da wiki ta kuase todo errado..e ha uma tendencia em alguns pontos do ne similar ao galaico em fazer j/g virar sh/x o famoso xiado - eles dizem ke existe um dialeto do interior do rj e vai ate es e ba..ke o reconcavo vai ate sf..ke o hinterland norte e costa..ke o paulistanes so tem um e vai ate santos..ke sc fala como curitiba e nao como rs..etc etc..so barbaridares mentirosas com fundo em lobbies para ampliar zonas em detrimento da realidade historica mais relacionada a biomas caso do sotake do ce ke vai ate o norte da ba mas e resumido a costa norte
ResponderExcluir