20 março 2008

A Paixão de Cristo


O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém sem dúvida foi um dos mais belos que ja tive a oportunidade de ver. Começou a ser encenado nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no ano de 1951, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, Epaminondas Mendonça. Ele leu em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau encenavam a Paixão de Cristo, daí, surgiu à idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa para atrair turistas e movimentar o comércio local.

O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas. Nem a chuva que tem caído aos montes nos ultimos dias, diminue a beleza deste evento.

A idéia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém para as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 40 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo.



0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.