23 outubro 2007

Semana Nacional do Livro

O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil.

Para quem deseja passar a semana bem tranqüila, dentro de uma rede e lendo livros de excelente qualidade, ai vai algumas dicas:

O romance da besta fubana
Luiz Berto
Adquira o livro

A história imaginária da República Rebelada dos Palmares, criada após a separação do município do Interior pernambucano do resto do Brasil, é o recheio de O Romance da Besta Fubana, do escritor palmarense Luiz Berto, obra que completa 20 anos e chega à terceira edição com lançamento especial hoje, às 19h, na sede da Editora Bagaço, no Poço da Panela. "Na época da primeira edição, em 1984, a publicação foi classificada como realismo fantástico, por conta do estilo em voga entre os escritores sul-americanos", explica o autor.


Bandeira Nordestina
Jessier Quirino
Adquira o livro

“Neste trabalho, a capacidade criadora ou documental, torna-se mais abrangente, porque consegue fazer com que todo o material seja tratado com igual qualidade. Sem exibicionismo,
Jessier Quirino nunca se exibe – naquele sentido do vulgar ou do chulo – e, por isso, é tão sério e tão firme”. (Raimundo Carrero) “A poesia de Jessier Quirino é como um retrato em branco e preto. Não! Na verdade a poesia de Jessier Quirino é como uma xilogravura que, na simplicidade do preto no branco, guarda a mágica de fazer cada um enxergar as cores mais bonitas colorindo a cena retratada à perfeição do seu gosto”. (Gilberto Braga) Acompanha CD.

Para rir até chorar com a cultura popular
Marcos França
Adquira o livro

O melhor do lado humorístico contido em diversos ramos de nossa cultura popular, com destaque especial para a Cantoria. Estão reunidos os versos mais lindos, engraçados e bem humorados de todos os tempos, escritos por grandes poetas e cordelistas nordestinos ou cantados em desafio pelos mais extraordinários violeiros, cantadores e repentistas dessa região. Também ensina como são construídos mais de 50 gêneros de cantoria, com suas normas e maneiras diferentes de organizar os versos, explicando detalhadamente o tipo de rima, o número de versos, o número de sílaba e metrificação de cada modalidade. A obra contém, ainda, quase 800 adágios, ditados e ditos populares de todos os tempos.


Marcos França
contato@culturapopular.com.br
www.culturapopular.com.br



0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.