16 outubro 2010

Zabé da Loca é destaque em reportagem do Globo Rural




A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca foi destaque de uma reportagem especial exibida no programa Globo Rural. A matéria, assinada pela jornalista Helen Martins, mostrou o cotidiano, as memórias e os projetos da musicista popular, que mora na zona rural de Monteiro, no Cariri paraibano.

A primeira curiosidade abordada pela matéria foi a explicação do nome artístico. “Zabé” advém do nome Isabel, e “Loca” refere-se a uma pequena gruta localizada numa das serras de Monteiro, onde a artista viveu por anos com o marido (já falecido) e seus filhos, dos quais só dois ainda são vivos nos dias de hoje.

Aos 86 anos, Zabé da Loca não vive mais nesta gruta. Ela agora mora em uma casa cedida pelo Incra, no assentamento Santa Catarina, em Monteiro. Vinda de Pernambuco, onde nasceu, ela trabalhou toda a sua vida na roça, com seus irmãos, de onde aprendeu a tirar o sustento para sua família e, posteriormente, seus filhos.

Aos 79 anos, Zabé foi descoberta como pifanista e se apresenta por todo o Brasil, com viagens realizadas a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de outras cidades do Nordeste. Fumante, desenvolveu bronquite crônica e já tem a audição prejudicada devido à idade avançada. Mas não para de sonhar. Sua fiel escudeira é Josivani Calhano, que viajava como assistente de Zabé da Loca e hoje dirige uma escola de música em Monteiro, onde a pifanista dá aulas e perpetua a arte entre as crianças da região.


http://www.patosonline.com


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.