Objetivos do encontro:
Realizar um encontro voltado para os instrumentistas de violão.
Objetivos Específicos:
- Fomentar o estudo e aperfeiçoamento do instrumento;
- Promover um campo de discussão acerca de problemas, soluções e perspectivas referentes ao estudo do instrumento, visando sua utilização efetiva nos cursos de Bacharelado em Violão, Licenciatura em Música e Produção Cultural;
- Criar um vínculo entre a UFCG e a comunidade violonística campinense e de outros centros;
Iniciar um banco de dados de violonistas e admiradores, visando um canal de divulgação de eventos futuros, contribuindo para a formação de platéia em eventos nessa área;
- Conscientizar aos interessados as condições de ingresso num curso de Bacharelado em Violão;
- Promover a troca de informações no campo da Prática Interpretativa;
- Possibilitar uma ação de intercâmbio entre alunos e professores da UFPB e da UFCG, fornecendo subsídio para apresentações nos dois centros.
Justificativa
A cidade de Campina Grande conta com um curso superior em música que possui a modalidade de Bacharelado em Violão. Na recente seleção no teste de habilidade específica para o ingresso no próximo ano, obtivemos um percentual de 37% de candidatos a violão ou guitarra, mostrando a força deste instrumento na região.
Nesse prisma, consideramos de vital importância promover um encontro entre violonistas profissionais, amadores e admiradores do instrumento, no sentido de informar, trocar informações, propiciar o desenvolvimento técnico e histórico do instrumento, o intercâmbio entre violonistas de outros centros e, através de todas essas ações promover a UFCG e a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia na qual o curso se encontra.
Outra importante conseqüência dessa ação é promover o intercâmbio entre a UFPB e a UFCG. No sentido de promover o estudo e difusão da produção artística dos violonistas agregados nas duas instituições.
Em edições futuras desse evento, estaríamos agregando, também, abordagens em instrumentos pertencentes a mesma categoria organologica (Cordofones Beliscados) como: Viola de Arame, Alaúde, Vihuela, Cavaquinho, Guitarra elétrica e Contrabaixo elétrico, dentre outros. Criando uma expansão do evento e, consequentemente, a divulgação da Universidade, do Centro de Humanidades e da Unidade Acadêmica relacionada.
Mais informações sobre o evento nos links:
Cartaz
Folder
Contato:
Jorge Ribbas, Professor de Música e Produtor Cultural.
(83)3341.0075
jorgeribbas@ig.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.