06 abril 2009

Literatura de Cordel na FLIP


Por Fábio Sombra

É bonito de se ver como a literatura de cordel vai, aos poucos, conquistando o espaço e o respeito que lhes são devidos na literatura brasileira. E é exatamente através das obras para os jovens leitores que esta tendência se percebe com maior clareza. Autores como os incansáveis e talentosos irmãos Klévisson e Arievaldo Viana, do Ceará, por exemplo, têm publicado seus trabalhos, não só em seu estado de origem, mas também em grandes editoras do eixo Rio-São Paulo, além de terem seus livros selecionados em importantes programas de distribuição de livros infanto-juvenis como o PNDE, do Governo Federal.

Aliás, editoras de todo o Brasil começam agora a perceber o potencial do cordel na formação de jovens leitores. Prova disto é que a edição de 2009 da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, através de sua divisão infanto-juvenil, a FLIPINHA, resolveu incluir em sua programação um painel exclusivo para discutir o cordel na literatura infanto-juvenil. A mesa terá a participação do excelente artista Jô Oliveira (que ilustrou inúmeros textos de cordel, entre eles uma recriação do famoso romance do PAVÃO MISTERIOSO, adaptado por Arievaldo Viana) e do escritor e ilustrador Fábio Sombra, que com apenas duas de suas obras de cordel infanto-juvenil já vendeu mais de 35.000 exemplares e conquistou prêmios importantes como o selo de "altamente recomendado" da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e teve suas obras selecionada para dois PNBES.

Em sua apresentação, Fábio Sombra, que é membro da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, também irá destacar o importante papel desta instituição na luta pela valorização do cordel no Brasil, bem como apresentar ao público outras iniciativas pioneiras no uso do cordel na escola, como o projeto ACORDA CORDEL EM SALA DE AULA, de Arievaldo Viana.

Na foto: folhetos de cordel na sede da ABLC, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro.


4 comentários:

  1. Olá Marcos,
    Realmente o Cordel anda numa boa fase, e crescente.
    Nosso diretor cultural era Marcus Lucenna, de Mossoró, Rio Grande do Norte. Hoje é ele quem gerencia a Feira de São Cristovão. Assumiu o seu lugar, O Paraibano de Sousa, Chico Salles cantor,compositor e cordelista de mão cheia.
    Fábio Sombra, dia 18 de abril, tomará posse na ABLC sendo mais um grande valor que recebe nossa Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
    Meu abraço a você que sempre tem as portas abertas para a cultura popular. Seu Livro: "Para Rir de Chorar" é simplemente um achado. Sempre estou relendo.
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  2. ABLC...boa dica para visitar aqui no RJ.
    Vim aqui indicada por um amigo !! Gostei muito do espaço !! parabéns

    ResponderExcluir
  3. Cordel poeta e viola/
    É a bagagem completa/
    Pra fazer até seresta/
    É só botar na sacola/
    Que o poeta controla/
    Cordel é pura história/
    De alegria e vitórias/
    Cantado a viola chora/
    Nas noitadas toda hora/
    Dos poetas e suas glorias./

    ///////////////////////////
    //Anizio

    ResponderExcluir
  4. não entende muita coisa mais foi bom☺☻♥♦♣♠•◘○◙♀♪

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.