05 janeiro 2009

Mitos sobre a Mandioca


Macaxeira, aipim,
aipi, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, aiapuã, caiabana ou caarina. Não interessa como ela é conhecida, o importante é que no nordeste ela reina em pratos como tapioca, bobó, bolinhos, farofa, paçocas, pão-de-queijo, pirão, queijadinha, vaca atolada e outros. Mas você sabia que também existem mitos sobre essa poderosa raiz?

O folclorista Câmara Cascudo regista alguns:

A índia Mani

Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se:

- Como é branquinha esta criança!

Chamaram-na de Mani. Comia pouco e pouco bebia. Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, Mani não se levantou da rede. O Pajé deu ervas e bebidas à menina. Mani sorria, muito doente, mas sem dores. E sorrindo Mani morreu. Os pais enterraram-na dentro da própria oca e regaram a sua cova com água, como era costume dos índios tupis, mas também com muitas lágrimas de saudade.

Um dia, perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa. A plantinha desconhecida crescia depressa. Poucas luas se passaram e ela estava alta, com um caule forte que até fazia a terra rachar ao redor.

- Vamos cavar? - comentou a mãe de Mani.

Cavaram um pouco e, à flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que dão aos indiozinhos. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani.

- Vamos chamá-la de Mani-oca. - resolveram os índios.

Transformaram a planta em alimento.
A lenda de Mani foi registrada em 1876, por Couto de Magalhães. Câmara Cascudo acrescenta que o nome mandioca advém de Mani + oca, significando casa de Mani.

Zatiamare e Kôkôtêrô

Entre os parecis, povo de Mato Grosso a história é a seguinte: Zatiamare e sua esposa Kôkôtêrô tiveram um par de filhos - o menino Zôkôôiê e uma menina, Atiolô - que era desprezada pelo pai, que a ela nunca falava senão por assobios. Amargurada pelo desprezo paterno, a menina pediu à mãe que a enterrasse viva; esta resistiu ao estranho apelo, mas ao fim de certo tempo, atendeu-a: a menina foi enterrada no cerrado, onde o calor a desagradou, e depois no campo, também lugar que a incomodara.

Finalmente, foi enterrada na mata onde foi do seu agrado; recomendou à mãe para que não olhasse quando desse um grito, o que ocorreu após algum tempo. A mãe acorreu ao lugar, onde encontrou um belo e alto arbusto que ficou rasteiro quando ela se aproximou; a índia Kôkôtêrô, porém, cuidou da planta que mais tarde colheu do solo, descobrindo que era a mandioca.

O peixe Bagadu

Entre os bacairis a lenda conta de um veado que salvara o bagadu (peixe da família Practocephalus) que para recompensá-lo deu-lhe mudas da mandioca que tinha ocultas sob o leito do rio. O veado conservou a planta para alimentação de sua família, mas o herói dos bacairis, Keri, conseguiu pegar do animal a semente que distribuiu entre as mulheres da tribo.


Cultivo da Mandioca


6 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Bem interessante seu post. Já conhecia a a lenda da Mani, acho linda.
    Um abraço Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalinha, eu não conhecia não. Achei interesante e resolvi colocar aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a história da mandioca.
    Ah,parabéns pelo blog, tá nota 1000!
    Ah, vim avisar que tem prêmio pra vocês(s)lá no meu blog
    http://glaukitos.blogspot.com

    Confiram a lista dos 15 blogs escolhidos.
    Tenha(m) um ótimo FDS.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Serginho - Serra Branca - PARAÍBA03 agosto, 2009

    Parabéns pelo blog, se possível gostaria de saber de músicas que trate da Mandioca, da farinha de mandioca... obrigado

    sergiocsousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. adorei esse post.muito interessante

    ResponderExcluir
  6. oi gostei muito desse blog eu tenho 07 anos e esse blog serviu como fonte de pesquisa para um trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.