04 julho 2008

Quadrilhas: ainda mais padronizadas e eletrônicas


Por Dalyne Barbosa

Não se dança mais quadrilha como antigamente. A frase soa saudosista, mas constata uma mudança radical.

Antigamente as eram dançadas ao som de grandes orquestras, na corte francesa, para homenagear reis e rainhas. Vestidos pomposos, passos lentos e reverentes. Depois de ganhar outras influências pela Europa, chegou ao Brasil, indo para os mais diversos cantos do país e em cada lugar recebendo referencias diferentes.

No sul ganhou uma versão que satiriza a antiga dança aristocrata. No Nordeste ganhou o triangulo, a zabumba e o acordeon, ou sanfona, sendo intimamente relacionada ao forró, xaxado, xote e baião, tão difundido pro Luiz Gonzaga.

Porém recentemente, as quadrilhas abandonaram a orquestra, ou o trio nordestino, pelo som gravado e reproduzido por caixas de som. Elas montam uma trilha com algumas músicas conhecidas (a maioria Rei do Baião) e a partir daí montam suas coreografias. Mais, ainda assim, as quadrilhas guardam alguns segredos na hora de pensar suas coreografias. Durante a mostra de quadrilhas no XXXII Festival Nacional de Folguedos, em Teresina- Piauí, alguns grupos chegaram a revelar esses segredos.

A quadrilha Xuá Xuá, o passos são definidos por um coreógrafo. "Se não fosse ele acho que a quadrilha não teria saído esse ano, mas nós também criamos muitas coisas", diz Jeysselane de Freitas, que também é coreógrafa da quadrilha.

Mas o segredo da composição das coreografias da Xuá Xuá está no próprio Encontro Nacional de Folguedos: "Nós assistimos DVDs dos anos passados, vemos os passos de várias quadrilhas e a partir deles inventamos outros passos", revela Jeysselane.

Outra modificação no que diz respeito à quadrilha é que elas deixaram de ser uma homenagem à realeza, e passou a ser uma representação da historia de cada região, no nordeste, por exemplo, é comum encontrarmos quadrilhas que além dos tradicionais noivo e noiva (que são uma referência ao santo casamenteiro, Santo Antônio), trazem Lampião e Maria Bonita como personagens.

Sentir a história que reflete a força do nordestino em uma tradição afeta diretamente a quem interpreta e a quem assiste à apresentação. "É um prazer de ser Maria bonita e quando o povo aplaude, passa uma alegria que contagia a gente", diz Jeysselane, que representa a companheira de Lampião.

Da cidade de Boa Hora, cidade da região norte do Piauí, a quadrilha Verdes Canas veio à Teresina cantar originalidade. "Não temos nada de repetido das outras quadrilhas, eu faço a coreografia de acordo com o tema, que este ano é 'São João na Roça', e o resto é criatividade", afirma Ed Rego, coreógrafo da Verdes Canas.

Mas tradições têm mesmo essa característica fundamental, assim como a criatividade do povo a criou é a criatividade de quem recebe essa história como herança que vai modificá-la.

Foto: Quadrilha Xuá Xuá


7 comentários:

  1. Sou o noivo da xuá xuá, estou muito feliz por ela esta se destacando cada vez mais e só em esta sendo reconhecida por todos fico muito feliz e obrigado pela força e incentivo...



    VALEU, TODA GALERA XUAZEIRA AGRADECE..........

    ResponderExcluir
  2. Olá Noivo! Nós que agradecemos a vocês que mantém nossa cultura sempre viva. Caso deseje nos enviar mais algum material, fique a vontade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. iremos lança o nosso dvd xua xua 200, aguarde.
    tenho algumas fotos no meu orkut no dia em que fomos para aí
    http://www.orkut.com.br/AlbumZoom.aspx?uid=16535439006720929088&pid=1214488420064&aid=1214462700
    obrigado
    NATANIEL...........

    ResponderExcluir
  4. Assim que laçarem o DVD pode avisar que faço a divulgação aqui blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. coreografia de quadrilha estilizada05 abril, 2009

    Olá!
    Sou professora da APAE de Aparecida do Taboado-MS, gostaria de saber como conseguir um DVD com algumas coreografias de Quadrilha que são apresentadas por voces, pois queria muito trabalhar com meus alunos, para apresentar-mos na Fésta que promovemos todo ano para conseguir dinhero para nossas despesas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá sou aluna do Colegio Novo Millenium em Teodoro Sampaio Sp e minha escola vai fazer a nossa festa junina tradicional nordestinas e precisamos de fotos das roupas para fazermos igual1 se puder nos mandar seria muito Bom!
    Obrigada,
    Rarissa Batalini Costa

    ResponderExcluir
  7. Olá Rah Batalini, infelizmente não tenho tais fotos. Caso precise de uma outra coisa, basta dizer que tentarei ajudar.

    Abraços

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.