03 julho 2008

Paraíba X Piauí



Por Dalyne Barbosa

Hoje é dia de apreciar a cultura popular na voz de alguns dos melhores cantadores do Brasil. Zé Viola e João Paraibano promovem um desafio de cantadores para ouvido nenhum botar defeito. Este será um confronto entre Paraíba, atualmente considerada a primeira do Brasil em qualidade de seus cantadores, e o Piauí, que hoje figura em quarto lugar no cenário nacional.

Mas esse desafio ainda não está ganho. Ou melhor, todos são vencedores, principalmente o público que pode apreciar de perto a rapidez de raciocínio sincronizada com os acordes da viola.

Durante a apresentação serão demonstrados vários estilos de cantoria, dos mais antigos e tradicionais aos mais atuais que cantam a política, a corrupção, as tecnologias, que tanto surpreendem o sertanejo, e os acontecimentos do cotidiano brasileiro e mundial.

O presidente da Fundação Nordestina do Cordel, Pedro Costa diz que este será o maior evento de cantadores do ano. “eles estão entre os vinte melhores cantadores do Brasil”, diz Pedro Costa. O presidente contextualiza o cenário da cantoria no Piauí: “É uma forma de aproximar o cantador e a cantoria do povo. No Piauí nos tivemos o melhor cantador do Brasil, o Domingos Fonseca, o Rei do repente. O Piauí está, hoje, renovando seu plantel, tem muita gente boa surgindo. Um estado que mantém por mais de 14 anos uma revista (De Repente) dedicada ao repente e ao cordel não é para qualquer um”.

Os violeiros, cantadores, são pessoas que “moram no mundo” levando a todos os cantos o modo metrificado de contas historias, o ritmo circular da viola e o humor do sertanejo.


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.