27 junho 2008

A Pedra do Tendó



Foi com muito agrado que recebi o convite para passar o São João desse ano em Patos, localizada no auto-sertão paraibano, a cidade é muito conhecida, dentre outras coisas, pelos festejos juninos que todo ano atraem milhares de pessoas do Brasil inteiro. Pensei logo na buchada de bode, carne de sol, galinha de capoeira, macaxeira, milho verde e tantas outras iguarias tão fartas e típicas da região. É claro que também pensei no autêntico forró pé-de-serra, que graças as preces que fiz ao bom Padim Pade Ciço, permanece vivo na voz dos sanfoneiros.

Apesar dos fortes apelos culinários e culturais, nada me impressionou tanto nesse passeio quando a visita que fiz a Pedra do Tendó. Esse lugar mágico fica localizado na Serra do Teixeira, bem próximo a cidade de Patos.

Tentei fazer uns vídeos para vocês, mas não ficaram muito bons. São bem amadores. Confesso que sou péssimo filmando, mesmo assim dá pra ter uma idéia de como é bonito.

Veja: vídeo I, vídeo II

A vista que se tem no lugar é fantástica. Indescritível. A mãe natureza caprichou e nos proporciona uma visão ampla dos montes, serras, lagos e paisagens da redondeza. O vento traz o cheio de mato e o som aproximado do canto dos pássaros é uma bela sinfonia sertaneja. Só indo lá mesmo para saber.

Mais fotos e vídeos

Segundo historiadores, o local era cenário de constante agressão e humilhação a escravas que trabalhavam na região. Essas, sempre que apanhavam, pediam: “Tem dó”, daí a origem do nome Tendó. É nessa mesma Serra do Teixeira que também se encontra o Pico do Jabre, ponto mais elevado do estado da Paraíba.


5 comentários:

  1. Foi uma honra receber a visita. Claro que já está em meus links. Só peço desculpas pela demora. Parabéns pelo teu excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. A filmagem ficou bastante interessante. Visitei a Pedra do Tendó há duas semanas e realmente é um espetáculo! Seu vídeo ficou muito bom.

    Ívyla Monteiro Pereira

    ResponderExcluir
  3. Olá Ívyla, realmente o lugar é bastante bonito. Vale a pena sim conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma maravilha , conhecer é válido sim !

    ResponderExcluir
  5. Realmente muito bonito ! é muito válido conhece-lo .

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.