17 abril 2007

Tributo ao meu Pai



Em homenagem a seu pai: José Soares de Medeiros (foto), o artista Guíbson Medeiros compôs estes versos abaixo.

Trata-se de um breve resumo da vida de nosso querido e amado Zé Soares, desde os primórdios tempos em que começou a trabalhar no porto, até os dias de hoje.






Tributo ao meu Pai
(Guibson Medeiros)

Adeus Maria e Severino
Meus amados meus fieis
Não puxarei cova pros pés
Vou seguir o meu destino
O meu sonho de menino
De crescer ser vencedor
Dos teus braços hoje saio
Mas este teu papagaio
Um dia vai ser Doutor.

No porto fui trabalhar
Comecei como continuo
Ainda era um menino
Que acabava de ver o mar
Até datilografar
Nas folgas fui aprender
Com saudade o peito guarda
E a minha primeira farda
Eu jamais vou esquecer.

Agora já homem feito
Cidadão realizado
Seu espaço foi conquistado
Sem nunca mudar seu jeito
De todos ganhou respeito
Por mostrar o seu valor
E aquele humilde menino
Hoje não é mais contino
Virou chefe de setor.

Com muita dificuldade
Seis filhos pra educar
Voltou a estudar
Mesmo com uma certa idade
Formou-se na faculdade
Realizando os sonhos seus
A sua estória eu sei todinha
E a sua doce Maurinha
Foi o maior presente de Deus.
Trilhasse a tua estrada
Por todos és tão querido
O teu dever foi cumprido
Nesta dura caminhada
Meu velho meu camarada
Nós só temos a agradecer
Aos setenta e noves anos
Ainda fazendo planos
Eu me orgulho de você.

12 abril 2007

Lançamento do site

Por João Paulo Fechine

Hoje foi lançado mais um projeto no “ar”. Um projeto no qual me identifiquei bastante, pois, está relacionado à Cultura Popular Nordestina que tanto dou valor e apreço.

Esse vínculo com minhas raízes tornou muito prazeroso o desenvolvimento deste projeto e acredito eu, ter obtido como conseqüência, um resultado satisfatório.

O site foi idealizado por Igor Medeiros de França, um amigo pessoal, filho de Marcos França, escritor do livro para o qual o site é também destinado. O projeto contou com o “principal tempero nordestino”, a mistura de pensamentos e opiniões, dessa forma, foi condimentado com ilustrações e “pitacos” dos familiares e amigos.

O processo de criação foi de aproximadamente 6 meses (quase uma gestação prematura), driblando a falta de tempo de todos os participantes e com empenho e perfeccionismo para todo lado, muitas vezes, refazendo o que já estava “ok”.

Segundo Igor, o site alcançou todas as expectativas..., eu particularmente me sinto muito satisfeito com o resultado e com as críticas dos colegas de profissão.

É um site que tem a cara do nosso Nordeste, para quem gosta de cultura popular é um prato cheio... não deixem de dar uma olhada e se possível, comprem o livro que é hilário!

Para rir até chorar...

Por Jaquilane Medeiros

Já nas livrarias Prefácio Livros, Sebo Cultural, Livraria do Luiz, Almeida Livraria e na Casa do Livro, a obra literária “
Para rir até chorar com a cultura popular” do escritor e pesquisador Marcos França. Fruto de uma pesquisa de quase dois anos, a obra se transformou num verdadeiro documentário sobre cultura popular nordestina que traduz a essência dos trabalhos de poetas, cantadores, violeiros erepentistas e presenteia o leitor com informações e orientações sobre os extraordinários e inteligentes poetas populares.

O escritor e pesquisador foi buscar na poesia matuta sua essência e decifrou nas páginas do livro, suas diversas formas e composições. Marcos França descreve em mais de 300 páginas os variados ramos da cultura popular, traduzidas em poesias, cantorias, literatura de cordel, emboladas, canções, gestas e romances. A trajetória dos repentistas e o universo dos seus conhecimentos, são narrados no livro que mostra ainda aquilo que somente os grandes mestres da sabedoria popular podem interpretar fielmente.

A obra foi escrita com a paciência e o cuidado de um verdadeiro restaurador de obra de arte e chega às mãos dos leitores como uma aula de cultura. O autor fez o trabalho de pesquisa, mas despejou sobre ele a leveza da criação e o que mais chama a atenção no livro é o cuidado, a delicadeza e o amor com os quais ele a esculpiu, respeitando a sabedoria popular e preservando a magia que está desaparecendo nos dias de hoje.

Marcos descobriu o bê-á-bá do cordel, causos que parecem apenas peças com rimas. Buscou comentar artigo por artigo, parágrafo por parágrafo de maneira clara, direta e precisa, ampliando o campo de estudo e pesquisa de quem necessita compreender a literatura de cordel.

No livro, o autor repassa para o leitor as brigas poéticas, engraçadas cantadas ou faladas, de poetas nordestinos que foram publicadas em livros ou cd’s. Uma farta pesquisa relaciona cordel, emboladas, quadras sextilhas, martelos, mourões e outras. O livro cita o trabalho de alguns dos mais conhecidos poetas populares, violeiros e cantadores nordestinos. Podemos citar alguns, a exemplo dos irmãos Otacílio, Lourival e Dimas Batista, Zé Limeira, Orlando Tejo, Jessier Quirino, Oliveira de Panelas, Zé Pretinho, Zé da Luz, Canhotinho, João Furiba, Domingos Tomás, BiuGomes, Leandro Barros, Pinto de Monteiro, Rogaciano Leite, Cego Aderaldo, Mestre Arcelino, Jô Batista e outros.

“Mesmo sem aquela valorização do passado, ela tem resistido ao tempo e ainda mantém sua importância como cultura que é”, diz o escritor. Ele reuniu versos engraçados, alegres e bem humorados de todos os tempos, cantados ou escritos, quase todos já publicados em outros livros ou gravados em dc’s. São quadras, décimas, sextilhas, mourões, martelos, cordel, emboladas e outras formas de poesia.

08 abril 2007

Maciel Melo - Biografia


Maciel Melo nasceu na pequena Iguaraci, cidade do sertão pernambucano, a 363 km do Recife. O pai, tocador de sanfona, ensinou-lhe desde cedo que o autêntico forró pé-de-serra não se limita a sanfona, zabumba e triângulo. Vale utilizar também o violão com baixaria, sopros, cavaquinho, banjo e até guitarra elétrica.

Maciel já entrou na história da música nordestina com o clássico “Caboclo Sonhador”, sucesso com Flávio José e Fagner. Virou uma referência para onde se voltam tantos cantores do gênero, que vivem na região, ou os que emigraram para o sudeste: Xangai, Santanna, os citados Flávio José e Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho.

Veja seu DVD

O primeiro disco de Maciel Melo, “Desafio Das Léguas”, foi lançado em 1989. Um disco ousado para um desconhecido, com participações de Vital Farias, Xangai, Dominguinhos e Dércio Marques, que comprovam o seu talento.

Sete anos depois o álbum "Janelas" deu continuidade ao trabalho iniciado com dificuldade. No ano seguinte (1997) ele gravou o disco "Retinas". Em 1998 o artista participou do primeiro número da coletânea Só Forró, pela Kuarup. O álbum conta com a participação de grandes artistas nacionais, como Sivuca, Xangai, Dominguinhos, Marines e Petrúcio Amorim. Em 1999 Maciel gravou o disco "Jeito Maroto"; em 2000, "Isso Vale um Abraço"; em 2001 lançou "Acelerando o Coração". Ainda no mesmo ano ele emprestou seu talento à coletânea Só Forró II (Kuarup). Nesse CD Maciel Melo gravou ao lado de nomes como Jackson Antunes, Juraildes da Cruz, Heraldo do Monte, Dominguinhos e Genaro. Já “O Solado da Chinela” foi gravado em 2002.

A temática de suas letras é fundamental para a continuidade do forró que teve as bases assentadas por Gonzagão. Não menos importante, o forró de Maciel Melo é feito para dançar. Não tem nada de forró pé-de-serra de ocasião, universitário da moda, moderno produzido em linha de montagem. É simplesmente atemporal, como toda grande música que se preze.