29 agosto 2006

Humberto de Maracanã

O homenageado desta edição do Prêmio Culturas Populares é o cantor e compositor maranhense Humberto de Maracanã, que este ano completa 35 anos balançando o seu ‘Maracá de Prata’ à frente do Boi de Maracanã, o ‘Batalhão de Ouro’. Suas toadas contam com rica poesia as belezas da natureza local, a força dos seus antepassados africanos e indígenas, os desafios e diálogos com outros grandes Amos de Bumba-meu-boi do Maranhão.

Nascido em 2 de novembro de 1939, mestre Humberto Barbosa Mendes é um dos maiores divulgadores da cultura popular do Maranhão, em especial do Bumba-meu-Boi, tradição cultural que combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia - demonstrando a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

Prêmio Culturas Populares - O concurso, que integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, resulta da busca pela implementação de políticas públicas para a proteção e promoção da diversidade cultural no Brasil. É fruto das discussões entre segmentos da sociedade civil, instituições vinculadas ao MinC e os próprios protagonistas das culturas populares.

+ informações