30 março 2011

Poesia e pensamentos - Guibson Medeiros

RACISMO
(Guibson Medeiros)

O homen traduz na cor
o que condiz com a sua raça
o importante é o que se faça
seja feito com amor
como manda o criador
nos caminhos da esperança
pra que a luz seja verdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

O racista traz amargura
se achando no direito
todo mundo tem defeito
de pele branca ou escura
pra se ter a alma pura
é preciso confiança
sem haver desigualdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

O preconceito é um ato fraco
gente ignorando gente
desconhecendo parente
chama o negro de macaco
mas vai pro mesmo buraco
e os pecados pra balança
pra se ter a liberdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

Branco, preto ou nordestino
espírita, católico ou crente
rico, pobre ou deficiente
índio, caboclo ou latino
japonês, chinês, filipino
a vida é a maior herança
e amor não tem maldade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança.


Violência doméstica
(Guibson Medeiros)

Quantas vezes me bateu
sem falar o que eu fiz
eu só queria ser feliz
você não compreendeu
o meu coração sofreu
sentindo o corpo padecer
em troca de tanto amor
tive sofrimento e dor
mas não vivo sem você

É difícil de entender
porque sou tão submissa
sirvo pra tua cobiça
teu momento de prazer
porém nada vou dizer
o meu direito é se calar
se nem piso na calçada
mesmo assim fico marcada
sem ter forças pra lutar

Apenas vou chorar
recuar mais uma vez
diante a tua embriaguês
nada posso recusar
tudo tenho que aceitar
calada sou agredida
e por ser tão dependente
vivo casada e carente
escrava da própria vida

Gostaria de gritar
para o mundo inteiro ouvir
o tanto que sofri
sem poder denunciar
se não tenho onde morar
vivo a merce da sorte
vou me recolher tão cedo
convivendo com o medo
de escrever a própria morte.


ABUSO
(Guibson Medeiros)

Você tirou uma grande parte
que Deus na arte
concedeu pro meu viver
senti nascer
uma vontade de vingança
que essa aliança
arrancou pro seu prazer

Você manchou
a minha pele de saliva
e uma voz ativa
te mostrou outro caminho
estarás sozinho
onde não existe esquiva
e de outra diva
não roubarás mais o carinho.

PEQUENA INDEFESA
(Guibson Medeiros)

Você roubou minha menina
e sangrou meu coração
me devolve em um caixão
a mais doce pequenina
você baixou a cortina
e abriu uma ferida
o teu ódio e a vingança
jorrados numa criança
na melhor fase da vida

Um ato de covardia
com uma pequena indefesa
que só mostrava beleza
e transpirava alegria
e a tua alma tão fria
trouxe a ira como oferta
de uma atitude canalha
a justiça do homem é falha
mas a de Deus é obra certa.

SAUDADE
(Guibson Medeiros)

Na face estranha
da membrana do teu olho
passa o ferrolho
no coração da bigamia
a dor mais fria
se tranforma no cansaço
e o teu abraço
fica como cortezia

Na cordilheira
que flutua a tua veia
em terra alheia
fui plantar meu coração
a solidão
traz o tempo que encendeia
e a minha ceia
sente a falta do teu pão.

INIMIGO
(Guibson Medeiros)

Nas profundezas
do vazio da tua mente
a dor que sente
tão deveras que não vê
teu semblante
na aparência transparente
do monstro incrédulo
que habita o teu viver
o vermelho que escorre
no teu rosto
esquece o posto
e a virtude do teu ser.

MARCAS
(Guibson Medeiros)

A tua estrada
tem uma luz
que te atormenta
e se apresenta
com uma marca
no passado
se ao teu lado
fui descrente
do presente
a dor que sente
é a mancha do pecado.

A VOZ DO POVO
(Guibson Medeiros)

Se no congresso
tem lugar
pra tanta gente
é corerente
qualquer um participar
saber falar
não é algo tão frequente
e aparente
tudo fica como está

Se o povo
escolheu seu candidato
pois é de fato
em quem se deve confiar
só duas linhas
uma vírgula
e um traço
e o bom palhaço
apenas muda de lugar.

TRAIÇÃO
(Guibson Medeiros)

Já escurece
neste canto solitário
do réu primário
que sustenta tanta dor
se o vencedor
se transforma
em salafrário
põe no calvário
mais um Cristo redentor.



Um comentário:

  1. Excelente trabalho!!!! O dia é mais feliz qndo leio coisas boas assim!

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.