(Sebastiao da Silva e Zé Cardoso)
A Cantoria é um debate ou peleja, em versos improvisados, cantados geralmente em dupla, num local previamente determinado. Câmara Cascudo dedicou grande parte de sua vida e de sua obra ao estudo e divulgação dessa arte, que é uma tradição folclórica muito forte na região Nordeste, onde são encontrados os seus maiores representantes. Ela tem regras e gêneros que são obedecidos fielmente pelos cantadores.
Cantar repente, como o próprio nome já diz, é cantar de improviso (de repente) e exige muita astúcia e rapidez de raciocínio. O repentista ou violeiro tem uma memória espantosa e uma precisão surpreendente, pois passam horas atacando e se defendendo, respondendo charadas, recitando trava-línguas e desfazendo insultos. E nesses encontros são formuladas verdadeiras filosofias populares e obras primas da poesia.
Vejam a seguir, alguns vídeos que mostram detalhes de cantoria e depoimentos sobre a vida e a obra de vários gênios do repente.
(Ivanildo Vilanova e Zé Cardoso)
(Pinto do Monteiro e Louro do Pajeú - 1969)
Muito legal, gosto desta diversidade cultural de nosso pais.
ResponderExcluirAbraços forte
Eu já vi várias cantorias. Sou nordestina e cresci envolvida nessa cultura. Fiquei muito feliz ao encontrar este tema no blog. Parabéns! Pode contar comigo para divulgar a cultura nordestina. Vou incluir o link do blog "Cultura Nordestina" no meu blog.
ResponderExcluirAbração,
Carla
Sou frequentador assíduo deste blog como nordestinho e paraibano, admirador da cultura popular. Os videos são extraordinários. Parabéns.
ResponderExcluirEdison Ferreira de Lima
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNOSSA!!! FALTOU ALGUMA COISA RELACIONADA AO TRABALHO DOS GRANDES POETAS NORDESTINOS,IRMÃOS BANDEIRAS: JOÃO BANDEIRA, DAUDETH BANDEIRA E PEDRO BANDEIRA!!! QUEM QUISER CONHECER O BLOG DELE, O ENDEREÇO É:http://daudethbandeiramusicantoria.blogspot.com/2009/05/cordeis-de-daudeth-bandeira.html ABRAÇOS...
ResponderExcluirO que mais me chamou a atenção foram os vídeos com o tema:Poetas do Repente uma arrelíquia da cultura popular nordestina e mais ainda é acervo da tv escola, e o que mais me entristece é saber que pouquíssimas escolas trabalham um material como este.O bom para quem gosta e defende a cultura popular sertaneja nordestina e que não é fácil, é que existe blog como este para divulgar coisas tão boas como estas.
ResponderExcluirARTES QUE VALORIZAM A CULTURA SERTANEJA NORDESTINA.
DEFENDER CULTURA HOJE EM DIA
PRA QUEM GOSTA TEM SIDO UMA PELEJA
E SE ALGUÉM FAZER ISSO HOJE DESEJA
É DIFÍCIL ENCONTRAR UMA PARCERIA
E A MÍDIA QUASE NÃO SUBSIDIA
POR MAIS ÉTICA E MAIS BELA QUE ELA SEJA
MAS O VAT A TODO INSTANTE LHE CORTEJA
POR SER ATO NATURAL DO GRANDE ARTISTA
A VIOLA E A VOZ DO REPENTISTA
VALORIZAM A CULTURA SERTANEJA.
O SERTÃO NORDESTINO VEM SOFRENDO
POR ESTRANHOS ESTILOS INVASÃO
O LEGÍTIMO FORRÓ, XOTE E BAIÃO
NOSSO POVO NÃO MAIS RECONHECENDO
POUCA GENTE AS RAÍZES DEFENDENDO
UM SÃO JOÃO CULTURAL AINDA FESTEJA
E POR MAIS ESQUECIDO QUE ELE ESTEJA
MUITA GENTE AINDA CANTA SEU REFRÃO
A SANFONA E A VOZ DE GONZAGÃO
VALORIZAM A CULTURA SERTANEJA.
O CORDEL É SEM DÚVIDA UM DOS PILARES
DA CULTURA SERTANEJA NORDESTINA
MUITO POUCO A RESPEITO SE ENSINA
MAL SE VÊ NAS ESCOLAS E NOS LARES
CORDELISTAS EXPRESSAM SEUS PESARES
QUANDO ALGUÉM ESSA CULTURA APEDREJA
PROCURANDO PARCEIROS QUE A PROTEJA
E AJUDEM ESSA RAÍZ A SE ESPALHAR
O POETA E A POESIA POPULAR
VALORIZAM A CULTURA SERTANEJA.
Brito.
Jatobá-PE
Publiquem uma das mais belas cantorias A Flor do Mucambo adoro essa cantoria me trás boas recordações além de ser uma bela canção.
ResponderExcluirAtt
Junior Brito Lyra - Remigio - Paraíba.
A arte de improvisar é algo típico do sertão nordestino. Normalmente os repentistas não tem uma cultura apurada, mas são tremendamente inteligentes.
ResponderExcluir