29 março 2010

Conheça as meninas do Grupo Clã Brasil


Analisar o grupo Clã Brasil é fugir da metáfora sem destrancar-nos da poesia. Realidade cristalina, as meninas que formam esse núcleo de sublime construção musical são ao mesmo tempo doces, amorosas e guerreiras. São flores que têm lá seus espinhos guardiões da sua compreensão musical: a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha, Elino Julião, entre outros.

Clã Brasil & Marinês - Bate coração
Clã Brasil - Sebastiana
Clã Brasil e Dominguinhos - Isso aqui está bom demais
Clã Brasil - Banquete dos signos & Disparada

Levemos em conta também o fato de que o quarteto fantástico não caiu na pauta musical de pára-quedas. As quatro garotas são estudiosas, freqüentam os bancos acadêmicos e têm plena noção de teoria e prática na arte que escolheram por empunhar como suas espadas de peso justo. Não devemos ouvi-las com mas-mas e nem poréns. Devemo-las sagrar como realidade, conscientes de que é uma realidade que ainda evoluirá bastante, e que, excetuando mudança de ventos, será uma realidade nacional e, quiçá, internacional.

Jovens, sim, jovens. Mas não as tratemos como menininhas prodígios que merecem atenção apenas pela pouca idade. Poucos são os marmanjos que tocam como elas, hoje em dia.

Louvemo-las como grandes artistas desabrochadas e bafejadas pelo plenilúnio criativo. Elas sempre me emocionam. Seja no forró seja no chorinho o Clã Brasil é a fortuna musical que o Nordeste esperava para negar definitivamente as falsas bandas de forró. O diálogo musical aqui está em outro nível, as meninas catam inspiração nas nuvens alvas divinais. Não são mercenárias e nem se deslumbram. A música é Paixão e Sacerdócio para elas. E ninguém mais as represará. Porque, sem a menor dúvida, Deus está tocando com elas. E elas são tocadas por Deus.

Ricardo Anísio
Crítico musical, poeta e produtor


15 comentários:

  1. Visite o meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com e leia artigo sobre cultura popular e espetáculo teatral que ocorrerá no dia 02/03/2010: A PAIXÃO DE CRISTO, encenada na rua. Sábado: Malhação de Judas e caretas. Local: Senador Pompeu, Ceará, BRasil.
    Leia, envie seu comentário. Obrigado! www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Silvia Dutra04 abril, 2010

    Não conhecia o Clã Brasil , mas adorei as meninas. Já virei fã.
    Obrigada Marcos França por nos fazer conhecer esses talentos escondidos, que se Deus quiser ainda vão brilhar muito e alcançar o merecido reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. andradeafc@hotmail.com06 abril, 2010

    Vi o grupo de vocês; assisti c muita atenção e cuidado. Adorei a qualidade e a musicalidade.
    Pelo fato do grupo ser formado na maioria por mulheres, isso me chamou mais atenção. Vou procurar o cd ou cvd com as músicas para eu curtir nos momentos de descontração.
    Parabéns.
    ANDRADE.

    ResponderExcluir
  4. adorei!ashuhausahus

    ResponderExcluir
  5. Descobrimos na internet
    O grupo clã Brasil
    Raízes do Nordeste
    Meninas nota mil.

    Jovens bonitas
    E inteligentes
    Grandes artistas
    Que nos deixa contentes.

    Elas são iguais
    Que nos impressiona
    Pra mim ainda mais
    A garota da sanfona.

    Sou admirador
    Um dvd seus eu queria
    Sou também compositor
    E escrevo poesia.

    Dedé Bezerra.

    ResponderExcluir
  6. Clã do Brasil, meninas que talvez sejam minhas parentas, por a minha avó era paraibana das famílias Alves de Melo. Meninas que eu adimiro muito porque tocam o forró verdadeiro, seria bom que aqui no Ceará tivesse uma banda como essa.Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei maravilhada ao assistir o dvd do Clã Brasil! Composto (na maioria) por belas jovens talentosíssimas que divulgam com riqueza a cultura popular nordestina. Este sim é um clã, mas de talentos!!
    Francy.

    ResponderExcluir
  8. simplesmente adoráveis essas meninas com seus instrumentos,fazem prender a atenção e a respiração,sou seu fan conjunto de meninas fórózeiras!

    ResponderExcluir
  9. ...O que impressiona nesse conjunto é a desenvoltura,naturalidade com que elas fazem fluir as melodias.Dá vontade até de aprender a tocar os instrumentos...clã brasil,vcs estão de parabens exaltando o cancioneiro nordestino!!!

    ResponderExcluir
  10. Virei um Fã-Pirata..calma, explico.Ganhei um DVD, do Clã, e me apaixonei, pela qualidade Musical o bom gosto na escolha das músicas.acho que isso, até ofusca um pouco..a beleza de todas elas, pois Elas são tão boas Musicalmente que nem da tempo de ver como são tão BELAS..e quanto a pirataria, eu ja gravei mais de 40 CDS, para meus amigos..e sempre tenho cópias, no meu carro em qualquer Bar que pare peço, pra colocar pra tocar e vou arregimentando mais fãs..
    parabésn!!

    ResponderExcluir
  11. fanatico em forró ja era fã da sanfona agora fiquei fã foi da sanfoneira nunca vi nada igual , parabens que Deus ilumine todos voces.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Ontem fui ao show do grupo aqui em São Luís (MA). Fiquei encantado com a musicalidade e a beleza das jovens. Foi uma espécie de amor à primeira vista. Parabéns ao grupo, em especial à Luciane e Larissa, moças muito bonitas. Um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. gostei da familia do davi araujo de diadema elas tocam muito

    ResponderExcluir
  14. essas meninas tocam muito conheço o tio de uma delas davi araujo de diadema

    ResponderExcluir
  15. Sou de Forquilha-Ce, e fiquei admirado com o trabalho de vocês nesse dvd,parabéns porque não são todos que tem previlégio de tocar com Sívuca, e vcs tiveram reavivando as musicas nordestinas o verdadeiro forró pé de serra, firei seu fã, além disso consegui vários fãs para vcs aqui em Forquilha, mais uma vez parabéns além de lindas são talentosíssimas,um grande bjo , de Raimundo e Raylla :D

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.