12 novembro 2008

Cabaceiras - A "Roliúde Nordestina"


A cidade de Cabaceiras já está sendo chamada de "Roliúde Nordestina", tendo em vista que já foi cenário natural para diversas produções cinematográficas. Segundo o jornalista Willis Leal, ali já foram realizados 18 filmes brasileiros, aí incluídos curtas e documentários. O primeiro deles foi em 1924, intitulado " Ferração dos Bodes". A lista de filmes incluí "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Auto da Compadecida", "São Jerônimo", "Viva São João", "Sob o Sol Nordestino", "Eu sou o Servo" e "Canta Maria", entre outros.
Agora, o mais novo longa metragem do diretor Guel Arraes, denominado "Romance", estréia nas telas de todo o país.

O filme teve parte das filmagens feita no Lajedo de Pai Mateus, ressaltando as belezas do nosso Cariri. "Isso é bom para o turismo, e também para a cultura, ter a Paraíba valorizada em um filme tão importante de um diretor tão renomado como o Guel, em uma produção tão caprichada pela Natasha Filmes de Paula Lavigne, que nem estreou ainda, mas já foi vista no Rio, em São Paulo e até na Itália (o filme integrou a programação do Festival de Cinema de Roma, mês passado)", ressalta Antonio Alcântara, presidente da FUNESC.


Veja o trailler de "Romance"


O município possui uma das mais singulares paisagens de toda a região Nordeste, composta por morros de granito decorados com pequenos lagos e imensos blocos rochosos que formam cavernas de todos os tipos. Inúmeras pessoas vindas de todas as partes estão sendo atraídas para essa região, para conferir o ar misterioso que emana do local. Ali o tempo preservou o misticismo e fez do lugar um refúgio para o sossego. Outro público que também está chegando à região é o de aventureiros e amantes de esportes radicais.


É nessa paisagem que está encravado o Lajedo de Pai Mateus, uma formação geológica existente na Serra dos Caroás, moldada na rocha pela ação erosiva da desagregação mecânica, dos ventos e das chuvas. A origem deste nome é devido a uma lenda local. Segundo os moradores mais antigos da região, ali viveu isolado, ainda no século XIX, e durante muitos anos, um ermitão curandeiro chamado Mateus, que recusava os costumes dos homens civilizados.

Segundo as pessoas místicas, o lugar também transmite muita força boa e muita energia positiva. Pai Mateus soube escolher um bom lugar para fugir da escravidão e exercer com liberdade seu ofício de curar, pois o lugar tem várias plantas medicinais e outros tipos de vegetação que chamam a atenção, pois há plantas e flores que brotam, mesmo com as pedras e com uma quantidade mínima de chuvas.


O filme é estrelado por Wagner Moura, Letícia Sabatella, Andrea Beltrão, José Wilker, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Vladimir Brichta, Edmilson Barros e Marco Nanini. "Romance" é inspirado na história de Tristão e Isolda ao contar a história de Pedro (Wagner), diretor e ator de teatro que se apaixona por Ana (Letícia), atriz com quem contracena na peça "Tristão e Isolda".


Tudo isso só vem confirmar e ressaltar as potencialidades do lugar para os fãs da sétima arte. A cidade atrai equipes de produção por seu tempo seco, sem chuvas para atrapalhar as filmagens.


7 comentários:

  1. Bela matéria, Marcos. Vou tomar a liberdade de indicá-la amanhã lá no Brisa do Sul. Só me diz uma coisa, a foto é montagem ou há mesmo a referência "Róliudi Nordestina" encravada no morro? É genial.

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina, agradeço a gentileza. Essa foto não é montagem não, na entrada da cidade já tem cravada sim lá no morro "Roliúde Nordestina". Um iniciativa peculiar do nordestino.

    ResponderExcluir
  3. aMIGO,
    SOU do Rio, amei essa matéria e gostaria de pedir permissão para postar no meu e difundir assim as coisas do Nordeste. Coloco os créditos para o seu Blog. Conheça o Compartilhando as Letras, será uma honra para mim.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu Blog, vou linká-lo nos meu Blogs amigos, posso??? Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sônia, pode divulgar a matéra sim. Irei agora mesmo conhecer seu site. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pode linkar sim Sônia. Eu que agradeço a gentileza.

    ResponderExcluir
  7. O legal é que é escrito em português! hehehe

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.