13 agosto 2008

Festa, Utopia e Revolução no Interior do Nordeste

As edições Bagaço, de Recife, estão lançando, dia 29 de agosto de 2008 o livro O romance da Besta Fubana: festa, utopia e revolução no interior do nordeste, da pesquisadora Norte-rio grandense Ilane Ferreira Cavalcante.

Resultado de dissertação de mestrado da pesquisadora, a obra analisa O romance da Besta Fubana, do pernambucano Luiz Berto, a partir do estabelecimento de um diálogo entre o texto literário e a formação social e cultural e literária do nordeste brasileiro.

Seu estudo faz uma revisão da obra desse autor de Palmares (PE) e identifica nela a intertextualidade com uma faceta cômico-carnavalesca da produção popular, especificamente da literatura de cordel, compreendendo-a como fonte perpetuadora dos valores culturais da sociedade.

Dentro desta perspectiva, tenta analisar a influência dessa literatura na que hoje se produz, tendo como temas os tipos e os elementos culturais da sociedade nordestina. Uma literatura que evolui em dois sentidos: um que busca o caráter de registro literário “erudito”, outro que, ao mesmo tempo, mantêm-se fiel às origens populares. Este duplo movimento rumo ao futuro e de olhar voltado para o passado, mostra-se assentado num lastro de tradição literária que remonta a grandes escritores universais como Rabelais, Cervantes, Garcia Márquez entre outros.

O livro se divide em quatro capítulos. No primeiro ela apresenta seu objeto de estudo, além de fazer uma pequena revisão crítica das outras produções literárias do autor estudado. No Capítulo II ela privilegia alguns dos principais conceitos teóricos, cuja base compreende Mikhail Bakhtin e seu conceito de realismo grotesco e as possibilidades de aplicação desses conceitos ao texto de Luiz Berto.

No terceiro capítulo a autora parte para a construção de uma ponte entre O romance da Besta Fubana e a literatura popular, observando as origens do gênero romanesco e suas reverberações na cultura e na literatura do Nordeste.

Finalmente, no Capítulo IV, ela trata da relação existente entre O Romance da Besta Fubana e a História, observando como alguns aspectos sociais e históricos se entremeiam na estrutura do romance até mesmo por fazerem parte dos princípios culturais básicos de formação da região e do país. Caso, por exemplo, do messianismo.

A relação entre literatura e história é questão central neste trabalho e serve de fio condutor em todos os outros capítulos. Nesse diálogo, a autora procede duas análises: as relações básicas entre O Romance da Besta Fubana e a crônica e os modelos literários de representação histórica; e alguns dos aspectos históricos de formação da região Nordeste, como o messianismo, observando sua instalação no Nordeste brasileiro e a sua influência nos fenômenos culturais e sociais, tais como levantes revolucionários, momentos políticos e movimentos messiânicos.

Para mais informações sobre este livro, basta entrar em contato com Luiz Berto pelo email bertofilho@terra.com.br

Jornal da Besta Fubana


6 comentários:

  1. Só uma pergunta, esse livro está sendo vendido nas livrarias de João Pessoa? Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos....
    obrigada pela honra de sua visita e pela gentileza do elogio.Será um grande prazer colocá-lo em meus favoritos,porque seu blog é uma aula de brasilidade.Vou aprender muito!Que bacana conhecê-lo.
    Um grande abraço
    Gaby

    ResponderExcluir
  3. Olá Maranganha, para mais informações sobre este livro, basta entrar em contato com Luiz Berto pelo email bertofilho@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras Gaby! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu Blog. Agradeço a sua visita vc está devidamente adicionado. =]

    ResponderExcluir
  6. oiiiiiiiiiiiiiiii,aff to foda

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.