07 julho 2008

Fazenda Viana representa Cabedelo em Sergipe



Por Jaquilane Medeiros

O Grupo Folclórico Fazenda Viana, do Coronel Joca Balduíno, da cidade de Cabedelo comemora seu décimo quarto ano dançando quadrilha. Fez nos festejos juninos de 2008, uma homenagem especial ao espetáculo teatral “Como nasce um cabra da peste” do saudoso poeta, teatrólogo, jornalista, dramaturgo e escritor Altimar Pimentel.

O espetáculo teatral “Como nasce um cabra da peste” que percorreu o Brasil, foi escolhido como tema deste ano porque que foi um dos que mais se identificava com o autor que também o dirigiu. O espetáculo conquistou mais de 40 prêmios em festivais na Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e realizou vinte apresentações em Portugal.

Em 2007, o grupo fez homenagem a música Asa Branca, do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga e em 2006, o homenageado foi o poeta pernambucano Oliveira de Panelas. Nas suas apresentações, o grupo está mostrando música do repertório de compositores nordestinos, traduzidas no mais autêntico forró pé de serra e que fazem parte da cultura popular.

Veja mais fotos

O Grupo coordenado pela folclorista Maria do Socorro Viana da Costa, já recebeu mais de 200 prêmios em concursos, tanto na Paraíba, como em estados vizinhos. Todos os anos se apresenta no Parque do Povo na cidade de Campina Grande, onde é realizado O Maior São João do Mundo. Este ano, o grupo fez apresentações em seu próprio Arraial, montado na rua Solon de Lucena e no pavilhão central, armado na Praça José Américo. Além disso já fez mais de 15 apresentações em outras localidades de Cabedelo e João Pessoa. No último final de semana esteve em Sergipe. Onde representou o município de Cabedelo.

O Homenageado
Altimar de Alencar Pimentel - Ele não era paraibano, mas adotou a cidade de Cabedelo como berço de sua vida. Nasceu em Alagoas, mas foi na Paraíba que levou a vida com bom humor, pesquisa e descoberta em qualquer das suas múltiplas atividades como pesquisador, diretor de teatro, professor, jornalista, historiador, dramaturgo ou folclorista emérito. Por conta de um currículo brilhante na área cultural, que inclui 17 livros e 20 peças teatrais recebeu inúmeros prêmios e condecorações, que o consagraram por sua vitoriosa carreira.

Jaquilane Medeiros é jornalista e uma grande colaboradora do blog Cultura Nordestina, sempre nos enviando exelenetes matérias.


3 comentários:

  1. Quanta cultura! Coisa bem linda! Um dia ainda vou ao nordeste conhecer estas festas populares.
    Abraço, Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina! Que bom receber sua visita novamente. O Nordeste é nosso. É do Brasil!

    ResponderExcluir
  3. ONDE ACHO VIDEO?!

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.