12 fevereiro 2009

Sexta-feira 13: dia de sorte ou azar?


Uma Sexta Feira 13 é considerada popularmente como um dia de azar. Não existe uma explicação comprovada sobre o surgimento dessa superstição, mas apenas algumas especulações.

Uma delas é que a origem pode ter surgido dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Vamos recordar, ainda, que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas. Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Antes disso, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Na outra história, quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira), a deusa do amor e da beleza, foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

O medo irracional e incomum do número 13 é chamado de Triscaidecafobia. Já o medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

Com o Jornal O Norte


3 comentários:

  1. azar cara tinha uma prova que valia 5,00 eu tirei

    3,65.

    ResponderExcluir
  2. azar e sorte não existe

    ResponderExcluir
  3. algém me ajuda com urgencia a fazer uma literatura de cordel sobre a primeira e segunda guerra mundial com 6 estrofes?

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.