23 maio 2008

Carta de Amor

Por Regina Ramão

O melhor dia da semana, na vida de Mariana, era a segunda-feira. Diferentemente da maioria dos mortais, que odeiam as segundas, Mariana as adorava, e o motivo era muito simples, neste dia, ao chegar em casa, ia direto à caixa de correspondência e, como era de costume, lá estava a carta perfumada do seu amor.

João, noivo de Mariana, morava em uma cidade distante. O casal só se encontrava uma vez por mês. A saudade e a angústia da distância eram amenizadas pelas cartas semanais.

As cartas lânguidas, vinham repletas de frases românticas, promessas de amor eterno, elogios aos pequenos detalhes, lembranças do último encontro, poemas, cartões, pétalas de flores, velhas entradas de cinema, papéis de bombons.

Mariana apanhava seu presente, ia para o quarto, fechava a porta, colocava a rodar o LP do Djavan no toca-discos, atirava-se na cama e se deleitava com as palavras desenhadas naquela caligrafia amada, do homem amado, da inteligência do homem amado, do perfume que impregnava o papel e passava para suas mãos e assim ela se sentia mais perto daquele ser distante dos olhos, mas presente quase que palpavelmente em seu pequeno quarto, em sua cama macia, em seu peito ofegante.

Mariana adorava as segundas-feiras do início da década de 80. Hoje, ela abre sua caixa de correspondência e se depara com as contas, as malas diretas, os panfletos publicitários e os cartões de serviços do bairro. Liga o computador, entra na caixa de emails, encontra os spams, os bilhetes de amigos e parentes.

Mariana espera que retornem, pela nova tecnologia, a alegria das segundas-feiras do passado, mesmo sabendo que não é mais possível sentir os prazeres da caligrafia e do cheiro do homem amado através de uma mensagem na fria tela do monitor.

Texto retirado do excelente blog Neurótika.com

Regina Ramão por ela mesma
Uma pessoa comum que tem simpatia por certas coisas como qualquer mortal. Gosto de animais, crianças, flores, filmes açucarados, leitura leve, que não me faça sentir culpada pelos grandes problemas da humanidade, quanto a estes prefiro agir. Gosto de gente simples, daquele tipo que come pipoca e saboreia chimarrão na praça. Detesto pedantismos intelectualóides, preconceitos, mentiras, omissões, multidões, pão de iogurte, berinjela e cheiro de cigarro. Trabalho? E como. Sou dona de casa, sem secretária e sem boy. Hobby? Internet e crochê. Música? Amo, só não gosto de funk. Programas na TV? Noticiários e uma novelinha de vez em quando, afinal ninguém é de ferro. Livros? Romances, crônicas, poesias e auto-ajuda (sem preconceito). Passeios preferidos? Visitas com direito à chimarrão e café colonial em Dois Irmãos ou Nova Petrópolis. Time do coração? Grêmio. Religião? Fazer o bem sem olhar a quem e não desejar nada de ruim para ninguém.



9 comentários:

  1. Opa, Marcos França!
    Obrigado pela vista ao meu blog.
    Estudo e divulgo a cultura do nosso Nordeste, sobretudo o que se refere à literatura de cordel.
    Já linkei seu blog.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Oi Ira, obrigado pela gentileza! Essa casa é sua!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcos;
    Obrigado pela visita e parabéns pela iniciativa. Tinha que ser desta terra, manancial de poetas.

    Saiba que sou um ferrenho defensor da nossa cultura, em todas as suas manifestações.

    A melhor surpresa foi encontrar a Regina Ramão por aqui, amiga blogueira das antigas.

    Abraços e tá linkado!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela visita Marcos!

    Já coloquei o link do "Cultura Nordestina" na seção "Blogs da Hora", na coluna direita. Muito legal teu blog! Se puder linkar o Beco do Sapulha tb te agradeço...

    Mas vai uma dica: Se tu quiser torcer pra um time que só dá alegria vira COLORADO! :)

    Um grande abraço aqui do Sul!

    www.becodosapulha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos,
    Acabei de fazer uma postagem sobre o seu blog. Desejo que você tenha muito sucesso no seu trabalho de divulgação da cultura nordestina e agradeço os seus elogios ao meu trabalho.
    Sorte e felicidades,
    Lidia Luz

    ResponderExcluir
  6. Poxa Lídia, não tenho nem palavras para agradecer essa gentileza tão espontânea. Ficou ótimo! Estou me sentindo a última cocada do tabuleiro. Ler essa postagem me deixou mais aconchegado que deitar numa rede debaixo dum pé de manga em dia de vento forte. Muito obrigado.

    Abraço forte feito leite de cabra!
    Marcos França

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos e Sapulha, meus "cumpade", o agradecimento é o mesmo! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Valeu marcos, ótimo blog, já está linkado no Prevenção e Rima.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Domingos! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.