15 maio 2008

80 anos de A Bagaceira

Um dos momentos mais importantes da literatura nacional se deu com o chamado 'Romance de 30'. Os grandes nomes da ficção brasileira surgiram nessa época: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado. O pioneiro desse movimento foi um paraibano, José Américo de Almeida, com o romance A Bagaceira. Este ano, são comemorados os 80 anos da primeira edição da obra.

Será aberto nesta sexta-feira (16), pelo governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura, do Conselho Estadual de Cultura e da Fundação Casa de José Américo, o ciclo comemorativo pelos oitenta anos do livro. O evento será realizado na cidade de Areia, terra natal de José Américo. A cerimônia começa às 9h30, no auditório do Colégio Santa Rita. O evento, que ocorre durante o aniversário da cidade de Areia, contará com a participação do prefeito Elson Cunha Lima Filho e membros do Conselho Estadual de Cultura.

A programação que se estenderá até o dia 15 de agosto, terá visitas ao Museu José Américo, em João Pessoa-PB, palestras, exposições e o lançamento de editais para publicações de obras relacionadas com o tema. As atividades relacionadas com as essas comemorações foram organizadas por uma comissão executiva nomeada pelo governador. Integram esta comissão: Neroaldo Pontes, Secretário da Educação e Cultura do Estado, Flávio Sátiro Filho, o presidente da Fundação Casa de José Américo, Juarez Farias, presidente da Academia Paraibana de Letras, José Octávio de Arruda Mello, historiador, e Ney Vital, secretário de Turismo da cidade de Areia.

O romance A Bagaceira se passa no ano de 1898, época de uma seca terrível. Fugindo desta calamidade, famílias de retirantes buscam um lugar melhor para sobreviver. É nessa leva de retirantes que aporta a bela Soledade. Ela se apaixona por Lúcio, filho do fazendeiro Dagoberto. A situação começa a se complicar quando o pai cobiça e toma a mulher de seu filho. O triângulo amoroso tem por pano de fundo a situação de miséria e pobreza que assola o Nordeste. José Américo de Almeida foi ministro, governador da Paraíba e membro da Academia Brasileira de Letras.


FONTE:
Coluna de Astier Basílio (Jornal da Paraíba)


Um comentário:

  1. Seu blog já está divulgado, amigo. Aquele abraço.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.