26 janeiro 2008

Ponta do Seixas - João Pessoa

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e das Américas continentais, localizado em João Pessoa, capital da Paraíba. Fica bem na praia do Seixas, a catorze quilômetros do centro da cidade. Sua longitude é de 34° 47' 30" oeste, e sua latitude de 7° 9' 28" sul.

Veja imagens
(fotografias de Cácio Murilo)

Dos pontos extremos brasileiros, a Ponta do Seixas é o único que é ao mesmo tempo extremo do país e do continente. Os outros pontos extremos do Brasil são: ao norte, as nascentes do Rio Ailã (Roraima), ao sul, o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul) e, a oeste, a nascente do Rio Moa (Acre).

Na América do Sul, além da Ponta do Seixas, há a Punta Gallinas na Colômbia, o Cabo Horn no Chile e a Punta Pariñas no Peru, porém a única mais próxima do velho Mundo é a primeira já citada.

Muitas pessoas confundem a Ponta do Seixas com a falésia do cabo Branco. São duas formações geológicas diferentes. A ponta é que representa o ponto mais a leste das Américas e não a falésia do Cabo Branco. A ponta do Seixas é um estreita faixa de terra mais ao sul da barreira que se prolonga para o leste.

As 7 Maravilhas da Paraíba


6 comentários:

  1. eu pedi a cltura nao me derao o que eu pedi

    ResponderExcluir
  2. eu queria caracteristicas culturais, e nao foi isso que vi. :(

    ResponderExcluir
  3. caramba!adoro o nordeste!

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui ao farol que se localiza ao alto de uma falésia, todo o local é muito lindo...pretendo voltar. Recomendo a todos!

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.