21 janeiro 2008

João Pessoa - Geografia

A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil, com longitude oeste de 34º47'30" e latitude sul de 7º09'28. O local é conhecido como a Ponta do Seixas.

A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio Mumbaba, predominando em seu sítio urbano terrenos planos com cotas da ordem de 10 metros, na área inicialmente urbanizada.

O clima da cidade é quente e úmido, do tipo intertropical, com temperaturas médias anuais de 26°C. O inverno inicia-se em março e termina em agosto. São duas estações climáticas definidas, as chuvas ocorrem no período de outono e inverno e durante todo o resto do ano o clima é de muito sol. A denominação mais usual para o clima da cidade é o de tropical úmido.

Umidade relativa do ar: a média anual é de 80%. Entre os meses de maio a julho, o índice atinge o máximo, 87%, correspondendo à “época das chuvas”. No período mais seco, é reduzido para 68%.
Vegetação: Mata Latifoliada Perenifólia Costeira (Mata Atlântica). Embora bastante devastada, a cidade conta com importantes resquícios da Mata Atlântica original preservados.
Densidade demográfica: 3.293,3 habitantes por km².

Rios
Em João Pessoa existem cerca de doze rios. O principal é o Rio Jaguaribe, pois é dele que a água para abastecimento das casas é retirada. Mas o rio que fez mais história foi o Rio Sanhauá, pois foi das margens desse rio que nasceu a cidade e foram construídas as casas mais antigas.

Praias
A capital paraibana conta com um belíssimo litoral, que tem cerca de 24 quilômetros de extensão, com praias de areias brancas e águas totalmente cristalinas e muitas com Mata Atlântica preservada.
Dentre as mais famosas estão a Praia de Tambaú, que tem cerca de 8 quilômetros de extensão composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas. Tendo também a Manaíra, uma praia totalmente urbana, formada por recifes, o que torna as suas ondas fracas, e por águas claras no verão. É ponto de vários quiosques e bares. Contando com quadras de esportes na sua orla.

Praia de Manaíra
Praia do Bessa
Praia de Tambaú
Praia do Cabo Branco
Praia do Seixas
Praia da Penha
Praia de Jacarapé
Praia do Sol
Praia da Barra de Gramame

Meio-ambiente
Mesmo antes da preocupação ecológica que hoje domina o mundo, o pessoense aprendeu a preservar a natureza e a plantar árvores, o que transformou a cidade num vasto tapete verde. João Pessoa é considerada a “segunda cidade mais verde do mundo”, com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França. Esse título de distinção lhe foi dado em 1992, durante a ECO-92.

Como se não bastassem suas ruas e bairros arborizados, João Pessoa possui, dentro da cidade, duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros pulmões, além de mitigar o avanço da poluição. A primeira delas fica no bairro central do Róger e denomina-se Parque Arruda Câmara (ou "Bica", como é popularmente conhecida, devido à presença da Fonte Tambiá no local). Um misto de jardim zoológico e reserva florestal, a Bica possui exemplares raros de nossa fauna e flora, assim como animais de outros continentes.

O bucolismo de sua paisagem a transforma num ponto de visitação obrigatória. A outra reserva florestal importante é a Mata do Buraquinho, recentemente parte dela foi transformada em Jardim Botânico. Com cerca de 515 ha de mata virgem, cortada por riachos e fontes naturais, fica situada num dos maiores reservatórios que abasteciam a cidade.

A Mata do Buraquinho é um verdadeiro tesouro para João Pessoa, já que umidifica seu clima e mantém sua temperatura mais estável e branda, mesmo no verão. A mata é totalmente preservada e cercada com intuito de proteção contra depredação, servindo como local de estudo para pesquisadores que se preocupam com a preservação da qualidade do meio ambiente.

No entanto, são visíveis as invasões às margens da reserva Mata do Buraquinho. Podem ser constatados casos de invasão de território de preservação e desmatamento (favela Paulo Afonso), além da criação de comércios clandestinos, como a conhecida "Sucata do Italiano", no bairro de Jaguaribe.

Localidades Históricas
Casa da Pólvora
Hotel Globo
Fonte do Tambiá(Localizada no Parque Arruda Câmara)
Fonte de Santo Antônio(Localizada no Conjunto Arquitetônico São Francisco)
Porto do Capim
Teatro Santa Roza
Palácio da Redenção
Forte de Santa Catarina(Localizado no município de Cabedelo)
Igreja de São Francisco
Igreja de Santo Antônio
Igreja São Frei Pedro Gonçalves
Igreja do Carmo
Casarão dos Azulejos

Parques
Parque Solon de Lucena
Parque Arruda Câmara

Monumentos
Farol do Cabo Branco
Porteiro do Inferno

Centros de Educação e Cultura
Espaco Cultural José Lins do Rêgo
Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte

Museus
Museu Cultural do Centro de São Francisco
Museu José Lins do Rego
Casa do Artista Popular
Espaço Energisa
Memorial Augusto dos Anjos
Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa
Arquivo Histórico do Estado da Paraíba
Museu José Américo de Almeida

Teatros
Teatro Santa Roza
Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural)
Teatro de Arena (Espaço Cultural)
Teatro Lima Penante
Teatro Ednaldo do Egypto
Teatro Ariano Suassuna (Colégio Marista Pio X)
Sala de Cultura (Shopping Sul)

Cinemas
Box Cinemas (Manaíra Shopping)
Multiplex Mag 5 (Mag Shopping)
Mutiplex Tambiá 4 (Tambiá Shopping)
Cine Bangüe (Espaço Cultural)

Galerias de Arte
Galeria Gamela
Núcleo de Arte Contemporanea (NAC)
Galeria Usina Cultural Energisa
Centro Cultural São Francisco
Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural)
Louro e Canela Arte Contemporânea
Casarão 34
Galeria de Arte (Zarinha Centro de Cultura).


Mais sobre João Pessoa
História


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.