02 dezembro 2010

Dia do samba

Eu adoro samba. Poucas coisas na vida são tão boas quanto fazer parte de uma roda de samba com amigos, aquela cervejinha gelada misturada com um tira-gosto bem nordestino de preferência. Mesmo sem nenhum talento, cantarolar no compasso do atabaque, versos inflamados de alguns gênios como Gonzaguinha, Benito di Paula, AGP, Paulinho da Viola, Paulo Diniz, Chico Buarque, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, João Nogueira, Alcione, Dudu Nobre, Nara Leão e por ai vai...

Se ficasse aqui citando seria complicado. Tantos outros nomes que estão surgindo como
Moyseis Marques e Luca Bulgarini. E são desses dois últimos que trago boas dicas. Artistas que sabem fazer uma música gostosa de se ouvir, ricas em letras e instrumentos.


Moyseis Marques
Mesclando repertório autoral com clássicos do gênero,
Moyseis trafega com naturalidade entre o ancestral e o contemporâneo, de Jackson do Pandeiro a Luis Carlos da Vila passando por Paulo César Pinheiro, Dona Ivone Lara e Paulinho da Viola.

Bambas como
Elton Medeiros, Zé da Velha, Silvério Pontes, Zé Paulo Becker, Paulão Sete Cordas marcam presença num álbum que aponta caminhos para o novo samba, mais para a ousadia que para a reverência.


Luca Bulgarini
O trabalho do violonista
Luca Bulgarini foi sempre pautado na música popular brasileira e principalmente na música instrumental.

Seu novo CD leva o nome de "A partir de agora", nele, além de contar com excelentes músicos, tiveram as participações especiais de
Toquinho e Paulinho Nogueira.


Só por curiosidade, o dia do samba foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara "Aquarela do Brasil", com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil.


6 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Eu também adoro samba. Como diz tão cantado Samba:" Quem não gosta de Samba/bom sujeito não é?/é ruim da cabeça ou doente do pé.
    Tive a oportunidade de ver e ouvir Moyseis no canal Brasil, realmente ele é um ótimo representante desta nova safra de sambista.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Tem um selo para vc no meu blog. Esse é especial!
    Espero que goste!
    Abs.
    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/2008/12/esse-blog-arretado-de-bom.html

    ResponderExcluir
  3. Você citou somente gente boa! Nada a ver com esse samba pancadão que andam tocando. Roda de samba, quem não gosta bom sujeito não é! Beijus

    ResponderExcluir
  4. "Quem não gosta de samba..." Samba é Brasil, é povo, é extravasar, é morro, é pé no chão, garnde abraço.

    ResponderExcluir
  5. oi marcos!
    estou fazendo um trabalho sobre a cultura nordestina e queria falar sobre o samba se você poder me mandar comenatrios sobre o samba eu agradeço muito.
    obrigado pela atenção
    Lívia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog.
    Estou seguindo, espero sua retribuição!

    http://esquiloloco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.