20 novembro 2007

Cordel em Salas de Aula

Acabo de ler no jornal, que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa um projeto de lei de iniciativa do vereador Fuba, que prevê a implantação, por parte do Poder Executivo, da disciplina "História da Paraíba" nas escolas da capital. Achei excelente a idéia. De parabéns aquele edil, que dá mostras de sua preocupação com a formação das novas gerações. Então pensei, por que também não incluir o cordel em salas de aula?

Os cordéis são versos populares inscritos em livretos de impressão simples, que antigamente eram colocados, para vendas, pendurados em barbantes ou cordas bem delgadas (cordéis) nas feiras livres, mercados e outros locais onde existia aglomeração de gente.

Os poemas de cordéis abordam temas importantes como saúde, atendimento hospitalar, alcoolismo, amor, felicidade, história do Brasil e da Paraíba, política, lendas, imaginário popular, problemas atuais, aventuras amorosas, religiosidade, problemas nordestinos, etc., além de divulgarem as crenças, costumes e culturas de nossa região. O cordel inspirou grandes escritores como Ariano Suassuna (O alto da Compadecida) e João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina), cineastas como Glauber Rocha (Deus e o Diabo na Terra do Sol) e Wladimir Carvalho (O País de São Saruê) e compositores como Zé Ramalho, Alceu Valença e Beto Brito, por exemplos. Então, nada mais justo que implantar essa disciplina em salas de aula da rede pública.

É verdade que o cordel tem resistido ao tempo, mas não tem mais aquela valorização de antigamente, nesta época de mídia e computador. Para que ele não morra e mantenha sua importância como cultura, são imprescindíveis aberturas de novos espaços para a sua divulgação. E as salas de aula seriam ideais para isso.

Estudos sobre essa cultura popular nordestina, por meio de leitura, produção textual, divulgação de folhetos e realização de outras atividades de classe, seriam outras formas de divulgar, difundir e educar os nossos jovens. Isso iria valorizar ainda mais a cultura paraibana e, quem sabe, descobrir alguns novos talentos ali adormecidos.

Sei que já teve, alguns meses atrás, o projeto "Cordel na Sala de Aula", onde alguns alunos da rede municipal foram incentivados ao hábito de ler o cordel dentro das atividades escolares. Na oportunidade, foi divulgada uma seleção de cordéis de autoria de cordelistas tradicionais, bem como ocorreram apresentações de outras manifestações da cultura popular. Muito louvável essa iniciativa, mas foi uma coisa momentânea, que só se estendeu durante algum tempo e apenas em algumas escolas previamente selecionadas. Eu estou me referindo é a um projeto nos moldes do de Fuba, onde se tornaria obrigatória e, consequentemente, permanente, essa disciplina no currículo escolar.

Aí fica o apelo. E, para encerrar, vejam um pequeno trecho do cordel "O Punhal e a Palmatória", do paraibano (Pombal) Leandro Gomes de Barros, que é considerado o pioneiro e um dos principais expoentes deste tipo de literatura:

"Nós temos cinco governos
O primeiro o federal

O segundo o do Estado

O terceiro o municipal

O quarto,a palmatória

E o quinto, o velho punhal."

Marcos França
contato@culturapopular.com.br
www.culturapopular.com.br



4 comentários:

  1. A idéia é boa, é tanto que já existe o "Projeto Cordel na sala de aula" aqui em João Pessoa desde março deste ano.
    Veja essa notícia:
    http://www.clickpb.com.br/~clickpb/artigo.php?id=20070820030828

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, irei até acrescentar essa informaçao na matéria. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tio! (sou prima d Igor...por isso a liberdade.rs)

    De vez enquando passo por aqui. e hoje deu vontade de comentar...rs

    Moro no Piauí e aqui tem um projeto desses. de "disseminação", ou "encinamento" de cordel nas escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais. O projeto é "encabeçado" por um dos Pontos de Cultura (projeto de incentivo à produção cultural do governo federal) daqui, dedicado exclusivamente ao cordel. se não me engano é nesse Ponto de Cultura também q fica a sede da Fundação Nordestina do Cordel. Pelo que sei o projeto não é temporário como o descrito no seu post, mas pretede ser permanente e abranger cada vez mais escolas. Aqui vão alguns links de matérias relacionadas, com mais informações sobre o projeto...rs

    http://www.overmundo.com.br/overblog/pedro-costa-o-dom-quixote-do-cordel

    http://www.pi.gov.br/materia.php?id=21573

    no mais, parabéns pelo blog! pelo site! e pela iniciativa! rs

    até breve!
    Xêru!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dalyne, obrigado pelo comentário e pelas visitas. A maioria das postagens é o Igor que coloca, ai vez ou outra ele pede para que eu escreva sobre algo. Já tinha visto essa matéria que me enviou, na realidade foi baseada também nela que resolvi escrever esta. Pode enviar a meu email (marcos@culturapopular.com.br) sempre que julgar uma matéria interessante ou relevante aos assuntos abordados neste blog. Fique a vontade. Continue sempre que puder a nos ajudar. Essas contribuições são fundamentais neste processo.
    Abraços,
    Marcos França

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.