23 junho 2007

JUNHO: Arrasta pé no nordeste


As festas juninas tiveram inicio na Europa. Bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares no mês de junho, as quais marcavam o inicio da colheita. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. As pessoas cantavam e dançavam,fazendo fogueiras para espantar os maus espíritos.

Tais celebrações coincidiam coma festa em que a Igreja Católica comemorava a data do nascimento de São João, o anunciador da vinda de Jesus. Como o catolicismo ganhava cada vez mais adeptos, nesses festejos acabou se homenageando também São João. É por isso que no início as festas eram chamadas de “joaninas”, e os primeiros países a comemorá-las foram França, Itália, Espanha e Portugal.

Foram os jesuítas portugueses que trouxeram os festejos “joaninos” para o Brasil. É no mês de junho que a Igreja comemora os dias de 03 santos: Santo Antonio, São João e São Pedro.

Santo Antonio é comemorado no dia 13. Também conhecido como Santo Antonio de Lisboa e Santo Antonio de Pádua. Como dava tudo o que tinha aos pobres, as pessoas costumam benzer um pão no seu dia para ter fartura em casa. Quanto à sua fama de casamenteiro, a lenda diz que ele doou um saco de dinheiro a uma jovem que não tinha o dote para se casar. Assim, as moças que querem subir ao altar costumam fazer promessas ao santo. São bastante comuns também as simpatias feitas por elas.

São João é comemorado pela Igreja no dia 24. Ele aparece na Bíblia como o profeta que anunciou a chegada de Jesus. É tido como um guerreiro que falava a verdade a qualquer preço. Os festejos de São João incluem símbolos que lembram seu nascimento, como a grande fogueira, o mastro, muitos fogos de artifício e palha.

São Pedro é comemorado no dia 29. Era o apóstolo mais amigo de Jesus. Como uma passagem da Bíblia fala de sua ligação com a terra e o céu, a tradição popular diz que ele é o dono das chaves do céu e todas as almas que ali chegam têm que passar por ele. Por isso, as pessoas têm o costume de levar chaves para benzer no dia 29.

Hoje, porém, a grande maioria das pessoas está acostumada é a comemorar o dia de São João com fogos, fogueiras, festas, danças, bebidas e quermesses, sem se importarem ou lembrarem para os fatos religiosos.

Quando o mês de junho está chegando, brasileiros de norte a sul vão se animando por casa das celebrações típicas da época. O nordeste tem as festas juninas mais famosas do País. Em Campina Grande a diversão é chamada de “O Maior São João do Mundo” e, como todos os anos, deve atrair milhões de pessoas. Em várias áreas especialmente planejadas para esse evento, os visitantes podem dançar forró à vontade, assistir aos shows de cantores regionais e de grandes nomes da música nordestina, além de divertirem-se com as apresentações das quadrilhas e em atrações como o pau de sebo e corrida de jegue, por exemplo, durante todos os 30 dias do mês.

Caruaru, em Pernambuco, é uma outra cidade do nordeste que investe massiçamente nesses festejos juninos, também atraindo milhares de pessoas nessa época e competindo diretamente com Campina Grande para ver quem oferece os melhores festejos juninos aos turistas. Mas, praticamente, todas as cidades nordestinas comemoram o São João. Com atrações diversas como vendas de comidas típicas, festas de ruas, show com artistas regionais, quadrilhas e mostras de artesanatos, elas promovem e divulgam a cultura popular.



3 comentários:

  1. [violet]Dorei seu blog...
    vai nos ajudar a fazer nosso trabalho de "DIREITO DA CIDADANIA"...........

    kkkkkkkkkkkkk... e nos

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em poder ajudar! Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. vLW' mim ajudou mto a fazer meu trabalho!
    Brigadão!' XDD'

    By: Pão'

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.