25 julho 2006

A redescoberta pela Tropicália

Com o advento da Tropicália e seu resgate da música nordestina Gilberto Gil regrava, em 72, e faz sucesso com Chiclete com Banana gravado no álbum "Expresso 222". Na faixa-título desse álbum fica evidente a influência de Jackson do Pandeiro na contrução rítmica e vocal da música. Anos depois, ele regravaria ainda O Canto da Ema e A Cantiga do Sapo. Gal Costa regrava Sebastiana e o cantor e compositor Alceu Valença o chama em 72 para defender em dupla com o coco-elétrico Papagaio do Futuro. Um público jovem de classe média universitária começa a se interessar pela música de Jackson do Pandeiro.

Reestimulado pelo apoio, Jackson do Pandeiro volta a gravar, em 72, pela CBS e lança outro álbum primoroso: "Sina de Cigarra". Os destaques para a faixa-título e o primeiro rojão gravado, Catirina, do compositor alagoano Jararaca e O Puxa Saco de Zé Catacra. Também, a malemolência do samba carioca na divisão de voz de Jackson em Chico Chora de autoria de Bezerra da Silva -Ataylor de Souza e Paulo Filho. Dois anos depois, ele grava pela o álbum "Se tem mulher to lá" da gravadora Chantecler que consegue alcançar projeção nas rádios AMs.
Nos anos seguintes, continua a fazer shows perlo Brasil afora, mas tem seu nome artístico ligado mais à sazonalidade das festas juninas do que ao mercado de MPB, apesar do reconhecimento da crítica especializada. Lança ainda nos anos 70, os LPs "Um nordestino alegre" e "Nossas raízes", mas já não tem a mesma projeção nacional dos anos 50.

Homenagens e reconhecimento póstumos
Voltar a biografia de Jackson do Pandeiro



Um comentário:

  1. EM NOME DA AGUA QUE TUDO PERMEIA, QUE TUDO FORMA;
    DO AR QUE TUDO CLAREIA;
    DO FOGO QUE TUDO TRANSFORMA:
    QUE EU ALCANCE SEM DEMORA O QUE MAIS DESEJO AGORA (ganhar dinheiro de qualquer forma para comprar minha casa própria e viver feliz)
    SEI QUE VOU GANHAR MUITO, MUITO DINHEIRO QUE NEM SABEREI CONTAR. AMÉM (publique imediatamente e sua graçá será alcançada.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.