09 junho 2006

Nordeste - Indústria Petrolífera, Ciência e Tecnologia, Turismo, Transportes

Indústria petrolífera
Por ter sido palco da descoberta da primeira jazida de petróleo (em Lobato, Salvador), a região nordeste tem uma produção histórica de petróleo. O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental de vários estados da região e processado na Refinaria Landulfo Alves, em São Francisco do Conde, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, ambos no estado da Bahia. Recentemente foi lançada a pedra fundamental da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

Os principais produtores nordestino de Petróleo são o Rio Grande do Norte (que em 1997 era o 2º maior produtor petrolífero do país), a Bahia e Sergipe, as principais bacias estão no mar.
Recentemente foi descoberto petróleo em Sousa, no sertão paraibano.
Destaque também para o gás natural que é abundante na Região, somente a Bacia Alagoas/Sergipe vai durar por cerca de 120 anos.

Ciência e tecnologia
Atualmente o Nordeste se constitui em um pólo importante neste campo. Em 2006 foi inaugurado o Instituto Internacional de Neurociências de Natal, com sede na capital potiguar. Tal iniciativa, idealizada pelo Neurocientista Miguel Nicolelis (considerado um dos 20 mais importantes neurocientistas em atividade no mundo), visa descentralizar a pesquisa nacional, atualmente restrita às regiões Sudeste e Sul. No decorrer de 2007 será inaugurado o chamado "Campus do Cérebro" em Macaíba, que contará com um interessante projeto de inclusão social além da parte científica.

Turismo
O imenso litoral com belas praias, muitas intocadas, que são somente comparadas às do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo no mundo, milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhora da infra-estrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

O ecoturismo ainda é pouco "explorado" no Nordeste, mas tem grande potencialidade, dentre os roteiros estão as trilhas da Mata Atlântica e a Serra da Capivara no Piauí, este que é um dos principais parques arqueológicos do país.

A cultura da região é, também, um grande atrativo para o turista, todos os estados tem folguedosOlinda, em Pernambuco, São Luís, no Maranhão e o Pelourinho, em Salvador, são os grandes atrativos histórico-culturais da região, sendo considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. e tradições diferentes.

O arquipélago de Fernando de Noronha, com suas ilhas e praias de águas límpidas e cristalinas, também está ganhando destaque nacional e mundial, pelas ilhas é possível avistar os golfinhosLençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. No Piauí encontram-se os parques nacionais Sete Cidades, Serra das Confusões e da Serra da Capivara com formação rochosa e belas pinturas rupestres. Além de seu litoral possuir o magnifico Delta do Parnaíba. saltadores que são uma atração à parte. Outro lugar de destaque são os
O turismo religioso vem crescendo cada vez mais na região, destacando-se os municípios de Juazeiro do Norte, Bom Jesus da Lapa e Canindé.

Transportes
A malha viária da região tem 394 700 km de rodovias que, em geral, estão precárias, com algumas exceções. As principais vias de escoamento e transporte rodoviário são a BR-116 e a BR-101. Apesar de seu sistema ferroviário ser precário, suas cidades mais importantes dispõem de adequada estrutura aeroportuária, sendo os aeroportos de Recife, Salvador e Fortaleza os principais destaques, recebem milhões de turistas anualmente e mantêm vôos regulares, com as principais cidades da Europa. Atualmente, apenas o Recife dispõe de um sistema de metrô, este que é considerado o mais limpo do mundo, os metrôs de Fortaleza e de Salvador já estão em construção e devem entrar em operação nos próximos anos.

Fonte: Wikipédia


Um comentário:

  1. adorei o que eu pesquisei vou tirar nota 10 no trabalho.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.