09 junho 2006

Nordeste - Grupos Étnicos e Distribuição Populacional

Grupos étnicos
Para a formação do povo nordestino participaram três etnias: o índio, o português e o africano.
A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste, porém essa mistura de raças não aconteceu de forma uniforme. Em algumas regiões, como no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, predominaram os caboclos, já em outras, como a Bahia, Piauí, Pernambuco Oriental e o Maranhão, os mulatos predominam. Os cafuzos também são muito comuns no Maranhão.

Em torno de um quarto dos nordestinos tem ancestralidade predominantemente européia, sobretudo portuguesa[3]. Pesquisas genéticas recentes feitas por um conceituado laboratório genético brasileiro descobriu que 19% desses nordestinos brancos têm alguma ancestralidade holandesa.[4]. Entre nordestinos de outras raças a influência genética holandesa não foi avaliada, mas é indiscutivelmente presente.

Distribuição populacional
Assim como acontece em todo o território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída, cerca de 60,6% dela fica concentrada na faixa litorânea (zona da mata) e nas principais capitais.
Já no sertão nordestino e interior, os níveis de densidade populacional são mais baixos, por causa do clima semi-árido e da vegetação de caatinga.

Ainda assim, a densidade demográfica no semi-árido nordestino é uma das mais altas do mundo para esse tipo de área climática. Em parte, entretanto, pode-se atribuir a relativa superpopulação da região à má infra-estrutura e pouco desenvolvimento econômico e tecnológico, uma vez que se verificam áreas semi-áridas de grande desenvolvimento que suportam densidades ainda maiores (vide Israel e certos Estados norte-americanos como o Texas e parte da Califórnia).

De acordo com os dados do IBGE (2000), a concentração urbana do Nordeste é da ordem de 69,10%. A urbanização do Nordeste foi mais lenta em relação ao resto do País, mas se acelerou muito nas últimas décadas. No período 1991-1996, a participação da população rural no total da população teve queda de 45,8%.

Fonte: Wikipédia


13 comentários:

  1. eu quero SABERRRR A POPULAÇÃO URBANA NORDESTINAAAAAAAAA!!!!
    A DENSIDADE DEMOGRAFICA NORDESTINA!!!
    O NUMERO DE MUNICIPIOS NORDESTINA!!!
    MORTALIDADE INFANTIL NORDESTINA!!!
    ANALFABETISMO NORDESTINO!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'gostei do texto (:

    obs: ri liiitros com o 1º anônimo :')

    ResponderExcluir
  3. Também ri muito com o primeiro comentário. Ele acha que aqui é o IBGE. Esse é um blog sobre a cultura nordestina e não sobre as estatísticas do nordeste.

    ResponderExcluir
  4. vcs são bem divertidos né ?
    iengraçado....rrsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria que alguem me respondesse qual a influencia do clima sobre a regiao NORDESTE>>>?

    ResponderExcluir
  6. SAKSAKOPASKOASKOPS' eu ri mtu com o primeiro comentariio ....
    revolts nordestina ? kkk

    ResponderExcluir
  7. CREDO GENTE PQ VCS ESTÃO RINDO DO PRIMEIRO....SO PQ ELE FES UMA PERGUNTA DE VEZ DE UM COMENTARIO...AIAIAIAIAIA

    ResponderExcluir
  8. kkkk' se enche de rissadass kkk

    ResponderExcluir
  9. nordeste muita cultura popular, quadrilha,xaxado,reisado,ciranda,frevo,afroxé,coco, e muito mais, isso é cultura isso é nordeste

    ResponderExcluir
  10. Wikipédia não é um site confiável para pesquisas, blog. É interessante observa-lo par mera observação de dados, apenas isso, como disse, não é um site confiável pois qualquer pessoa pode anexar conteúdo ao mesmo.
    E POVO NORDESTINO NÃO É ORIUNDO DE APENAS 3 ETNIAS. O próprio site desmente isso em "cultura brasileira". | Camila R. Clemente

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.