Muitos acham que Seu Lunga não existe, que é apenas um personagem do folclore Nordestino, mas ele existe sim. É de carne, osso e "ignorância". Mora em Juazeiro do Norte-CE, na região do Cariri, onde também situa-se a cidade do Crato, Barbalha, entre outros municípios. Seu nome de batismo é Joaquim dos Santos Rodrigues, tem 81 anos e possui uma espécie de Sucata na Rua Santa Luzia, próxima a Rua São Paulo. Quem duvidar, basta conferir.
Seu Lunga é figura clássica em causos ou piadas aqui no Nordeste. Tão famosas quando piadas de papagaio, bêbado, rapariga, corno ou viado, são as histórias que fazem alusão a falta de paciência dele. Devido a toda essa fama, muita gente que vai a Juazeiro, não que vê o Padre Cícero não, prefere conhecer Seu Lunga. Ele já virou cordel, desenho animado, monografia e até nome de banda.
Infelizmente ainda não o conheço pessoalmente, mas quem já viu, diz que apesar de todo esse mito, ele é um cabra gentil, educado e muito esperto. Adora conversar e contar versos de sua autoria. O que falta mesmo em Seu Lunga é paciência. Antes de perguntar alguma coisa a ele, pense, pense muito para não perguntar besteira.
Vídeos de Seu Lunga
Explicando que não é ignorante
Rolamento de carroça
Expulsando os clientes de sua sucata
Recitando poesias
Mais poesias
Conselhos
Contos de Seu Lunga
Desenho
E pra finalizar, Seu Lunga indo comprar troço na venda
Explicando que não é ignorante
Rolamento de carroça
Expulsando os clientes de sua sucata
Recitando poesias
Mais poesias
Conselhos
Contos de Seu Lunga
Desenho
E pra finalizar, Seu Lunga indo comprar troço na venda
Quem souber mais sobre Seu Lunga, basta entrar em contato ou deixar um comentário. Pode ser mais piadas, fotos, vídeos, enfim, se for sobre ele, pode mandar.
É sempre bom ficar sabendo o que acontece em outras localidades do país, pois o que muita gente do sul sempre se refere as mesmas coisas da cultura nordestina há anos.
ResponderExcluirUm abraço.
É isso que torna nossa cultura tão rica! Obrigado Alex, abraços!
ResponderExcluirInteressante isso. Nunca ouvi falar do Seu Lunga. Agora já sei.
ResponderExcluirPois é Mário, a fama do Seu Luga é muito forte aqui no Nordeste, principalmente nas cidades de interior.
ResponderExcluirBom dia Marcos,
ResponderExcluirTudo bem?
Te vi lá no blog da minha querida amiga Betty, e ao ver o nome de seu blog vim correndo conhecer, poi amo a cultura nordestina, a acho riquíssima!
Tenho muitos amigos nordestinos, em Recife, Natal, João Pessoa, e amo esses lugares, aos quais, já estive várias vezes...a história do seu Lung aé fantástica, e eu voltarei, com certeza, estou levando seu link, que é para não esquecer.
Um lindo dia!
Cris
Saudações nordestinas Cris! Será uma satisfação receber suas visitas e comentários. A casa é sua, volte sempre!
ResponderExcluirAbraços,
Marcos
As cidades do interior sempre apresentam figuras populares que se destacam por sua diferente maneira de ser.
ResponderExcluirEm Ipueiras, minha cidade, interior do Ceará, vive um senhor, chamado "Manel Donana" dono de uma tradicional bodega. Lá tem tudo que você possa imaginar. Mas a tolerância do "Home" é zero. O que não o desabona, e sim o transforma numa pessoa interessante em nosso lugar. É um Seu Lunga com certeza.
Fiquei curioso pra saber se o Manel Donana tem algum parentesco com Seu Lunga, deve ser no mínimo um primo distante! Abraços Dalinha.
ResponderExcluirUm verdadeiro cromo da Bola ...!
ResponderExcluirViva ao Sr. Lunga ...!
Um abraço da M&M Cª!
É um prazer conhecer seu excelente blog justamente com uma figura tão engraçada e criativa como "Seu" Lunga.
ResponderExcluirbeijos
@É isso aí Miguel, Seu Lunga neles!
ResponderExcluir@Saramar, agradeço a gentileza do comentário e visita. Abraços.
Marcos: sou capaz de ir do sul a Juazeiro do Norte para conhecer seu Lunga. Eu vivo procurando seu Lunga por aqui e não encontro. quer exportar?
ResponderExcluirAbrahana, também estou com muita vontade de ir até lá conhecer esse favo de mel. É melhor ir lá porque o imposto da exportação de um produto raro e precioso desse é caríssimo. Abraços!
ResponderExcluirAcho fantástico conhecer personagens do folclore local. Obrigado pela visita.
ResponderExcluirOlá Ricardo, o bom é só conhecer de longe mesmo viu. Com Seu Lunga não se brinca. A rapadura é doce mais é dura! Abraços.
ResponderExcluirJa ouvi muitas piadas sobre seu Lunga, pense num Cabra bruto. Seu post foi ótimo.
ResponderExcluirAbraços
Já o vi numa reportagem da Recrd. O cara é sem paciência mesmo! Muito engraçado! Deu altas broncas na repórter!
ResponderExcluirNo dia em que ela foi à sua casa e ele não a atendeu! Deixou a repórter plantada na frente da casa! rsrsrs
Figura!!
Ô Alcione, já me disseram dessa reportagem, fiquei doido pra vê. Já procurei no site mas não achei. Caso algum dia se depare com ela vagando ai pela net, manda pra mim por gentileza. Obrigado e um ótimo fim de semana ai nas praias de Salvador!
ResponderExcluirQuantos Lungas estamos acostumados a ver no Brasil afora. Quem trabalha em Banco é saco de pancada dos mal humorados que aparece. Aquele tom de dono do mundo, imbirreto, arrogante e outros adjetivos vinculados a ignorância e falta de respeito com o próximo.
ResponderExcluirSena
Também sou bancário e sei bem como são os seus Lungas por ai!
ResponderExcluirAdorei o blog e principalmente ver o Seu Lunga aqui... ele realmente não podia faltar. Saudade do meu Ceará e das figuras unicas que você só encontra no nordeste.
ResponderExcluirEstive, pessoalmente, com Seu Lunga, lá em Juazeiro. Postei no meu blog o material bruto, sem duplo sentido, do vídeo que fizemos. O endereço do blog é www.fideze.blogspot.com. Dê uma olhadinha por lá. Estou apenas começando, mas quero dar continuidade.
ResponderExcluirObs: Você fala que seu Lunga mora na região do Crato. Não é. Ele mora em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, onde também se situa a cidade do Crato, Barbalha, entre outros municípios.
Muito obrigado Glauber! Já fiz as alterações. Seu blog já começou muito bem. Já está na lista de parceria. Certamente iremos compartilar um ótimo material e divulgar nossa cultura! Pode me enviar sempre que desejar. Grande abraços.
ResponderExcluirVeleu, Marcos! Faremos, com certeza, essa parceria.
ResponderExcluirUm abraço!
Glauber Lacerda
Sou de Salvador,Bahia.
ResponderExcluirEstive em Juazeiro do Norte e fui conhecer Seu Lunga acompanhado de uns amigos nativos ( não fui besta de ir só) disfarçamos de compradores de sucata, só para eu conhecer o Home. Quando falei,COMO VAI Seu Lunga! ele me olhou ressabiado e disse: " Quem vai é você seu caba, eu não sei a maneira que vou.Fico aqui mesmo no Juazeiro".Como já sabíamos da fama do mestre Lunga, ficamos calados e compramos uns trecos,na lojinha dele. Depois disso, ele nos chamou para tomar um café.(Isso é verídico).
Olá Marcos
ResponderExcluirTive o prazer de "conhecer" seu Lunga... pela tv.
Aqui em Bayeux PB, tem uma figura semelhante é o seu Zé.
Um abraço!
Seu Lunga é a cara do nordestino! amei conhecer um pouco da estoria desta celebridade.SALVE SEU LUNGA
ResponderExcluirsou do crato é moro em salvador a 13 anos,e falo muito de seu lunga pra os baianos, eles morrem de rir! seu lunga e um barato.
ResponderExcluircomo no nordeste existe figuras raras como seu lunga, não podímaos deixar de falar nessas riquezas do nordeste brasileiro como patativa do assaré, seu lunga, didi mocó, tom cavalcante e outros que fazem parte dessas figuraças cearence
ResponderExcluirObrigado pelos comentários!
ResponderExcluireu tbm conheço algumas histórias de seu lunga,por exemplo ele chegou no açougue e pediu uma cabeça de porco,e o açougueiro disse vai comer e ele rspondeu não seu besta vou criar.Ronaldo ,sou de Barbalha moro em Rondonia
ResponderExcluirseu lunga o senhor pra mim e nota 10 seu lunga puronde o senhor anda pelo xao nao aprendi a voa aida
ResponderExcluirAdorei ler sobre seu Lunga aqui, ele faz parte da minha infância e adolescência no Juazeiro do Norte. Vivi uma história muito divertida ao lado meu irmão mais novo Alysson Amancio... Iamos passando pelo ferro velho dele e, na porta ele costuma trazer frutas do seu sitio para vender. Havia duas bacias de goiabas. Meu irmão caiu na besteira de perguntar primeiro quanto custava a bacia com as goiabas mais féias. Seu Lunga respondeu. Ai meu irmão resolveu perguntar quanto custava as goiabas da bacia mais bonita... Seu Lunga olhou para nós e soltou isso: "vocês não tem dinheiro pra comprar essa e ainda querem saber quanto custa as melhores!" Kakakakakaka...
ResponderExcluirQue lindo ver todos falando em "seu Lunga"!!. Eu morei bem próximo a ele, em Juazeiro do Norte. Terra mais linda que essa, nesse mundo não existe. Eu sou mais um cearense nas "bandas" do sul que também tem várias histórias pra contar.Sou da família Correia de Várzea Alegre.Sou sobrinho do Padre Vieira, o criador do "Jumento é nosso irmão" que Luiz Gonzaga gravou.Só em falar, já estou pensando em voltar para esse paraiso cultural. Parabéns a todos vocês que valorizam a cultura do Nordeste e que sempre colaboram com toda essa riqueza. Um abraço !! (Felipe Correia)
ResponderExcluirMarcos ou alguem que sabe sobre o assunto, sou mochileiro de joão pessoa, me chamo: Oliver, eu e mais alguns amigos gostariamos muito de conheçer o famoso Seu Lunga, faço Universidade e sempre rolam piadas de "seu lunga, ó caba véi ignorante!", um dia ele irá falecer, como todos nós, mas as suas historias sempre existirão. seria uma honra conheçê-lo pessoalmente, sei que ele mora em Juazeiro do Norte CE, como dito no texto, se eu for nessa cidade a qualquer momento e perguntar sobre ele, o conheçerei?
ResponderExcluirmuito obrigado Marcos ou alguém, entrarei novamente em contato
Não compare seu lunga há um santo essa é piada e de mal gosto,Juazeiro não existe por causa de certas pessoas com tolerância pequena em todos os lugares tem gente ignorante no Sul,sudeste,Enfim no mundo,Padre cicero é um santo que arrasta multidões com pessoas de muita fé.
ResponderExcluirseu lunga apesar de ser muito famoso por dizerem que e inguinorante ele e um homem que tem mais inteligencia que muito dotorzinho formado por ai ele pode sim ser famoso por ser um retrato de cultura na nosssa terrra!!!!!!!!
ResponderExcluirSeu Lunga acaba de receber o leite e vai subindo a calçada com a lata de leite nas costas. Um passante bicicletado, em lenta pisada e com ares de deboche grita:
ResponderExcluir- Beber um leitin em seu Lunga.
Seu Lunga na mesma pisada e com ares de touro brigão:
- Beber leintin o que cabra, hum! tô é lavando a calçada.
Derrama todo o leite na calçada e entra com a lata vazia e o semblante amuado mas, vingado.
Abração Marcos e parabéns e obrigado pela difusão da cultura popular nordestina para o Brasil e para o mundo.
Roberval Paulo - Tocantins - "Um filho de Paraibano que sumiu no oco do mundo pela necessidade e semeou sua semente em terra distante.
Seu lunga teve em natal e foi na feira do alecrim comprar uma galinha Caipira e levou pra casa pra comê-la e chegando em casa a sua mulher pergunta: é pra matar seu lunga?? Lunga diz... Não sua energumina é pra dar uma surra e soltarkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirum dos melhores cordeis é desse sertanejo bom de respostas e de ignorancia.
Seu Lunga é super famoso por todo o nordeste msm,e qdo encontro alguém grosso no falar,sempre pergunto brincando se é parente dele,rs cheiro de pernambuco a todos!!!! veruska caruaru-pe
ResponderExcluirqueria conhecer o seu lunga
ResponderExcluirSEU CABRA RETADO PERGUNTOU BESTEIRA RESPONDE NA TELHA
ResponderExcluirSEU LUNGA - TOLERÂNCIA ZERO!
ResponderExcluirIsmael Gaião
Eu vou falar de Seu Lunga
Um cabra muito sincero,
Que não tolera burrice
Nem gosta de lero-lero.
Tem sempre boas maneiras,
Mas se perguntam besteiras,
Sua tolerância é zero!
Muito bom Ismael, como sempre!
ExcluirPubliquei em nossa fan page no facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=517949158240705&set=a.489835504385404.95564.251445441557746&type=1&theater
Continue sempre nos enviando seu material. Abraços!
Encantada com tudo isso. Amo cultura brasileira,seja ela nordestina, mineira, ou... adorei dar um passeio nessa página.
ResponderExcluir