17 março 2012

O sumiço do vaqueiro


O SUMIÇO DO VAQUEIRO
*
Quando o vaqueiro partiu
Minha dor doeu no peito
Com saudades do sujeito
Que minha vida floriu
Minha alegria sumiu,
E nesta situação
Olhando pro seu gibão
Eu renego meu destino
Pois meu maior desatino
Foi perder minha paixão.
*
Tão garboso ele passava
Bem em frente ao meu portão
Com uma rosa na mão,
Que beijava e me jogava.
Eu toda prosa ficava
Com aquele moço Trigueiro
Que rondava meu terreiro
E me chamava de flor,
Por merecer meu amor
Entreguei-me ao tal vaqueiro.
*
Uma viagem esticada
Ele foi e não voltou.
Meu coração palpitou,
E chorei desesperada.
Olhos grudados na estrada,
E aperto no coração
Murchava a flor do sertão
Que hoje se chama saudade
Perdeu a felicidade
Ao perder sua paixão.
*
Nem vaqueiro nem boiada,
Só saudade e solidão
Passando pela estrada
Que corta o meu sertão.
Não tem aceno de mão,
Nem levantar de chapéu,
Pois hoje mora no céu
Aquele viril vaqueiro,
Que tacava o tempo inteiro
Boiadas de déu em déu.

Dalinha Catunda


2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo trabalho. Hoje postei no blog Tudo de Bom e do Bem (www.tudodebomedobem.com.br) o seu post sobre os ditados populares. Achei o máximo. Espero que goste e por favor, divulgue aos seus seguidores o meu blog.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. SE EU DISSER NINGUÉM VAI ACREITA

    SE EU DISSER QUE JÁ CANTEI
    NO LÁ DO GOVERNADOR
    QUE PASSEI UMA SEMANA
    EM QUITO NO EQUADOR
    VÃO DIZER QUE SOU NO MÍNIMO
    UM MOLEQUE ENGANADOR

    SE EU DISSE QUE JÁ MOREI
    TRÊS MESES EM CURITIBA
    REPRESENTANDO NO SUL
    O NOME DA PARAÍBA
    VÃO DIZER QUE EU MITO MAIS
    QUE O POETA JOÃO FURIBA

    SE EU DISSER QUE SOU AMIGO
    DE MOCINHA DA PASSIRA
    FEITOSA DE JOÃO PESSOA
    SEBASTIÃO DE TABIRA
    TEM MUITO GENTE EM SAPÉ
    QUE VAI DIZER QUE É MENTIRA

    SE EU DISSER QUE RECEBI
    UMAS MENSAGENS DA SANDY
    JÁ FUI MOSTRADO NA GLOBO
    DEI ENTREVISTA NA BAND
    UM GRUPO PEQUENO VAI
    DIZER QUE A MENTIRA É GRANDE

    SE EU DISSER QUE FIZ UM SHOW
    EM PICOS NO PIAUÍ
    CONTEI COM HIPÓLITO MOURA
    LÁ NA TV CARIRI
    MUITOS VÃO DIZER LÁ FORA
    QUE EU ESTOU MENTINDO AQUI

    SE EU DISSER QUE SEU TIÃO
    SÓ ME PEGA PRA VENCER
    E DIVINHO ME APERTA TANTO
    QUE SÓ FALTO ENDOIDECER
    POSSA SER QUE O POVO DIGA
    QUE ESTOU QUERENDO CORRER

    SE EU DISSER QUE MEU REPENTE
    SE HOUVE ATÉ NO BRUNEI
    QUE TENHO AUTÓGRAFO DE LULA
    E TIREI FOTOS COM SARNEY
    VOO DIZER QUE ESTOU MENTINDO
    E É CRIME PERANTE A LEI

    SE EU DISSER QUE NO PROGRAMA
    SÓ PARA DÁ AUDIÊNCIA
    EU VOU TRAZER ZÉ RAMALHO
    E VILANOVA OUTRA POTÊNCIA
    TALVEZ EU POSSA SER PRESO
    POR TRÁFEGO DE INFLUÊNCIA

    HELENO ALEXANDRE - SAPÉ-PB

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.