10 fevereiro 2012

Boi Garantido desafia o contrário


Sou Garantido primeiro
Declamo a mais linda toada
Sou dono deste terreiro
Do encanto da batucada
Meu boi Bumbá é guerreiro
Não temos medo de nada.

Contrário fica calado
Não venha me atrapalhar
Respeita esse meu reinado
E ponha-se no seu lugar
Recolhe esse boi acuado
E senta pra me admirar.

O meu boi é mais querido
É raça é força e é fé
Tira esse olho comprido
Teu boi só dança balé
Eu sou do boi garantido
Da baixa do são José.

O Garantido é a lenda
Dos altos da nossa memória
Quem quiser que aprenda
Como se vive de glória
Meu boi fugiu da fazenda
Só pra entrar pra história.

Meu boi não foge da rinha
Cuidado que ele se zanga
Contrário tira essa vaquinha
E avisa pra tua baranga
Aqui é que tem sinhazinha
E a beleza da cuinhãporanga.

Meu coração é valente
Não venha me desafiar
Com esse bezerro carente
Que acaba de desmamar
Encarar o Garantido de frente
É preciso muito mais tacacá.

Tira esse boi vigarista
Que a festa vai começar
É show dos nossos artistas 
Bandeiras se agitam no ar
Chegou o rei das conquistas
Garantido é o meu boi bumbá.

Contrário já está de joelho
Já ouço até seu gemido
Quem não se olhou no espelho
Se curva arrependido
Diante desse mar vermelho
Do reino do boi Garantido.

Lindolfo então criaria
 A mais completa paixão
O Garantido nascia
Trazendo o seu coração
Em forma de poesia 
Pra enfeitar meu São João.

Meu boi é branco e encarnado
As cores que me convém
Não perco esse meu reinado
Tenta no ano que vem
Teu canto foi desafinado
E a toada não engana ninguém.



O Garantido desafia o Contrário II

Boi contrário chegou
Cantando a sua embolada
Mas logo ele se calou
Porque não estava com nada
E ele também se curvou
Ao canto da nossa toada.

Vermelho é o sangue da terra
As cores do meu boi bumbá
Quando a festa se encerra
É hora de comemorar
Meu boi vencerá essa guerra
Pra aquele boizinho de lá.

Contrário não entra em cena
Faz pena até de olhar
A tua torcida é pequena
Para de me imitar
Eu sou campeão dessa arena
E da cultura popular.

Garantido é a fonte da vida
Herança lá de Portugal
Orgulho da nossa torcida
Gigante do meu festival
E digo pra vaca bandida
E cantar em outro curral.

Sou da baixa do são José
Sou do mais indo cenário
E aquele boizinho qualquer
Não entra no meu calendário
Eu vou pedir pro pajé
Exterminar o boi contrário.

Sou a oitava maravilha
Vermelho da tradição
Touro feroz dessa ilha
Gênio da imaginação
Se aquela estrela não brilha
É medo do meu coração.

Não entra nesse meu rodeio
Você vai sair bem ferido
O bumbodrómo  já está cheio
Encantado com o boi mais querido
Enquanto o contrário é tão feio
É lindo o meu boi Garantido.

Os tambores começam a rufar
O silêncio contrário é profundo
Fogos que queimam no ar
Assusta esse boi moribundo
Garantido vai se apresentar
No maior espetáculo do mundo.

Aquele boizinho é de cobre
Diante o gigante de ouro
Vermelho tu és a cor nobre
Do brilho do nosso tesouro
E aquele bezerro tão pobre
Não vence a riqueza do touro

Quando a bandeira se agita
Tem boi pintando na tela
A cunhã poranga é bonita
Assim como a morena bela
Garantido mantém a escrita
Matando esse boi da favela.

Quem nega a pele vermelha
Se perde na escuridão
É ato que não se espelha
É fruto de uma traição
Em breve ele se ajoelha
E volta pedindo perdão.

Garantido é o rio
Que vem desaguando no mar
É a árvore que mais floriu
Com frutos pra te ofertar
E o boi que não contribuiu
A gente vai ter que matar.

Contrário me dê licença
Recolhe esse boi falastrão
Se a tua cabeça não pensa
Vê o que é apresentação
Paga essa tua sentença
E aplaude o meu boi campeão.

Aquela estrela esquecida
Que não brilha jamais
Precisa até ser polida
Com o pincel do satanás
Vermelho é sangue da vida
E branco é o manto da paz.

Canta meu boi verdadeiro
Canta pra mãe caterina
Pai Francisco cruzou o banzeiro
Pra viver a paixão cristalina
E manda esse boi forasteiro
Cantar no deserto da China.

O contrário anda torto e desatento
No relento puxando uma sacola
Pedindo esmola nos quatros cantos do vento
Seu sofrimento só termina na degola.


Autor: Guibson Medeiros






Um comentário:

  1. Hello
    I loved this blog post, You are very talented & This website is really worth to be checking
    Thank You

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.