15 julho 2010

Espetáculo com Mestre Saúba e seus bonecos articulados de madeira

sauba
Espetáculo com Mestre Saúba faz circulação em oito cidades de Pernambuco.

Conhecido pelos bonecos articulados de madeira, que reproduzem cenas do dia-a-dia do nordestino, Antônio Elias da Silva – o Mestre Saúba, natural de Carpina, zona da mata de Pernambuco, é considerado um dos maiores expoentes do país na arte dos títeres. Autodidata, Saúba soma mais de 40 anos de atuação. Já fez exposições por todo o país e nos EUA. Há bonecos de sua autoria em museus e coleções particulares espalhados pelo Brasil.

Saúba faz apresentações encenando a arte do mamulengo. Exímio dançarino, tem como par Dona Lindalva, boneca de madeira em tamanho natural com que faz um espetáculo pitoresco e contagiante para a platéia. Saúba também é ventríloquo e contracena com o divertido boneco Benedito.

Além dessas peripécias artísticas, Mestre Saúba apresenta invenções bem curiosas, como traquitanas elétricas que denomina como “mesas”, onde se desenrolam fatos históricos e cenas do dia-a-dia nordestino: as lutas de Lampião, o cotidiano dos escravos, as casas de farinha.

Toda essa magia cênica está contida no projeto Bonecos de Saúba, onde o artista atua como mamulengueiro e dançarino, além de interpretar histórias da cultura popular.

Bonecos de Saúba, mostra tradições populares que vem perdendo seguidores ao longo dos últimos anos e, por isso mesmo, carecem de revitalização a partir da difusão do trabalho de artistas remanescentes.

Além disso, o espetáculo traz à tona a inventividade e um talento com renome internacional, considerado um dos principais mestres da arte com bonecos, que esteve distante de eventos de repercussão e que agora procura dar novo incremento à carreira.

O projeto terá como palco as praças e espaços abertos nas cidades de Olinda, Caruaru, Serra Talhada, Lagoa do Carro, Carnaíba, Poção, Carpina, Igarassu, desta forma partindo do cais ao sertão. Programação e foto anexa.

Produção: Pagina 21
Incentivo: Governo de Pernambuco - Funcultura

Contatos:
81-3421 7180 / 88719261 / 99437183 / 88719267
amarofilho@pagina21.com.br
claudia@pagina21.com.br
pagina21@pagina21.com.br

Programação:

Julho
Serra Talhada: dia 15 – quinta – 20h
Praça Sergio Magalhães (Concha acústica)

Carnaíba: dia 16 – sexta - 20h
Praça Milton Pierre (Eventos)

Poção: dia 17 – sábado - 20h
Local: Praça Stanislau Ferreira de Carvalho

Caruaru: dia 18 – domingo - 19h
Local: Polo Mestre Vitalino – cidade cenográfica

Agosto
Igarassu: dia 08 – domingo - às 10:00
Centro de Cultura Manoel Bandeira – Centro Histórico

Olinda: dia 08 – domingo - às 17h
Praça Laura Nigro (em frente ao Museu do Mamulengo)

Carpina: dia 22 – domingo - às 10h
Feirinha do bairro de Santo Antônio

Lagoa do Carro: dia 22 - domingo - às 17h
Praça de eventos


Jornal da Besta Fubana


2 comentários:

  1. Oi! sou contadora de histórias,moro em São Paulo e adoro a cultura nordestina,postei esses dias no meu blogger um pouco sobre literatura de cordel,adoraria estar sempre em contato.Parabéns por esse blogger,apareça lá no meu para dizer um OI!http://elizabetepoeta.blogspot.com/
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Por favorse alguem puder, preciso do contato com mestre Sauba pois estou ha 5 anos tentando encontra-lo,perdemos contato qd ele voltou de sp para recife e tinhamos uns projetos musicais juntos a fazer . meu email é vimaq@hotmail.com Carlos grilo tel.12 97361433

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.