12 maio 2010

Vale dos dinossauros - Sousa PB


Localizado na cidade de Sousa, sertão da Paraíba, O Vale dos Dinossauros é um sítio arqueológico onde são visíveis e registradas as pegadas de mais de 50 espécies diferentes de dinossauros. Foi aí, em 1898, que o agricultor Anísio Fausto da Silva viu, pela primeira vez, umas pegadas estranhas: algumas eram semelhantes às de uma ave e outras redondas. Por isso, Anísio as batizou de “rastros de boi e ema”. Na década de 1920, Luciano Jocques de Morais, um engenheiro de minas que trabalhava para a Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), também descobriu novas pegadas na região. Ele, inclusive, enviou para os Estados Unidos um molde de uma pegada, para ser estudada por paleontólogos, pois suspeitava que se tratava de pegada de dinossauro.

Veja mais fotos do Vale dos dinossauros

Esse fato foi registrado no terceiro volume de sua obra “Serras e Montanhas do Nordeste”. Mas somente na década de 1970 elas foram estudadas detalhadamente. O pioneiro foi o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi Vieira, que publicou um estudo iconológico em que afirmava que aqueles rastros eram provavelmente de dinossauros. O local já foi coberto por uma grande bacia fluvial e habitados por animais de diferentes espécies, como o Tiranossauro Rex, Alossauros, Estegossauros, Iguanodontes, etc.

O Rio do Peixe, que corta a região, teve seu curso desviado para preservar as pegadas, que eram cobertas pelas águas no período das chuvas. Em nenhum outro local do mundo há um número tão grande de trilhas feitas por tantos animais pré-históricos diferentes. Diariamente, dezenas de turistas visitam o sítio, a maioria paleontológicos e cientistas de diversos países, como França, Itália, Índia, etc. Para preservação do local foram construídas passarelas que dão ao turista uma visão melhor do parque arqueológico. Também foram instalados quiosques de apoio.

Dentro desse Vale, foi construído o Museu do Dinossauro, onde constam éplicas de dinossauros e quadros que ajudam a contar a história desses animais, que por ali viveram ou passaram há milhões de anos.


Um comentário:

  1. eu não conhesso o vale dos dinossauros mas ja tiv sim oportunidadedes

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.