11 janeiro 2010

O Cordel - do nordeste para o Sul do Brasil

A Profª. Lili Peron tem dedicado boa parte de seu tempo estudando e pesquisando sobre essa cultura popular do nordeste brasileiro. Formada em Letras Anglo-portuguesa e suas literaturas dedica-se a projetos de Contação de histórias, Formação de Leitores e, especialmente, Poesia de Cordel. Seu interesse foi despertado por seu pai Mario Peron, um poeta e repentista amador que declama versos e faz desafios.

No mês de novembro, de 22 a 27, através da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade histórica de Paranaguá, desenvolveu oficinas que ensinaram as técnicas de composição finalizando com uma produção coletiva sobre, entre outros, os temas desenvolvidos no evento conhecido como Fera Com Ciência. Professores já tem o nome desta professora como referência e já começaram a procurá-la em busca de informações para projetos e exposições de trabalhos.

Em 2010 esta oficina será levada a vários municípios do Paraná que, além de ensinar a fazer poesia de cordel estará possibilitando o acesso a essa cultura essencialmente nordestina com o intuito de motivar e incentivar a formação de jovens leitores, poetas e cordelistas.

Este trabalho da Profª. Lili já foi selecionado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e integrará a programação das oficinas na 20ª edição do Festival de Inverno de Antonina, realizado anualmente no mês de julho.

Lili Peron
Consultora em Educação
liliconsultoria@gmail.com
http://insightspedagogicos.blogspot.com/
41 9207 - 7550
41 3079 - 0243


5 comentários:

  1. O intercâmbio cultural é da maior importância. Recebam aí minha modesta tentativa:

    http://www.admarbranco.com/O_verdadeiro_amor_de_Domitila.ppt

    Ab.
    Admar Branco

    ResponderExcluir
  2. Marcos, adorei seu site. Vivo há muitos anos fora do Brasil, mas sou apaixonada pelo Nordeste e por todas as manifestações autênticas da cultura de nosso povo. E descobrir seu site foi uma delícia, estou explorando ele ainda, graças a Deus vou poder me divertir muito lendo os posts mais antigos e os blogs que você recomenda. Chorei de rir com os vídeos do Jessier Quirino e seu Mané Cabelin, que saudade de ouvir ao vivo esse sotaque nordestino maravilhoso. Vou virar frequentadora habitual desse seu cafofo aconchegante, parabéns.
    (Silvia Dutra - Portal Imprensa/ Causos da Vida Alheia)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sílvia. É uma grande satisfação tê-la como nossa leitora. Fique a vontade, caso tenha interesse, em nos enviar conteúdo para divulgação aqui no blog ou para usar nosso material. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Quem sabe assim, conhecendo mais a nossa cultura, as cabeças mais jovens se formam sem preconceito contra nós nordestinos e nossa riquíssima cultura.

    Ótima iniciativa da professora!
    É esse tipo de notícia que dá gosto de ler.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili,
    Amei saber deste seu interesse pelo cordel e também de saber que é uma herança de seu pai. Com certeza essa memória passada influi em nesta sua caminhada.
    Parabéns pela dedicação a esta cultura popular.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.